duvidas de iniciante - ex projeto octo atual quad para TCC

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
jjean
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Sáb Abr 27, 2013 12:22 am
Localização: floripa,sc

duvidas de iniciante - ex projeto octo atual quad para TCC

Mensagem por jjean »

boa noite. acompanho este fórum a um tempo e me surgiu a vontade de iniciar na área.
não tenho experiencia com nenhum tipo de modelismo.

gostaria de ajuda para montar um projeto entre básico e médio. (ideia inicial com octocptero).

até então absorvi pouca informação mas estou pesquisando bastante.
a ideia é utiliza-lo como projeto de TCC de curso de eletrônica, então, maior parte do sistema de controle será desenvolvida por mim.

minhas duvidas são referente ao:
esc - sei que ele é configurado mas não consegui entender como e que configuração é realizada nele.
motor - sei que quanto menor o giro maior o torque. mas caso coloque um com giro alto e com uma hélice grande qual seria o problema que ocorreria?

Gostaria de um octocptero que suportasse algo em torno de 5Kg a mais que seu peso (para margem de alguma alteração no meio do projeto, foi baseado nisso a escolha do modelo).

grato
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

O esc precisa ser calibrado mandando o valor PWM mínimo e maximo do rádio para a aceleração ser proporcional a esses valores

Para uma mesma potencia em W, o motor c menor kv irá girar mais devagar mas terá mais torque e ira girar uma helice maior e ser mais eficiente mas não permitirá voos com velocidade extremamente altas. Se colocar helice grande em motor de kv alto ou não vai ser eficiente ou vai passar a corrente máxima do motor ;)
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 3989
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Mensagem por William Okamura »

payload de 5kg para iniciar ?

te aconselho a comecar com um quad simples para entender a dinamica de funcionamento e voo. porque iniciar com um octo se quer algo basico?

somente se voce precisar e MUITO desse payload prepare-se para gastar e bem em frame, motores e helices, de toda a forma comece com um quad.
jjean
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Sáb Abr 27, 2013 12:22 am
Localização: floripa,sc

Mensagem por jjean »

obrigado pelas respostas MOUST.

no caso de um octocptero oque seria mais valido alto RPM ou baixo? o modelo influencia na escolha ou apenas o uso?

o esc é calibrado toda vez que ele é ligado ou somente uma vez?

vi algo sobre o pitch variável, algum multirotor caseiro já foi feito usando isso, e que tenha ficado eficiente?
os motores para isso são específicos ou qualquer um serve?

grato
jjean
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Sáb Abr 27, 2013 12:22 am
Localização: floripa,sc

Mensagem por jjean »

[quote:476a98d082="William Okamura"]payload de 5kg para iniciar ?

te aconselho a comecar com um quad simples para entender a dinamica de funcionamento e voo. porque iniciar com um octo se quer algo basico?

somente se voce precisar e MUITO desse payload prepare-se para gastar e bem em frame, motores e helices, de toda a forma comece com um quad.[/quote:476a98d082]

obrigado pela resposta WILLIAM

eu resolvi partir direto para o octocptero por questão de tempo, não tenho muito tempo para realizar as escolhas e iniciar o projeto. o octocptero eu posso utilizar inicialmente 4 motores e depois usando a mesma ideia acrescento mais 4. um hexacoptero fica complicado porque com metarde de motor tem um tricoptero que me pareceu mais complicado de criar do zero devido a direção de rotação do motor traseiro.

grato
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 3989
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Mensagem por William Okamura »

legal teu projeto, porem voce tera problemas para ter um motor que possa usar como quad sem payload e octo com esse payload que voce quer

fazendo conta rapida e grosseira, para um octo com 5 kg de payload util. voce tera um octo com cerca de 15kg de peso, precisara de 16 kg de empuxo em hover para o conjunto. Cada motor terá que fornecer 4kg em 100% e 2 kg em 50%, também tera que ter helice correspondente ao kv do motor, algo em torno de 16 a 17" para esse tamanho de helice voce tera que ter um frame de 1300mm de ponta a ponta, a nao ser que faca na config. x8

pense no custo de tudo isso, por isso a sugestao de montar um quad basico

quer um start se for para frente com o octo?
leia o post do talespa que construi o octo dele..
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=124167

abracso!
Avatar do usuário
KKArioKA
membro
Mensagens: 814
Registrado em: Qui Dez 08, 2011 1:15 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por KKArioKA »

sem contar que é um iniciante no voo; uma helice dessas nao e brinquedo !!

eu ficaria desconfortavel em ficar a menos de 100 metros dos seus testes de voo !!
jjean
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Sáb Abr 27, 2013 12:22 am
Localização: floripa,sc

Mensagem por jjean »

deixa eu ver se entendi.

você considera preso do octo 10Kg + 5 Kg de payload = 15kg? ou esse 15kg é o peso somente do octo?
caso os 15kg seja octo + payload, quando você considera 4kg para cada motor, estas considerando ele com 4 motores, certo? neste caso o modelo teria menos peso por estar com 4 motores a menos, sem 4 astes e as restantes podem ser menores, não consideraria também os 5kg de payload já que seria apenas para testes iniciais.

não sei se viajei aqui, ou estou certo?

vou ler o tópico que me passou.

obrigado
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

Jjean, para o que quer: kv baixo

Esc eh calibrado uma vez só

Ja ha alguns multirotores com pitch variavel mas são caseiros e mais complexos, ainda não foram bem testados

Veja meu canal no YouTube, fiz um motor com pitch variavel que pode ser usado em um multirotor:

http://www.youtube.com/user/tecdux

Também concordo com o pessoal: começa com quad e dps parte p octo. Faz um quad caseiro e dps compra o frame p octo ;)
jjean
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Sáb Abr 27, 2013 12:22 am
Localização: floripa,sc

Mensagem por jjean »

[quote:255f0473bf="KKArioKA"]sem contar que é um iniciante no voo; uma helice dessas nao e brinquedo !!

eu ficaria desconfortavel em ficar a menos de 100 metros dos seus testes de voo !![/quote:255f0473bf]

obrigado pela resposta KKARIOKA.

estou pensando em usar aquelas proteções para que as hélices não batam no chão (acho que servem para isso) nos testes iniciais e ate pegar um certo jeito de voo.

grato
Responder