Const. Piper J3 Cub 1.9 envergadura depron/ elétrico.

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:647eb1339c="famosoale"]Alex, como vai, tudo bem???

Bom, notei que o Laércio como grande apreciador do J3 e expert no assunto já deu seu pitaco aqui no tópico, mas vou salientar algo que ele me alertou em minha construção referente a essa planta que está usando. Por sinal é a mesma que usei.
Essa planta é para modelo a elástico, portanto é dimensionada para carga alar de tal modalidade.
Quando aumentamos essa planta, essa nova dimensão pode fugir um pouco da proposta do modelo. Pelo jeito você aumentou bastante, assim como eu. De cara você pode notar que o estabilizador é bem maior do que modelos da mesma escala da sua construção. O Laércio me indicou redimensioná-lo para não gerar arrasto desnecessário.
Outra coisa é tomar cuidado com a incidência dessa planta, visto que o perfil da asa não é a comumente usada. Isso evita do avião ficar estolando mesmo com o CG correto.

Boa sorte na construção.
Abraços!![/quote:647eb1339c]

Que bom que alguém ainda lembra disso.


[quote:647eb1339c="Alex Recife"]Oi Alexandre, comigo está tudo ok, obrigado. Vamos para o que interessa... Na dimensão da planta eu não percebi esse aumento desnecessário do estabilizador, até porque é característica do píper, ter um estabilizador exagerado mesmo. Mas sua dica a respeito do mesmo, foi valiosa :wink:. A incidência da asa, antes da fuselagem ser cortada eu dei uma analisada e ela está com 5 mm de diferença do bordo de fuga para o ataque, incidência que vejo na maioria das plantas para aeromodelo elétrico ou combustão. Vejo muitos aeromodelos principalmente em depron com 1 cm as vezes 1,5 cm de incidência de asa.
Vou falar para você o que me deixou um pouco desconfiado nessa planta.

- não mostrar o desenho do motor ou do montante na fuselagem como a maioria das plantas mostra.
- o trem de pouso dele [b:647eb1339c]"dessa planta em especifico"[/b:647eb1339c] ela não tem os tirantes com aqueles amortecedores.
- o trem de pouso dele é mais alto para o lado esquerdo, justamente para anular o torque da propulsão na decolagem.
- o molde do "motor" para ser confeccionado em balsa, para que motor falso se ele "supostamente" era para ser motorizado?

Só esses itens que me chamaram um pouco a atenção, mas os demais para me estão dentro das outras plantas e construções que sou acostumado a fazer e ver por aí. Tem outro porém que eu não posso afirmar, mas temos que levar em consideração, essa planta foi revisada e modificada pelo projetista dave robelen, vem citando isso na planta. Finalizando esta planta é uma mistura de... um ajeitadinho aqui, outro ali e você coloca e faz o aeromodelo do seu jeito.
Basta saber o que está fazendo e tudo certo. Mas muito obrigado Alexandre por você me passar essas dicas, foram de grandes utilidade, vou ficar mais esperto com essa construção. :wink:



[/quote:647eb1339c]

Sobre isso que mencionaste em dar inclinação no berço da asa, tenha cuidado, pois se for usar o perfil Clark Y, o mais usado, não pode deixar nada de inclinação, tem que ser 0 mesmo, pois o perfil Clark Y quando deixamos o intra dorso da asa em paralelo ao eixo da fuselagem, já deixamos uma incidência positiva no perfil de 2,5° e se você der mais inclinação ainda, só terá problemas, principalmente na retomada de velocidade, onde acelerar o aeromodelo bruscamente, o fará levantar o nariz e poderá até estolar.
O erro que a maioria tem cometido nessa inclinação, é justamente pelo motivo mencionado antes, plantas para modelos de voo livre sendo usadas para rádio controlados, coisa que o modo de construção de um aeromodelo para voo livre, é bem diferente de um aeromodelo rádio controlado.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Bert
membro
Mensagens: 332
Registrado em: Qui Dez 24, 2009 4:37 pm
Localização: rio de janeiro - rj

Mensagem por Bert »

Caro Alex, boa tarde,

1 - Sua construção está indo muito bem, limpa e cuidadosa;
2 - Seu rigor no uso dos esquadros falta em muitos construtores (gostei da imagem com a carroceria de caminhão);
3 - Eu acredito que você poderá ter problemas para a fixação da asa, seja por parafusos ou elásticos, não vejo espaço;
4 - Acredito também que a região onde a asa se apoia deveria ser mais reforçada;
5 - Por outro lado, acho que você já pensou ou logo pensará em algo para as dúvidas (minhas) citadas;
6 - Outro assunto: as arruelas soldadas no trem de pouso (gostei da ideia) você faz ou é serviço de terceiro e que tipo de solda é aquela (considere que sou leigo no assunto).

Araços,
Roberto
Responder