Porque tanta diferença entre radio ?

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
s rodrigo
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Sex Jul 15, 2011 10:58 pm
Localização: santo andre SP

Porque tanta diferença entre radio ?

Mensagem por s rodrigo »

Amigos gostaria de saber porque os radios (tx) sao tao diferentes ,eu sempre vooei com t rex 450 PRO sempre com muita atençao ,enclusive foi com ele q aprendi muita coisa ,depois de muito tempo comprei meu t rex 550E FBL e minha alegria ,e aposentei meu t rex 450 por um tempo ,ha poucos dias meu amigo resolveu comprar ele ,tdo bem vendi pra ,mas disse q ele precisaria de um radio ,tdo bem ,ele comprou um turnigy 9X achei legalzinho pra começar estava otimo ( pensei comigo ) ate q ele me disse q era para eu fizesse toda configuraçao ,entao eu disse : Tdo bem eu arrumo ele pra vc ,eu uso um FUTABA 7C ,copiei todo a configuraçao pro radio q ele me trouxe mas o heli ficou um lixo ,nada a v com quando estava com meu radio ,sendo q refiz toda configuraçao e nao adiantou em nada ,sera q existe algum problema com esses radios mais enconta ,ou esses radios sao apenas pra iniciantes com aviaozinho ,confesse q nao sei o q ha de errado ,mas o heli esta subindo e descendo muito rapido ,foi a unica coisa q nao consegui acertar ,desde de ja agradeço a todos q me ajudarem com suas dicas e truques ........rsrsrs e ate mais .
Avatar do usuário
ARM_Coder
membro
Mensagens: 984
Registrado em: Sáb Ago 21, 2010 12:01 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por ARM_Coder »

Até onde eu sei, o rádio deveria funcionar normalmente. O problema é copiar configurações de um rádio pro outro, dificilmente fica bom.

O jeito é ir ajustando aos poucos. Como se fosse um heli recém montado, siga todos os passos de configuração do rádio e do FBL. Depois, faça a curva do motor e refine a mesma em voo. No fim, ajuste os exponenciais para o seu gosto.

Abraço!
Compass 7HVU / 6HVU / Atom 5.5 / Trex 500L / Spektrum DX8
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por sandman_br »

Cada rádio tem suas convenções próprias, por isso é bom dar uma lida no manual de cada rádio (se tiver) antes de sair configurando. Só para citar algumas diferenças

- Nos futabas exponencial negativo significa menos comando no centro do stick, já os rádios jr é exatamente o contrário
- No futaba tem a orde dos canais 1=ail, 2=ele, 3=thr, 4=rud e por aí vai, enquanto nos jr 1=thr, 2=aile, 3=ele..

E tem caso como o do turnigy9x que usa a ordenação de canais do futaba mas usa a mesma convenção de exponencial do jr..

Na boa, configurar no turnigy 9x é muito mais fácil que no futaba 7c com seus menus de 3 letras, navegação confusa e combinações nada intuitivas de teclas.
Avatar do usuário
PSN77
membro
Mensagens: 268
Registrado em: Sáb Mai 05, 2012 8:48 am
Localização: Sorocaba, São Paulo

Mensagem por PSN77 »

Ola Colega, quando troquei meu radio um Turnigy 9x por um JR XG8 tive que refazer todas as configurações novamente, esc e Gyro, alem da mudança no padrão dos plugs como ja disse o sandman_br. Tem que começar do zero.

grande abraço
Copterx BA 450(S.Quark), Hk 500 dfc (turning 3d-h), TREX 500l dominator, Trex 600 ESP, KDS innova 600 (beastX)
philipesuriano
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 2:02 pm
Localização: brasília,DF

Mensagem por philipesuriano »

já passei por isso, mas cada rádio possui parâmetros distintos. Como dito pelos colegas, será necessário refazer toda a configuração do heli, curvas de passo e aceleração, limites do swash mix, ganho do giro etc.... como se fosse novo.
Avatar do usuário
floydbh
membro
Mensagens: 2185
Registrado em: Seg Fev 22, 2010 8:13 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por floydbh »

pensa assim: O volume 10 do som do seu carro é a mesma amplitude de som do volume 10 de um carro de som?

mas "todos são rádios de música"!!!

Números indicatórios são sempre para referenciar uma regulagem! JAMAIS serão dados reais, mesmo porque, se, em uma regulagem de TRIM, se um rádio demonstrasse por exemplo 3º ... e se você trocar de receptor e servo, como ele iria garantir os mesmos 3º?

Tem como? tem sim! só meter sensor pra tudo quanto é lado e pronto.... mas ae não vá reclamar dos preços e pesos!
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1658
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

Nooossa... Floydbh.. foi longe hein... hahaha... mas é mais ou menos isso... só sensores são reais... parâmetros são só parâmetros, e vice-versa!!! haha...
Abs
Avatar do usuário
floydbh
membro
Mensagens: 2185
Registrado em: Seg Fev 22, 2010 8:13 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por floydbh »

fui? :twisted:

:shock:
Vendo Tudo!!
lemiron
membro
Mensagens: 111
Registrado em: Seg Set 10, 2012 10:13 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por lemiron »

Não tem nenhum problema com o 9x...

A questão é que não devemos copiar os programas....cada heli é diferente...

Então...tem que zerar tudo e fazer o setup novamente....
Avatar do usuário
sergio.ricardo
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Qua Mai 22, 2013 1:04 pm
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

Mensagem por sergio.ricardo »

Caros colegas, estou começando no hobby agora também e um colega meu bem experiente me disse que o Turnigy 9x é muito ruim e não dá para pilotar heli, somente alguns aviões correndo o risco de perder sinal e manda-los pro meio do mato.
Alguém tem algo a dizer sobre este rádio?
Responder