Vale-Tudo 15/5/2005: projetos, construçao e resultados

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Vale-Tudo 15/5/2005: projetos, construçao e resultados

Mensagem por gustabmo »

andreyamin escreveu:
gustabmo escreveu:
andreyamin escreveu:Alem disso, eu quero fazer um planador eletrico pro vale-tudo desse ano usando as técnicas que eu "aprendi"

Eu acho que um brushless de CD-ROM no nariz do Frank-A faria a festa no ValeTudo!
O problema é que não cabe a bateria, que tem que ser de Ni-Cad...

Achei que voce tava pensando na categoria B, a do "vale tudo mas tudo mesmo".

A idéia é usar o que eu tenho aqui mesmo, como o 350d, vc acha que dá pra colocar uma hélice folder nele? que tamanho?

O unico galho dessa reducao GWS que nao é inline é garantir que a helice folder nao enrosque na caixa da reducao na hora de abrir... isso é facil de fazer com um esquema com arame tipo o que o Eric fez na Galactica.

No SlowStick eu usava 350 com reducao 6.66:1 (é a reducao D como a sua, eu acho) com 2 celulas LiPo (7.4V) e helice GWS 12*6. Depois no Deprum pus o mesmo motor e achei que nunca usava mais que metade do stick pra frente entao achei melhor reduzir a helice, fui reduzindo até uma 10*6 que achei que tinha torque suficiente e consumia muuuuito menos que a 12*6.

Portanto acho que uma 10*6 é um bom ponto de partida.
Editado pela última vez por gustabmo em Seg Mai 16, 2005 9:56 am, em um total de 3 vezes.
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
andreyamin
membro
Mensagens: 379
Registrado em: Qui Dez 04, 2003 6:58 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por andreyamin »

Boa idéia abrir um novo tópico

Vc acha que o 350D puxa um modelo de 2 metros de envergadura com 1kg?
Eu estava pensando em colocar 8 celulas e um dissipador, o que vc acha?
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Já que voce tá todo entusiamado com as novas tecnicas que aprendeu, sugiro aprender as tecnicas do Omar de fazer helice folder de balsa.

Minha helice folder Graupner 11*6 com o spinner de aluminio MPJet deve pesar mais que o REX do Omar inteiro!!! :shock:

As helices que ele faz saem muitissimo mais leves que as compradas.
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

andreyamin escreveu:Vc acha que o 350D puxa um modelo de 2 metros de envergadura com 1kg?
Eu estava pensando em colocar 8 celulas e um dissipador, o que vc acha?

Se esquentar a ponto de precisar de um dissipador, voce tá jogando energia fora... Melhor usar os motores na faixa de maior eficiencia deles e nessa faixa eles nao esquentam tanto assim!

Sugiro a tecnica minimalista do Omar, e fazer um aviao de 2 metros peso pena, mesmo que fique fragil.
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

andreyamin escreveu:Vc acha que o 350D puxa um modelo de 2 metros de envergadura com 1kg?

Acabei nao respondendo a pergunta na outra mensagem... acho que nao é suficiente.
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Andre, Você falou em 2m de envergadura com 1kg.

Acho um pouco exagerado em termos de peso, meu novo projeto para motor 280, com bateria de 700 lipo 2S (pensando como segunda alternativa juntamente com o Rex para o vale-tudo-vale-tudo-mesmo) tem 1,5m de envergadura e deverá pesar entre 210g e 240g ficando na mesma carga alar do Rex, que graças ao perfil NACA 6409 tem boa penetração e já enfrentou um vento legal no Japi. O perfil do novo modelo é o Benedek 7406 f, mais radical do que o 6409 e ganhador de vários mundiais de Wakefield.
Avatar do usuário
Sergio Handa
membro
Mensagens: 313
Registrado em: Ter Mar 16, 2004 10:17 am
Localização: Osasco - SP

Mensagem por Sergio Handa »

gustabmo escreveu:
andreyamin escreveu:Vc acha que o 350D puxa um modelo de 2 metros de envergadura com 1kg?

Acabei nao respondendo a pergunta na outra mensagem... acho que nao é suficiente.


Também acho que ficaria "underpowered". Meu planador Essence 2m, têm umas 800g completo e está com um 400 reduzido c/ hélice folder Robbe 9x6 e LiPo 3S e a subida não é lá essas coisas. Mas como já foi comprovado aqui no fórum é melhor testar antes, isto é claro se já tiver o equipamento em mãos.
Sergio Handa
---------------------------------------
Avatar do usuário
marinho
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1034
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 2:45 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por marinho »

E um 350C? Puxa um spirit 2m? Qual seria a hélice?
felipe_curvello
membro
Mensagens: 499
Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por felipe_curvello »

Omar Grassetti escreveu:Andre, Você falou em 2m de envergadura com 1kg.

Acho um pouco exagerado em termos de peso, meu novo projeto para motor 280, com bateria de 700 lipo 2S (pensando como segunda alternativa juntamente com o Rex para o vale-tudo-vale-tudo-mesmo) tem 1,5m de envergadura e deverá pesar entre 210g e 240g ficando na mesma carga alar do Rex, que graças ao perfil NACA 6409 tem boa penetração e já enfrentou um vento legal no Japi. O perfil do novo modelo é o Benedek 7406 f, mais radical do que o 6409 e ganhador de vários mundiais de Wakefield.



Manda ver, Omar !!
Vou querer montar esse, também !!
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

Vamo fazer esse vale tudo mesmo? Quando? Regras, alguma?

Vamo organizar, divulgar e "competir" :D !!!!!!!!!!!!
Responder