Montagem de um DJI F550, dicas e sugestões são bem-vindas...

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Testei hoje a tarde o hexa com o gimbal e a gopro instalados, ainda não tem vídeo pois só coloquei a gopro para equilibrar o CG e realizar os testes e nem liguei a camera, o hexa completo com a bateria 4S 5000mAh ficou com 2,6Kg, mas nesse peso com as hélices de 10 polegas os motores já começaram a esquentar um pouco mais do que eu gostaria, não sei se é preciosismo meu (tenho que substituir as pilhas do meu termômetro para medir a temperatura correta) mas a corrente total em hover está na faixa 36A, o que dá cerca de 6A por motor, não sei, vou fazer mais testes para verificar.

Amanha devo fazer os primeiros vídeos e posto aqui.

Abraços.
Avatar do usuário
Amadeu Jr
membro
Mensagens: 252
Registrado em: Seg Mai 20, 2013 11:50 pm
Localização: Joinville, SC

Mensagem por Amadeu Jr »

6A por motor com 4S 5A, gimbal e Gopro? Fica feliz da vida!!!!!
Tiago Meurer
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Seg Mai 14, 2012 2:33 pm
Localização: São José, SC

Mensagem por Tiago Meurer »

Que massa esse seu relato Hidden!!
Estou esperando o frame do meu f550 chegar para começar a montar, e com certeza várias informações dadas aqui serão de grande utilidade pra mim!

Vou acompanhar a evolução do seu equipamento.. por favor, nos mantenha informados!
Avatar do usuário
carlinhos_14bis
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Qua Set 22, 2010 11:55 am
Localização: Santa Lúcia\ Araraquara -SP

Mensagem por carlinhos_14bis »

Ja vi varios modelos de quad e hexa que pessoal colocou a controladora naza bem fora de centro até mesmo quase em cima de um braço do frame , ela precisa ficar bem no centro mesmo ?
Avatar do usuário
KKArioKA
membro
Mensagens: 814
Registrado em: Qui Dez 08, 2011 1:15 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por KKArioKA »

nao precisa ser exatamente no centro nao.... no proprio discovery nao fica .....
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Realmente andei vendo algumas montagens em que a controladora não fica no centro, no manual diz que "é melhor" que fique posicionada perto do CG, então subentende-se que não há restrição de ficar fora do CG...
Tiago Meurer
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Seg Mai 14, 2012 2:33 pm
Localização: São José, SC

Mensagem por Tiago Meurer »

Pessoal... aproveitando o ensejo deste assunto que esta me interessando muito, eu gostaria de pedir a opinião de vocês, que são mais experientes, para sugerir um motor para o meu DJI F550, entre os seguintes:

[b:38610a49ef]Sunnysky V2216 800KV[/b:38610a49ef] ([url]http://www.banggood.com/Sunnysky-V2216-8000KV-Outrunner-Brushless-Motor-p-78175.html[/url])

[b:38610a49ef]Sunnysky V2216-11 900KV[/b:38610a49ef] ([url]http://www.banggood.com/Sunnysky-V2216-11-900KV-Outrunner-Brushless-Motor-For-RC-Model-p-78177.html[/url])

[b:38610a49ef]SunnySky X2212 KV980 Ⅱ [/b:38610a49ef] ([url]http://www.banggood.com/Wholesale-SunnySky-X2212-KV980-Brushless-Motor-For-RC-Airplane-Quadcopter-p-60600.html[/url])

ou o motor original DJI de 920KV?

O meu set-up está sendo:

Bateria Turnigy Nano tech 5000mAh 3s 45~90C (já comprada)
ESC Turnigy 30A ou 40A (ainda não decidi)
Placa Naza M V2 com GPS
Hélice 1047 - Rctimer de fibra de carbono

Pretendo inicialmente usar um gimbal com camera Gopro, mas futuramente desejo usar uma camera um pouco maior, tipo uma NEX 5.

Agradeço muito aos que puderem me ajudar nesta dúvida para a conclusão do meu projeto!!
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por sandman_br »

Pode ficar fora do cg e vai voar maravilhosamente bem, o problema é que os motores do lado mais pesado vão trabalhar mais e serão menos eficientes, o que acarretará em tempo menor de voo. Dependendo do seu setup isso pode até fazer com que esses motores/escs queimem, se já estiverem no limite de temperatura/corrente suportadas.

Eu costumo voar meu tbs e ele está bem balanceado com uma gopro na ponta e uma bateria de 3300mah 4s na traseira. após cada voo os motores descem gelados, nem parece que foram usados. Na semana passada minha filha viajou e levou minha gopro e por isso acabei voando com a mesma bateria mas em a gopro na frente. Reparei que os motores traseiros ficavam bem quentes após cada sessão de voo.
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

sandman, nesse caso, faça um lastro com o peso e tamanho da gopro e uma fixação de forma que seja fácil de colocá-lo lá para vôo sem a câmera. eu fiz isso quando fui inaugurar um aero que construí pra carregar a gopro, de nariz curto, que dependia da câmera ali. ele com certeza não voaria sem o lastro.

hidden, com 4S é aconselhável o uso de hélices de 8", os motores vão rodar mais rápido e esquentar um pouco menos. mas 2,6kg já tá meio no limite desse hexa com esses motores.
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por sandman_br »

Eu passei a voar uma 2200mah 4s quando estou sem gopro. fica perfeito o cg novamente.

dependendo do motor e do tipo de hélice dá para usar 4s com hélices de 10'' sem problemas.

Eu uso os motores dji de 920kv com hélices graupner 10x5 e bateria 4s e tudo desce gelado.
Responder