Chave Liga Desliga em Aero Eletrico

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
casagrande
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Set 30, 2010 5:59 am
Localização: Pindamonhangaba,SP

Chave Liga Desliga em Aero Eletrico

Mensagem por casagrande »

Alguem tem algum circuito pra chave liga desliga em aero eletrico ?
Avatar do usuário
Nuno Alves Pereira
membro
Mensagens: 381
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 11:35 am
Localização: Curitiba / Paraná

Mensagem por Nuno Alves Pereira »

Não vi isso ainda...qual seria a utilidade?

Pergunto porque voce vai ter, de qualquer forma, que desconectar a bateria pra carregar.

O que eu uso e vi muito é liga/desliga para o rx, faço isso quando uso, em aeros maiores, pack especifico para alimentar o rx.

Abraço,

Nuno
Avatar do usuário
TonLeite
membro
Mensagens: 238
Registrado em: Sáb Set 10, 2011 9:48 am
Localização: Votorantim - SP

Mensagem por TonLeite »

Por que não deriva o Positivo (vermelho) da bateria e poem uma Chave simples (HH/ antes do ESC), fixando no aero, já que quer por a chave!! Só toma cuidado para isolar tudo, preferencialmente com termo retrátil!
Avatar do usuário
Eldon Pinheiro
membro
Mensagens: 264
Registrado em: Dom Nov 14, 2010 9:43 pm
Localização: São João del Rei/MG
Contato:

Mensagem por Eldon Pinheiro »

[quote:a707ca5ba4="TonLeite"]Por que não deriva o Positivo (vermelho) da bateria e poem uma Chave simples (HH/ antes do ESC), fixando no aero, já que quer por a chave!! Só toma cuidado para isolar tudo, preferencialmente com termo retrátil![/quote:a707ca5ba4]
Lembrando que precisa ser uma chave que suporte as correntes, o que seria grande e agregaria peso, muito mais fácil usar o conector mesmo.
Eldon Pinheiro
Sem voar, mudei de cidade :(
Avatar do usuário
Ze_Luiz
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Dom Mar 10, 2013 11:41 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Ze_Luiz »

Olá Casagrande, eu uso nos meus aeros a chave, achei necessário pois quando conectamos a bateria e não vamos voar imediatamente ou quando o aero é de asa baixa sem "capô"... temos que manter o rádio ligado enquanto o aero estiver com a bateria conectada. Uso uma chave simples mesmo do tipo HH, como o colega mencionou, só que efetuo a ligação interrompendo o positivo que vai do ESC para o receptor e não o da bateria, lembrando que mesmo assim o ESC ainda fica alimentado .
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Eu fiz uma chave do tipo "jumper" para ligar e desligar a bateria do meu P-51 e usei conectores EC3 para isso.
Como eu não gosto de asas com elástico, fiz essa chave para deixar o aeromodelo desligado sem precisar tirar as asas dele.
Quando bati as fotos, o montante estava com um motor TR2830 1050, agora ele está com um motor TR3536 1100.
A chave tem que ser feita em algo que não possa ser arrancado quando a gente desligar, pois os conectores de alta corrente, não saem fácil.

PS: Editado para corrigir erro de escrita.
PS2: Mas ainda acho que não vale a pena todo o trabalho para fazer a chave.
Anexos
P1190136.JPG
P1190136.JPG (36.75 KiB) Exibido 4561 vezes
P1190137.JPG
P1190137.JPG (33.94 KiB) Exibido 4561 vezes
P1190138.JPG
P1190138.JPG (37.67 KiB) Exibido 4561 vezes
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote="TonLeite"]Por que não deriva o Positivo (vermelho) da bateria e poem uma Chave simples (HH/ antes do ESC), fixando no aero, já que quer por a chave!! Só toma cuidado para isolar tudo, preferencialmente com termo retrátil![/quote]

Adoro esses conselhos idiotas...
Avatar do usuário
TonLeite
membro
Mensagens: 238
Registrado em: Sáb Set 10, 2011 9:48 am
Localização: Votorantim - SP

Mensagem por TonLeite »

[quote:dab2782d4a="claudiorfernandes"][quote:dab2782d4a="TonLeite"]Por que não deriva o Positivo (vermelho) da bateria e poem uma Chave simples (HH/ antes do ESC), fixando no aero, já que quer por a chave!! Só toma cuidado para isolar tudo, preferencialmente com termo retrátil![/quote:dab2782d4a]

Adoro esses conselhos idiotas...[/quote:dab2782d4a]

Adoro comentários patéticos em supostos conselhos idiotas (vez que até aí, é por conta e risco!! considerando ainda que não há porquê se fazer isso! aff!)!! :twisted:
O céu é o limite!
ACCA - Sócio n° 13
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

.

Em alguns esc, já existe uma ponte na saída dos reguladores de 5 volts que alimentam a parte lógica, é ai que se coloca a chave, pode ser uma mini chave H, tenho um que veio de fábrica com a chave, nunca tive problema, mesmo deixando a bateria ligada a tarde toda. Só faça este procedimento com conhecimento, se não tiverem, o correto é procurar alguém com experiência para executar o serviço. O meu é este do link abaixo, tem mais de 4 anos de bons serviços prestados.

http://www.ebay.co.uk/itm/RIPMAX-P-XTRA-BL-16A-BRUSHLESS-SPEED-CONTROLLER-16A-N6-10-LIPO-2-3-/200809718921

[], motta
[], motta
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Pra quem dá sugestões sem conhecimento de causa, procure saber antes o tamanho e o peso de uma chave que suporte 30A em corrente contínua....
Mas deixa pra lá... eu tinha desistido do Fórum... E tinha esquecido do motivo... agora lembrei... Realmente continua a ser perda de tempo...
Coloca a chave e pronto. Não vai funcionar, mas quem sabe depois o palpiteiro explique o porquê....
Responder