Motor SAITO Gas (FG14, FG17, FG21) Dicas!!!
Enviado: Sex Jun 14, 2013 4:41 pm
Venho compartilhar minha experiência adquirida com um motor FG17 SAITO 4T que tenho. Sou apaixonado por ele. Sempre vejo comentários ruins sobre essa linha FG da SAITO. Bem, o que digo a vocês é que a linha FG é muito minuciosa, se você e novato em motores nitros, esqueça e compre outro motor. Não é que seja ruim, volto a repetir, sou louco com o meu, mas é um motor que requer certos cuidados. Então se você é inexperiente ou uma pessoa sem paciência, afobado este motor não é para você.
Vamos lá:
*Primeiro. Alimente-o sempre com 6V e com mais de 1000Ah. É um motor que requer uma centelha firme.
*Esqueça essa mangueira padrão convencional de 1/16” (ou similar) de diâmetro interno.
http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wti0001p?&I=LXFRN5&P=0
Compre uma bem fina. Eu uso está aqui:
http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wti0001p?&I=LXYE84&P=0
O que acontece é que o volume interno dessas mangueiras padrão são calibrados para uso em GLOW ou GAS 2T, que é um volume umas 10x maior do que esses SAITO. Não vou entrar em propriedades mecânicas de fluídos, como capilaridade, mas para pequenos volumes, diâmetros mais finos proporcionam fluidez mais constantes e isso se torna essencial em um motor crítico. Caso contrário, na bancada ou no vôo, quando você acelera meio ou total, o motor começa a ratear, (fiquei 2 meses pra sacar esta). Observando o mesmo princípio da fluidez constante, tente não deixar a mangueira sobrando, pois isso faria com que ela vibrasse junto com o motor. A minha fica bem presa a fuselagem e só desprega na hora de entrar no carburador.
*Este motor trabalha mais quente mesmo. O meu fica na casa de 140C°. Se você deixá-lo um pouco rico ele irá começar a engasgar depois de uns 2 minutos de vôo. O grande macete é o tacômetro. Meça o RPM máximo, click a click, e volte um, dois ou três no máximo.
*Resumindo. Eles funcionam quase com o cheiro da gasolina. Qualquer variação em sua sintonia ar/gás se torna enorme. Pense sempre assim que você irá amá-lo
Vamos lá:
*Primeiro. Alimente-o sempre com 6V e com mais de 1000Ah. É um motor que requer uma centelha firme.
*Esqueça essa mangueira padrão convencional de 1/16” (ou similar) de diâmetro interno.
http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wti0001p?&I=LXFRN5&P=0
Compre uma bem fina. Eu uso está aqui:
http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wti0001p?&I=LXYE84&P=0
O que acontece é que o volume interno dessas mangueiras padrão são calibrados para uso em GLOW ou GAS 2T, que é um volume umas 10x maior do que esses SAITO. Não vou entrar em propriedades mecânicas de fluídos, como capilaridade, mas para pequenos volumes, diâmetros mais finos proporcionam fluidez mais constantes e isso se torna essencial em um motor crítico. Caso contrário, na bancada ou no vôo, quando você acelera meio ou total, o motor começa a ratear, (fiquei 2 meses pra sacar esta). Observando o mesmo princípio da fluidez constante, tente não deixar a mangueira sobrando, pois isso faria com que ela vibrasse junto com o motor. A minha fica bem presa a fuselagem e só desprega na hora de entrar no carburador.
*Este motor trabalha mais quente mesmo. O meu fica na casa de 140C°. Se você deixá-lo um pouco rico ele irá começar a engasgar depois de uns 2 minutos de vôo. O grande macete é o tacômetro. Meça o RPM máximo, click a click, e volte um, dois ou três no máximo.
*Resumindo. Eles funcionam quase com o cheiro da gasolina. Qualquer variação em sua sintonia ar/gás se torna enorme. Pense sempre assim que você irá amá-lo