V922 Conversão Brushless
- erickpiloto
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Fala mwp... acho que comprei todos pinhões que eu queria. Só não achei o do v120 que é um de 14T, 0.4 e eixo 1.5. Vou ter que testar com a de 10T que vem nele e com um de 9T que eu comprei na HK.
Vamos ver a hora que chegar tudo, o que deve demorar ainda. Se precisar de alguma coisa já sei pra quem pedir.. hehe... valeu!
Mais é o cagaço de estragar o motor na hora de tirar o pinhão, pois quero fazer umas trocas pra experimentar aqui. O pessoal tá falando que o brushless do v922 boga menos com o 8T original... tem gente lá cogitando até em botar um 7T no motor stock pra ver se melhora a tração mas não tão encontrando.. eu to acompanhando o tópico dos locos lá.. vamos ver.
Esse negócio de headspeed x torque, por ser um ajuste muito pessoal, é um negócio difícil pra nós (eu) iniciante entender e julgar o que é melhor sem experimentar. Além de ir muito do motor, do modelo, etc.
Não adianta ter uma p**a HS com passo 0 se o motor não dá conta de manter a passo máximo, é isso que acontece com o v922 stock que faz o motor bogar e perder a cauda... mata o motor.
Dependendo do motor, uma HS menor vai gerar mais torque e evitar esta bogada a passo máximo.
Mas aí entra tbém a maingear no meio da parada e um monte de variáveis... por isto não tem receita de bolo pro melhor ajuste.
Então.... quero ir pra prática! Vamos ver o que dá.
Vamos ver a hora que chegar tudo, o que deve demorar ainda. Se precisar de alguma coisa já sei pra quem pedir.. hehe... valeu!
Mais é o cagaço de estragar o motor na hora de tirar o pinhão, pois quero fazer umas trocas pra experimentar aqui. O pessoal tá falando que o brushless do v922 boga menos com o 8T original... tem gente lá cogitando até em botar um 7T no motor stock pra ver se melhora a tração mas não tão encontrando.. eu to acompanhando o tópico dos locos lá.. vamos ver.
Esse negócio de headspeed x torque, por ser um ajuste muito pessoal, é um negócio difícil pra nós (eu) iniciante entender e julgar o que é melhor sem experimentar. Além de ir muito do motor, do modelo, etc.
Não adianta ter uma p**a HS com passo 0 se o motor não dá conta de manter a passo máximo, é isso que acontece com o v922 stock que faz o motor bogar e perder a cauda... mata o motor.
Dependendo do motor, uma HS menor vai gerar mais torque e evitar esta bogada a passo máximo.
Mas aí entra tbém a maingear no meio da parada e um monte de variáveis... por isto não tem receita de bolo pro melhor ajuste.
Então.... quero ir pra prática! Vamos ver o que dá.
- erickpiloto
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- Flavio LHP
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Deixa eu ver se estou entendendo... Se colocarmos um pinhão de menos dentes, vai fazer a main gear girar menos em cada volta do motor certo?? Colocando um pinhão maior, cada giro do motor vai fazer a main gear girar mais correto?
Pensei no entremo, claro que não existe, mas só para efeito de pensamento, um pinhão de 2t e você girando o motor numa rotação de 50% do motor, vai fazer o main gear girar pouco. Se colocar um pinhão de 200t, cada volta do motor vai fazer o main gear girar muuuuito... claro que não existe esses pinhões, mas só estou usando o extremo para ficar mais fácil de pensar...
Pinhao 9t + main gear = x RPM (para efeito de pensamento, seria 1 volta na main gear)
Pinhão 10t + main gear = RPM maior (cada volta do motor, seria mais de uma volta na main gear)
Pinhão 7t + main gear = RPM menor (cada volta do motor, seria menos de uma volta do main gear)
Esse meu pensamento está correto ou não?? Ficou confuso??? hahaha...
Aguardo a aula de algum amigo... hehe..
Abs
Pensei no entremo, claro que não existe, mas só para efeito de pensamento, um pinhão de 2t e você girando o motor numa rotação de 50% do motor, vai fazer o main gear girar pouco. Se colocar um pinhão de 200t, cada volta do motor vai fazer o main gear girar muuuuito... claro que não existe esses pinhões, mas só estou usando o extremo para ficar mais fácil de pensar...
Pinhao 9t + main gear = x RPM (para efeito de pensamento, seria 1 volta na main gear)
Pinhão 10t + main gear = RPM maior (cada volta do motor, seria mais de uma volta na main gear)
Pinhão 7t + main gear = RPM menor (cada volta do motor, seria menos de uma volta do main gear)
Esse meu pensamento está correto ou não?? Ficou confuso??? hahaha...
Aguardo a aula de algum amigo... hehe..
Abs
- erickpiloto
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Com relação somente à HeadSpeed está correto o pensamento flávio. Mas a questão é o balanceamento da HS com o torque, ou melhor, conseguir manter a hs constante. E aí entram outras variáveis como kv do motor, dentes da maingear, pás e tipo de voo.
Pra exemplificar, imagine um carro a 5ª marcha num terreno plano... o torque do motor é compatível com uma hs alta, mas qdo chega numa subida se vc continuar na 5ª marcha o carro não vai, "boga".. Uma 3ª marcha não daria tanto HS mas daria mais torque.
Tbém dá pra usar uma bicicleta pra tentar entender a relação motor, pinhão e maingear. Coroa=maingear, Catraca=Pinhão, Perna=Motor. Fácil de visualizar. E ainda se quiser ir mais longe os pneus são as pás e onde vc anda pode ser seu estilo de voo. kkk
Resumindo... é melhor vc conseguir manter uma HS baixa do que ter uma HS alta que cai qdo exigido torque. O negócio é equilibrio. Todo mundo pensa em botar um motor mais forte no héli pra conseguir isto, manter a hs alta o voo todo, mas sempre há um limite.
Agora... uma regra eu achei que fica clara e todo mundo chega a um consenso. Parece que qto menor a hs, mais instável o héli fica.
Acho que foi isso que eu aprendi... posso estar errado. Se alguém manjar mais e ver alguma coisa equivocada, me corrija por favor que estou aprendendo.
Se não estiver, que alguém me ajude a não mentir sózinho! kkk
Pra exemplificar, imagine um carro a 5ª marcha num terreno plano... o torque do motor é compatível com uma hs alta, mas qdo chega numa subida se vc continuar na 5ª marcha o carro não vai, "boga".. Uma 3ª marcha não daria tanto HS mas daria mais torque.
Tbém dá pra usar uma bicicleta pra tentar entender a relação motor, pinhão e maingear. Coroa=maingear, Catraca=Pinhão, Perna=Motor. Fácil de visualizar. E ainda se quiser ir mais longe os pneus são as pás e onde vc anda pode ser seu estilo de voo. kkk
Resumindo... é melhor vc conseguir manter uma HS baixa do que ter uma HS alta que cai qdo exigido torque. O negócio é equilibrio. Todo mundo pensa em botar um motor mais forte no héli pra conseguir isto, manter a hs alta o voo todo, mas sempre há um limite.
Agora... uma regra eu achei que fica clara e todo mundo chega a um consenso. Parece que qto menor a hs, mais instável o héli fica.
Acho que foi isso que eu aprendi... posso estar errado. Se alguém manjar mais e ver alguma coisa equivocada, me corrija por favor que estou aprendendo.
Se não estiver, que alguém me ajude a não mentir sózinho! kkk
[quote:21e606b0cd="erickpiloto"]Poxa velho... faz isso! To curiosão pra saber se fica melhor... espero não ter comprado o 10T a toa...[/quote:21e606b0cd]
Vou fazer o teste esse fim de semana, fiquei curioso também, porque o helizinho até que tem um bom torque com o pinhão 9t, mas "boga" um pouquinho. Quero ver como fica o comportamento com o outro ;) .
Vou fazer o teste esse fim de semana, fiquei curioso também, porque o helizinho até que tem um bom torque com o pinhão 9t, mas "boga" um pouquinho. Quero ver como fica o comportamento com o outro ;) .
David Porto
HK U-Dragonfly/Clone S107/T-Rex100S/CopterX 450/Clone 450Pro DFC Zyx-S/2 Solo PRO 180/FBL100/V922/Edge 540 Depron/Christen Eagle Depron.
HK U-Dragonfly/Clone S107/T-Rex100S/CopterX 450/Clone 450Pro DFC Zyx-S/2 Solo PRO 180/FBL100/V922/Edge 540 Depron/Christen Eagle Depron.
- Flavio LHP
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E ae Erick.. valeu a explicação... com certeza com menos HS o heli fica mais instável.. vejo isso no meu 450 que uso uma curva de aceleração normal... com vento o heli fica balançando... se ligo o Idle a aceleração fica quase flat e o heli fica fica firminho no ar... dá até mais segurança de voar... to tentando acostumar a voar no idle..
Ae Kcabun, aguardo ansiosamente esses testes hein.. haha..
Bons voos a todos.
Ae Kcabun, aguardo ansiosamente esses testes hein.. haha..
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- erickpiloto
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Enfim chegou minha encomenda da HK... os pederastras da HK me enviaram o código de rastreio errado, é dose? mas vá lá... chegou tudo certinho.
Veio o motor de 14000 e o de 11500 do tópico, mais o de cauda C05S. Comprei tbém umas pás pra 3d de plástico, já que eu lí nos comentários lá na HK que as pás de fibra eram muito pesadas e não ficavam legal pra 3d. Vamos ver qualé.
Assustei com o tamanho dos motores... hehehe... achei que seriam maiores, ppalmente o de 14000.
Se tudo der certo, hoje mesmo começo a conversão! :D
[img:159824b6c5]http://i56.servimg.com/u/f56/15/85/04/53/20131013.jpg[/img:159824b6c5]
Veio o motor de 14000 e o de 11500 do tópico, mais o de cauda C05S. Comprei tbém umas pás pra 3d de plástico, já que eu lí nos comentários lá na HK que as pás de fibra eram muito pesadas e não ficavam legal pra 3d. Vamos ver qualé.
Assustei com o tamanho dos motores... hehehe... achei que seriam maiores, ppalmente o de 14000.
Se tudo der certo, hoje mesmo começo a conversão! :D
[img:159824b6c5]http://i56.servimg.com/u/f56/15/85/04/53/20131013.jpg[/img:159824b6c5]
- erickpiloto
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Cara... Já surgiram algumas dúvidas.
Meus motores vieram sem conectores, só o de 14000kv que veio.
Vc soldou os fios direto na placa né? Não usou os conectores.
Duas peguntas:
- vc retirou os soquetes que vem na placa pra soldar os motores?
- como fez pra saber os fios certos pro motor girar certinho?
Meus motores vieram sem conectores, só o de 14000kv que veio.
Vc soldou os fios direto na placa né? Não usou os conectores.
Duas peguntas:
- vc retirou os soquetes que vem na placa pra soldar os motores?
- como fez pra saber os fios certos pro motor girar certinho?
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erickpiloto, eu também converti o meu v922, o Flavio avia recomendado soldar diretamente na placa os motores, não segui a recomendação e queimei o ESC da cauda em dois dias, comprei outro ESC e agora depois do preju fiz as soldas e não deu mais problema.
No meu caso soldei os fios por trás da placa sem remover os conectores.
No meu caso soldei os fios por trás da placa sem remover os conectores.