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Ressonancia T-rex 700

Enviado: Seg Jul 01, 2013 10:24 am
por Budag
Pessoal, estou voando no 700 com as engrenagens pretas, menos a main gear.

Estou notando ressonancia relativamente alto, e já vi outro 700 fazer, o meu é o DFC e o outro o V2.

Alguém já passou por isto e resolveu?

Enviado: Seg Jul 01, 2013 1:58 pm
por rafakrav
Eu tive isso na cauda do meu Trex 700 dfc quando o RPM ficava entre 1900~2200

Para resolver só trocar por pás Rail ou EDGE SE na cauda (se sua ressonância for na cauda, como é o mais comum). Fiz os testes em chão sem o rotor principal (meu 700 está sem um servo) e a ressonância sumiu com pás Edge, mas é bem evidente com as Align

Enviado: Seg Jul 01, 2013 2:07 pm
por Budag
Isso mesmo 2200 e blade align.

Enviado: Seg Jul 01, 2013 2:14 pm
por rafakrav
Poisé... Parece que elas são um pouco menos espessas do que o necessário e geram flutter nessa velocidade (pode ver que se mexer elas perpendicularmente ao pega pás tem uma folguinha). Pesquisei um pouco e vi que é algo MUITO comum... Dá uma fuçada nos fóruns lá fora e vai ver páginas e páginas com o problema. A solução "comprovada" são as pás Rail. Edge tem pouca gente que tentou mas parece funcionar também...

Enviado: Seg Jul 01, 2013 2:31 pm
por Budag
Seria esse o motivo da align também fazer novas blades? tanto main blade quanto tail rotor blade

Enviado: Seg Jul 01, 2013 3:14 pm
por rafakrav
[quote:efd8f3c649="Budag"]Seria esse o motivo da align também fazer novas blades? tanto main blade quanto tail rotor blade[/quote:efd8f3c649]

As pás principais acredito que seja por que eles não fazem novas desde a época do 3G. Precisavam atualizar para voltar a competir no mercado, hehe

As de cauda... Eu diria que sim, mas pelos testes lá fora não resolve. Melhora, mas ainda não resolve o problema.

Re: Ressonancia T-rex 700

Enviado: Seg Jul 01, 2013 10:34 pm
por rufera
Ouvi esse som em um Trex 700E nesse fim de semana e com a troca por pás SAB quase que sumiu, mas em vôo 3D aí sim nem se percebe.
Abraços.
Rufera.
[quote:c5021ea9bd="Budag"]Pessoal, estou voando no 700 com as engrenagens pretas, menos a main gear.

Estou notando ressonancia relativamente alto, e já vi outro 700 fazer, o meu é o DFC e o outro o V2.

Alguém já passou por isto e resolveu?[/quote:c5021ea9bd]

Enviado: Ter Jul 02, 2013 12:50 am
por Jenean
Devido a mudança na relação de cauda do 700 DFC aumentando assim a RPM de cauda, realmente nota-se essa ressonância em quase todos os kits montados. Eu quebrei muito a cabeça para resolver esse problema e depois de muito pesquisar cheguei a conclusão que para acabar com essa ressonância existem alguns macetes a serem feitos. São eles:

*Caso queira utilizar pás Align, faça o balanceamento das pás de cauda, quase sempre elas não são balanceadas perfeitamente, deve-se balancear elas perfeitamente, utilize balanceador tipo gangorra.

*Na maioria dos casos se colocar pás de outras marcas tipo SAB, EDGE, RAIL resolve-se o problema devido as pás destas marcas serem perfeitamente balanceadas de fabrica.

*Em ultimo caso, se mesmo colocando outras pás ou fazendo o balanceamento das pás align ainda assim for notado a ressonância a solução é colocar mais 1 rolamento no Torque Tube ( Cardan ), colocando os rolamentos em distancias iguais entre eles, o tubo de cauda do 700 é grande para se usar apenas 2 rolamentos, principalmente para o 700 DFC onde o RPM foi aumentado para a cauda, tanto é que outras marcas concorrentes já utilizam 3 rolamentos no Cardan para helis classe 700 ( 90 ).

Seguindo os procedimentos acima tenho certeza que o problema será resolvido.

OBS: Evite voar com ressonância na cauda, ha vários relatos de quebra do eixo de cauda em voo devido a ressonância, inclusive eu sou uma prova disso, já quebrei o eixo de cauda por insistir voar com ressonância.

Bons voos a todos.

Enviado: Ter Jul 02, 2013 2:58 pm
por gemines
Tem um tópico no helifreak mais de 50 páginas sobre isso. Foi barberagem da Align, que não reconhece o problema, o lançamento do 700 pro é pra tentar corrigir o problema. Trocaram a pá de cauda e as engrenagens pretas (o eixo de cauda que quebrava agora não tem mais a redução de diâmetro). O que falam nos sites afora é que houve aumento na velodidade da pá de cauda e por isso umas das recomendações é trocar a pá de cauda por uma mais leve, estão recomendando as Rail ou edge, às vezes resolve o problema, mas nem sempre
Eu fiz assim:
1- Troquei pelas engrenagens pretas, mas na verdade só interessa o eixo de cauda, pois elas tem as mesmas dimensões (exceto o diâmetro do eixo)
2- Como não faço manobras, coloquei a pá funkey Rotortech 96 mm, pois as de 105 mm ainda fizeram um pouco de barulho.
3- Mudei a relacao de engrenagens para a antiga, AGNHN7021D, pois a Short umbrella gear/24T tem 24 dentes contra 21 (ou 22) que vem no kit. Fiz isso porque queria baixar a rotação na cauda e não encontrei a engrenagem de 24 dentes slant pra vender sozinha aqui no Brasil.
4- Coloquei mais dois rolamentos no torque tube.
Com isso o problema foi resolvido, mas como disse o Jenean, sofri muito pra descobrir o problema. Ainda acho que não é só a rotação maior que causou o problema, acho que foi a mudança na caixa de cauda, especialmente no comprimento do eixo, que aumentou um pouco.

Enviado: Qua Jul 10, 2013 5:23 pm
por luishamaral
Caros acabei de pegar um 700 DFC V2, inicialmente deixamos governado fora da fx informada pelo rafakrav. Idle 1 limite < 1900 e idle 2 > 2200. Até que me acostume com a classe, vou usar essa configuração, porém temos mais 3 caso idênticos no clube que foram resolvidos com às pás Edge. 8)