Rádio Turnigy com FrSky perdendo o sinal a 50 mts.

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
jujuba
membro
Mensagens: 1003
Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
Localização: Manaus- Amazonas

Rádio Turnigy com FrSky perdendo o sinal a 50 mts.

Mensagem por jujuba »

Pois é pessoal, tenho um rádio Turnigy com FrSky todo tunado com telemetria, sensor de tensão da bateria do rx, backlight, bateria lipo de 2650 mah e tudo a que tem direito esse rádio.

Só que com 50 metros de distancia do rádio com o receptor, perde-se o sinal. Comprei esse rádio de um usuário daqui do fórum e paguei R$ 760,00 mais o frete, por todas essas configurações.

Bem assim que o rádio chegou, eu fiz dois voos com ele e o receptor deu pau! Mandei o rádio e receptor ao vendedor e ele detectou que era receptor e trocou o mesmo, alem de pagar o frete de retorno.

Tudo bem, mas fiquei usando um Futaba FM que tenho aqui. Hoje resolvi voar com meu Turnigy tunado: Carreguei a bateria do receptor a noite toda, montei a eletronica no avião (glow), coloquei o receptor afastado das lincagens e servos, ajustei as duas anteninhas do receptor, colocando-as em direção contrária uma da outra.

Fiz o check-list liguei o motor e decolei, com um pouco mais de 50m o avião perdeu sinal do rádio e se esborrachou todo 300mts. adiante.

Recolhi os cacos e fui examinar junto com os colegas a possível causa da perda de sinal.

Troquei a bateria do receptor e fiz o teste de alcance, os servos só funcionam até 50 mts, depois disso o rádio começa a apitar e os servos param de funcionar.

O rádio só tem 16 horas de uso, o equivalente a dois meses voando duas horas por fim de semana.

Não quero culpar o vendedor do rádio pelo o que está acontecendo e nem mandar o mesmo de novo pra São Paulo e incomodar o cara que é muito ocupado.

Como não entendo ainda quase nada desse rádio, tambem não vou malhar o bichinho que gosto tanto, apesar de quase não o ter usado.

Então, peço ajuda aos universitários que puderem ajudar a desvendar o mistério da perda de sinal. Com o rádio perto da eletronica, tudo funciona as mil maravilhas, mas é só se afastar um pouquinho que a campainha começa a soar e os comandos são interrompidos!

Será que foi receptor de novo? O receptor é o D8R-II Plus com telemetria, o módulo FrSky DJT.

O vendedor disse que abriu o rádio e revisou todas as soldas e conexões do mesmo e eu confio nele, pois sei que é honesto.

Ajude aí quem puder. Obrigado
A verdadeira sabedoria está em saber que você não sabe nada!
fisiowilliam
membro
Mensagens: 407
Registrado em: Seg Set 07, 2009 10:22 pm
Localização: marilia-sp

Mensagem por fisiowilliam »

Tem certeza que é um rádio Turnigy com FrSky? Estou avhando que vc comprou o futaba do teste do boeing 727.....RSRSRSRS.......onde os cientistas falaram...futaba, não pode passar dos 50m senão pode dar problemas.....RSRSRS....brincadeira viu!!!
Avatar do usuário
jujuba
membro
Mensagens: 1003
Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
Localização: Manaus- Amazonas

Mensagem por jujuba »

Eu fiquei voando com meu Futaba Skysport T4YF FM 4 canais, enquanto o Turnig 9x Com FrSky estava em São Paulo com o vendedor, sendo examinado.
Avatar do usuário
vitor bastos
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 7:55 pm
Localização: São Gonçalo-RJ 20

Mensagem por vitor bastos »

jujuba, será que o range test não está ativado? Para perder o sinal tão perto assim... muito estranho. Ou talvez algum fio da(s) antena(s) esteja partido. O estranho é o fato de ter trocado o receptor e persistido, então, provavelmente é no rádio.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:05c80d3435="vitor bastos"]jujuba, será que o range test não está ativado? Para perder o sinal tão perto assim... muito estranho. Ou talvez algum fio da(s) antena(s) esteja partido. O estranho é o fato de ter trocado o receptor e persistido, então, provavelmente é no rádio.[/quote:05c80d3435]

2

Talvez o botão esteja travando no range test.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
jujuba
membro
Mensagens: 1003
Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
Localização: Manaus- Amazonas

Mensagem por jujuba »

Não apertei nenhum botão alem dos sticks, durante o teste de distancia.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:577be5975b="jujuba"]Não apertei nenhum botão alem dos sticks, durante o teste de distancia.[/quote:577be5975b]

Então faça o range test novamente e um novo bind.

Você não tem um outro rx para testar?
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

Já checou a antena do transmissor?
Junior
Avatar do usuário
Pakito
membro
Mensagens: 247
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 6:16 pm
Localização: Americana-SP

Mensagem por Pakito »

Também suspeito do range test estar ativo... Ele diminui o alcance do rádio para cerca de 1/30, acho que até menos...
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Primeiro, a puxada de orelha que não pode faltar:

Juba, você ainda disse que fez o check list antes do vôo, e que raios de check list é esse que não inclui o range-test? Haaa mininu!!!!!!! Fazer o range teste depois que perdeu o sinal não adianta :roll:


Bem, com relação ao problema, eu descartaria num primeiro momento algum problema no rádio em si, pois o rádio somente faz o processamento dos comandos e os envia ao módulo, se fosse problema no rádio poderia ocorrer travamento ou comandos involuntários por exemplo, mas como o sinal simplesmente se perde com certeza o problema está entre o módulo e o RX da FrSky (até mesmo porque o alarme do módulo soa, indicando a perda de sinal) e nesse caso seria muito fácil de fazer um teste se você tiver um outro RX em mãos, ou é o RX ou o módulo TX.

Para quem não viu, eu mesmo logo no meu primeiro contato com um módulo FrSky encontrei um problema, que descrevi nesse tópico: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=149256&highlight= pode até ser que o seu módulo tenha alguma solda fria também.

Mas como eu disse lá no tópico, o meu caso foi realmente atípico pois pesquisei muito em fórums gringos e não encontrei nenhum relato de falha igual ao que ocorreu comigo, aliás não se encontra muitos relatos de falha com o sistema FrSky em geral, mas obviamente problemas podem ocorrer com qualquer marca, e a FrSky ainda não apresenta um controle de qualidade que possa se dizer que é TOP...

PS.: Já li relatos do conector da antena do módulo (aquele douradinho com a rosca) estar com a porca meio frouxa e devido a isso o manuseio da antena girá-lo e o conector interno do cabo da antena (que vai na placa do módulo) se soltar, experimenta abrir o módulo e dar uma olhada.
Responder