Conversão Cessna 172 Aerobras Elastico/Eletrico

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
educamilo
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 2:08 pm
Localização: São Paulo

Conversão Cessna 172 Aerobras Elastico/Eletrico

Mensagem por educamilo »

Boa tarde, sou novo no forum e um pouco no assunto, mas gostaria da ajuda de vcs para acertar alguns detalhes.

Como a fuselagem, leme e estabilizador são feitos de chapa de balsa e nao estrutura de varetas, a chapa realmente é fina, então gostaria de saber se usar media de disquete inserida no meio da chapa seria uma boa ideia, pois ela tem 1,5mm, pensei tbm em acrescentar mais uma chapa da mesma espessura, duplicando a espessura do leme e profundor, ja inserindo as dobradiças de midia de disquete. alguem tem dicas?

estou usando a cola que vemno kit da aerobras, acho que resistente, essa é a cola CA?

agradeço a atenção galera, estou começando a mantagem, jaja posto umas fotos e conto mais detalhes da ideia.
educamilo
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 2:08 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por educamilo »

Resolvi já pedir um auxilio em qual tipo de linkagem usar, pois vi que akela com fio de aço usado em pesca é bem trabalhosa, mas tbm vi uma com vareta de balsa mesmo.

Sabem akela chave de segurança do bradesco, akele material eh bem resistente e consegui encaixar no meio da balsa colada com a cola aerobras, tamanho 1 cm por 3 mm, testei 200x com angulo de 90 graus (na mao) e resistiu sem problemas, apenas se torcer é que ele fika mais flexivel mas nao chega a quebrar. Muito pesado ?

Ficaria nao tao flexivel como seria com media de disquete, entao a linkagem teria que ser com fio de aço? ou a vareta de balsa suportaria.

Vlw galeraa
AndersonSP
membro
Mensagens: 674
Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por AndersonSP »

[quote:0c59c024b0="educamilo"]Boa tarde, sou novo no forum e um pouco no assunto, mas gostaria da ajuda de vcs para acertar alguns detalhes.

Como a fuselagem, leme e estabilizador são feitos de chapa de balsa e nao estrutura de varetas, a chapa realmente é fina, então gostaria de saber se usar media de disquete inserida no meio da chapa seria uma boa ideia, pois ela tem 1,5mm, pensei tbm em acrescentar mais uma chapa da mesma espessura, duplicando a espessura do leme e profundor, ja inserindo as dobradiças de midia de disquete. alguem tem dicas?

estou usando a cola que vemno kit da aerobras, acho que resistente, essa é a cola CA?

agradeço a atenção galera, estou começando a mantagem, jaja posto umas fotos e conto mais detalhes da ideia.[/quote:0c59c024b0]

O "plastico" do diskete funciona perfeitamente, você pode usar uma gotinha de CA para fixar ou outra tipo de cola!

Eu uso dobradiça de fita nos meus por causa do material que utilizo, mas a solução do diskete eu acho perfeita.

A cola que vem no Kit não é CA ( pode ser que mudou ). CA famosa super Bonder (nome comercial).


[img:0c59c024b0]http://imageshack.us/a/img805/6510/1651407.jpg[/img:0c59c024b0]


[quote:0c59c024b0="educamilo"]Resolvi já pedir um auxilio em qual tipo de linkagem usar, pois vi que akela com fio de aço usado em pesca é bem trabalhosa, mas tbm vi uma com vareta de balsa mesmo.

Sabem akela chave de segurança do bradesco, akele material eh bem resistente e consegui encaixar no meio da balsa colada com a cola aerobras, tamanho 1 cm por 3 mm, testei 200x com angulo de 90 graus (na mao) e resistiu sem problemas, apenas se torcer é que ele fika mais flexivel mas nao chega a quebrar. Muito pesado ?

Ficaria nao tao flexivel como seria com media de disquete, entao a linkagem teria que ser com fio de aço? ou a vareta de balsa suportaria.

Vlw galeraa[/quote:0c59c024b0]

Linkagem minha preferida é a fibra de carbono nos mini modelos mas dá para improvisar com materiais diversos. em alguns dos meus modelos eu utilizo vareta de fibra de vidro (mas tem que lixar para diminuir o diametro) ou arame de aço.


[img:0c59c024b0]http://imageshack.us/a/img812/885/1651406.jpg[/img:0c59c024b0]

Fotinho do meu ultimo mini modelo recém saído do forno para anima-lo

[img:0c59c024b0]http://imageshack.us/a/img255/5660/1651408.jpg[/img:0c59c024b0]

[img:0c59c024b0]http://imageshack.us/a/img845/6285/1651409.jpg[/img:0c59c024b0]

Leia os tópicos antigos que provavelmente têm muitas informações.

Grande Abraço.
Aprecie seu voo como se fosse o último um dia você acerta!!!
educamilo
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 2:08 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por educamilo »

Vi muitos topicos já, mas mesmo assim ainda me restou muitas duvidas, seu avião ficou muito bonito.

Eu uso o disco que grava as informações do disquete né, redondo preto? e insiro ele dentro da balsa correto ou colo ele por cima da balsa dos dois lados?

Se estou certo nesse modelo sua linkagem pega as duas partes do profundor correto e no leme so há um lado com link?? Na segudna foto mostra o lado esquerdo do aero, com um horn (acho que eh esse o nome) que prende a linkagem no profundor, do outro lado é igual? ou so este ja move todo o profundor?
AndersonSP
membro
Mensagens: 674
Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por AndersonSP »

Boa Noite!

Insira dentro da madeira!

A linkagem do profundor apenas de um lado! tem um corte perto do leme para o profundor ser uma peça única a foto ficou meio ruim mas da para perceber.


Grande Abraço.
Avatar do usuário
Saulera
membro
Mensagens: 151
Registrado em: Qua Abr 14, 2010 12:07 pm
Contato:

Mensagem por Saulera »

Muito legal :D

Qual é a eletronica?
educamilo
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 2:08 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por educamilo »

Então estou pensando em pegar http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-460889484-combo-p-avioes-eletricos-completo-c-tx-rx-gws-prt-entrega-_JM, mas com receptor e servos mais leves, e mais um servo para os ailerons.... mas aceito sugestões, como disse eh a primeira vez que monto um aero eletrico ;D Estou me baseando nos topicos dos aeros da Casa Aerobras akino evoo.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Olá educamilo,
Bem vindo ao e-voo.
Vou fazer algumas sugestões:
1. Carga alar
Se o modelo que você está fazendo é o que aparece na foto, ele deve ter uma área de asa na casa dos 7 Dm². Para voo livre a elástico, um modelo desses deve voar bem pesando até umas 55g. Para fazer RC eu tentaria não passar das 80g.
Pode voar bem com maor peso, mas vai exigir mais velocidade para se sustentar no ar e isso torna o voo mais crítico e mais difícil de controlar.
[b:e696fd3506]Sugestão:[/b:e696fd3506] Não use ailerons e não reforce muito a construção.

2. CG "Não saia de casa sem ele".
Modelos com CG fora do lugar têm comportamentos imprevisíveis. Aí a coisa se complica um pouco porque modelos de voo livre usam CG próximo de 50% da corda média e modelos RC pedem um CG mais adiantado para se tornarem "pilotáveis". Nesse caso, ao adiantar o CG você vai ter que aumentar um pouco a decalagem para que ele não afunde de nariz.
[b:e696fd3506]Sugestão:[/b:e696fd3506] Não adicione paso na cauda, porque cada 1 grama a mais na cauda vai pedir umas 5g a mais no nariz. Faça a construção com o bordo de ataque da asa entre 1mm ou 2 mais alto do que na planta.
Anexos
ela_13.jpg
ela_13.jpg (20.73 KiB) Exibido 10303 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
Saulera
membro
Mensagens: 151
Registrado em: Qua Abr 14, 2010 12:07 pm
Contato:

Mensagem por Saulera »

Tem como comprar online na Casa Aerobrás?
educamilo
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 2:08 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por educamilo »

[quote:40b6c94080="Saulera"]Tem como comprar online na Casa Aerobrás?[/quote:40b6c94080]

Acredito que vc possa ligar la e solicitar um sedex, não há loja online, mas no proprio site a os modelos de aero que eles possuem.

http://www.casaaerobras.com.br/
Responder