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Enviado: Sex Jun 28, 2013 7:13 am
por gcunha77
Achei esse vídeo aqui que o amigo humbertomelo postou:
"Ola pessoal, mais um video tutorial - como dobrar depron usando calor de um soprador termico.

Qualquer duvida entre em contato

http://./web/bending.html

Abracos

Humberto "

Enviado: Dom Jun 30, 2013 10:10 am
por gcunha77
Ei man1aco, sua asa foi cortada em P0, de papelaria? como você a fez? como reforçar um isopor tão mole? acredito que com varetas de fibra de vidro (2 em cada asa) e com massa liteplast?

Enviado: Dom Jun 30, 2013 12:11 pm
por man1aco
[quote:7f0742b4a3="gcunha77"]Ei man1aco, sua asa foi cortada em P0, de papelaria? como você a fez? como reforçar um isopor tão mole? acredito que com varetas de fibra de vidro (2 em cada asa) e com massa liteplast?[/quote:7f0742b4a3]

2 varetas de fibra de vidro 2mm de ponta a ponta a 1/3 da corda, parte central da asa uma tarja de balsa 1/8 por 26x1cm, bordo de ataque e de fuga aonde pega o elastico de prender a asa tarjas de balsa 1/8 para proteger o isopor P0 da compressão do elastico.

Quando falta balsa eu reforço as asas usando mais 2 varetas de fibra de até no maximo 40% da envergadura para não adicionar muito peso.

Os ailerons são de balsa com isopor P0 por cima para dar o perfil por cima.

Entelei com fita transparente mesmo e pintei, a fita não é tão elastica quanto o vinil a asa fica mais durinha depois de passar o secador de cabelo pra assentar a cola.

Aviões meus já fizeram estrela em pouso maus feitos em dia de vento e nada acontece a asa continua inteira.

Uma asa que fiz ontem aqui de 100x18cm sem aileron ainda ficou com apenas 70 gramas ja entelada.

Nunca usei massa porque aqui na cidade não tem, não sei te dizer se a resistencia dela compensa o peso que vai agregar, se eu fosse fazer com massa um dia pensaria 2 vezes antes de entelar , pintar parece ser a melhor opção a pintura na asa do meu T-6 agregou apenas 7 gramas, acredito que uma entelagem com vinil facilmente agregaria umas 40 gramas.

Enviado: Dom Jun 30, 2013 12:50 pm
por gcunha77
Aqui na minha cidade, balsa é impossível de se achar. Até o P0 eu só encontrei de 3 ou 4 mm. Amanhã vou procurar mais. Valeu pela ajuda.

Enviado: Dom Jun 30, 2013 10:34 pm
por TAZ
Muito bom, parabéns.
Aproveito e posto um vídeo que fiz de uma apresentação de 3 T6 Texan em um show aéreo semana passada pra te animar a terminar de entelar o bicho:

[url]http://youtu.be/-Mb9XEP7iMY?t=14m26s[/url]

Curiosidade: aqui no Canadá, chamam o Texan de Harvard.

Enviado: Seg Jul 01, 2013 7:26 am
por man1aco
[quote:32942b2c12="TAZ"]Muito bom, parabéns.
Aproveito e posto um vídeo que fiz de uma apresentação de 3 T6 Texan em um show aéreo semana passada pra te animar a terminar de entelar o bicho:

[url]http://youtu.be/-Mb9XEP7iMY?t=14m26s[/url]

Curiosidade: aqui no Canadá, chamam o Texan de Harvard.[/quote:32942b2c12]

Pintei o leme e vou adicionar algumas insignias e paro por ai na entelagem, se eu colocar mais uma grama na cauda vou perder completamente o CG e ter que trocar motor e helice para compensar o desequilibrio.

Ontem mesmo quebrei uma helice nele porque teimei e testar outro spinner 8 gramas mais leve que o que estava nele, atrasou de mais o CG e o pouso não foi suave.

Não estou convencido a mudar o motor em troca da pintura pois vou perder muitos minutos de voo só pra ver ele todo amarelo, o setup atual me permite mais de 20 minutos de vôo.

Enviado: Ter Jul 02, 2013 11:06 am
por gcunha77
Amigo man1aco, você poderia olhar essa foto que peguei sua para tentar tirar algumas pequenas dúvidas? Cara, sei que pergunto muito, mas preciso construir ele tão bem feito como o seu. obrigado
[img:5eeaef4f77]http://img15.imageshack.us/img15/7322/glz4.jpg[/img:5eeaef4f77]

Enviado: Ter Jul 02, 2013 11:23 am
por man1aco
[quote:e3caa46b51="gcunha77"]Amigo man1aco, você poderia olhar essa foto que peguei sua para tentar tirar algumas pequenas dúvidas? Cara, sei que pergunto muito, mas preciso construir ele tão bem feito como o seu. obrigado
[img:e3caa46b51]http://img15.imageshack.us/img15/7322/glz4.jpg[/img:e3caa46b51][/quote:e3caa46b51]

A asa foi feita em 3 partes , isso que atravessa ela no meio da envergadura é a fibra.

portanto não existe parte 4, 5 ,6 , elas fazem parte das peças 1, 2 ,3.

O perfil que eu usei nos meios foi o naca2412 e nas pontas usei uma zagi 12 que eu tinha aqui do tamanho certo.

Cadê a construção do seu ? não abriu um topico ?

Enviado: Ter Jul 02, 2013 12:20 pm
por gcunha77
[quote:06c7a1555a="man1aco"]
Cadê a construção do seu ? não abriu um topico ?[/quote:06c7a1555a]


Olha ai meu amigo, já criei o tópico.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1403236#1403236

Enviado: Ter Jul 02, 2013 7:51 pm
por man1aco
Novo trem de pouso agora na asa como é no avião.

Pesando miseros 24 gramas, usou 1 raio de bicicleta cortado ao meio , mas não é um raio qualquer eu temperei ele e depois normalizei, agora churrasqueira virou mais uma ferramenta de aeromodelista :lol: , o aço ficou forte com efeito de retorno de mola a posição apos esforço.

Feito com uma pequena base de caixeta mas super resistente a torção devido a ligação com 2 longarinas de balsa de 5x3mm que distribuem o esforço por 26cm de asa.

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/822/2ztg.jpg/][img:f596dd9572]http://imageshack.us/scaled/large/822/2ztg.jpg[/img:f596dd9572][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/542/lfhf.jpg/][img:f596dd9572]http://imageshack.us/scaled/large/542/lfhf.jpg[/img:f596dd9572][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/59/y5zo.jpg/][img:f596dd9572]http://imageshack.us/scaled/large/59/y5zo.jpg[/img:f596dd9572][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/545/76z7.jpg/][img:f596dd9572]http://imageshack.us/scaled/large/545/76z7.jpg[/img:f596dd9572][/URL]
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