V922 Conversão Brushless

Espaço dedicado a tratar de micro helicópteros, independentemente do número de canais.
Avatar do usuário
erickpiloto
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 5:09 pm
Localização: Nova Ponte, MG
Contato:

Mensagem por erickpiloto »

Fala mwp... acho que comprei todos pinhões que eu queria. Só não achei o do v120 que é um de 14T, 0.4 e eixo 1.5. Vou ter que testar com a de 10T que vem nele e com um de 9T que eu comprei na HK.

Vamos ver a hora que chegar tudo, o que deve demorar ainda. Se precisar de alguma coisa já sei pra quem pedir.. hehe... valeu!

Mais é o cagaço de estragar o motor na hora de tirar o pinhão, pois quero fazer umas trocas pra experimentar aqui. O pessoal tá falando que o brushless do v922 boga menos com o 8T original... tem gente lá cogitando até em botar um 7T no motor stock pra ver se melhora a tração mas não tão encontrando.. eu to acompanhando o tópico dos locos lá.. vamos ver.

Esse negócio de headspeed x torque, por ser um ajuste muito pessoal, é um negócio difícil pra nós (eu) iniciante entender e julgar o que é melhor sem experimentar. Além de ir muito do motor, do modelo, etc.

Não adianta ter uma p**a HS com passo 0 se o motor não dá conta de manter a passo máximo, é isso que acontece com o v922 stock que faz o motor bogar e perder a cauda... mata o motor.
Dependendo do motor, uma HS menor vai gerar mais torque e evitar esta bogada a passo máximo.
Mas aí entra tbém a maingear no meio da parada e um monte de variáveis... por isto não tem receita de bolo pro melhor ajuste.

Então.... quero ir pra prática! Vamos ver o que dá.
Avatar do usuário
kcabun77
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Sex Dez 16, 2011 11:50 am

Mensagem por kcabun77 »

Já pensei em fazer uns testes com pinhão de 8t no meu brushless, mas fiquei com preguiça de tirar os pinhões :D . Vou ver se animo fazer isso essa semana pra ver ;)
Avatar do usuário
erickpiloto
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 5:09 pm
Localização: Nova Ponte, MG
Contato:

Mensagem por erickpiloto »

Poxa velho... faz isso! To curiosão pra saber se fica melhor... espero não ter comprado o 10T a toa...
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

Deixa eu ver se estou entendendo... Se colocarmos um pinhão de menos dentes, vai fazer a main gear girar menos em cada volta do motor certo?? Colocando um pinhão maior, cada giro do motor vai fazer a main gear girar mais correto?

Pensei no entremo, claro que não existe, mas só para efeito de pensamento, um pinhão de 2t e você girando o motor numa rotação de 50% do motor, vai fazer o main gear girar pouco. Se colocar um pinhão de 200t, cada volta do motor vai fazer o main gear girar muuuuito... claro que não existe esses pinhões, mas só estou usando o extremo para ficar mais fácil de pensar...

Pinhao 9t + main gear = x RPM (para efeito de pensamento, seria 1 volta na main gear)

Pinhão 10t + main gear = RPM maior (cada volta do motor, seria mais de uma volta na main gear)

Pinhão 7t + main gear = RPM menor (cada volta do motor, seria menos de uma volta do main gear)

Esse meu pensamento está correto ou não?? Ficou confuso??? hahaha...

Aguardo a aula de algum amigo... hehe..

Abs
Avatar do usuário
erickpiloto
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 5:09 pm
Localização: Nova Ponte, MG
Contato:

Mensagem por erickpiloto »

Com relação somente à HeadSpeed está correto o pensamento flávio. Mas a questão é o balanceamento da HS com o torque, ou melhor, conseguir manter a hs constante. E aí entram outras variáveis como kv do motor, dentes da maingear, pás e tipo de voo.

Pra exemplificar, imagine um carro a 5ª marcha num terreno plano... o torque do motor é compatível com uma hs alta, mas qdo chega numa subida se vc continuar na 5ª marcha o carro não vai, "boga".. Uma 3ª marcha não daria tanto HS mas daria mais torque.

Tbém dá pra usar uma bicicleta pra tentar entender a relação motor, pinhão e maingear. Coroa=maingear, Catraca=Pinhão, Perna=Motor. Fácil de visualizar. E ainda se quiser ir mais longe os pneus são as pás e onde vc anda pode ser seu estilo de voo. kkk

Resumindo... é melhor vc conseguir manter uma HS baixa do que ter uma HS alta que cai qdo exigido torque. O negócio é equilibrio. Todo mundo pensa em botar um motor mais forte no héli pra conseguir isto, manter a hs alta o voo todo, mas sempre há um limite.

Agora... uma regra eu achei que fica clara e todo mundo chega a um consenso. Parece que qto menor a hs, mais instável o héli fica.

Acho que foi isso que eu aprendi... posso estar errado. Se alguém manjar mais e ver alguma coisa equivocada, me corrija por favor que estou aprendendo.

Se não estiver, que alguém me ajude a não mentir sózinho! kkk
Avatar do usuário
kcabun77
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Sex Dez 16, 2011 11:50 am

Mensagem por kcabun77 »

[quote:21e606b0cd="erickpiloto"]Poxa velho... faz isso! To curiosão pra saber se fica melhor... espero não ter comprado o 10T a toa...[/quote:21e606b0cd]

Vou fazer o teste esse fim de semana, fiquei curioso também, porque o helizinho até que tem um bom torque com o pinhão 9t, mas "boga" um pouquinho. Quero ver como fica o comportamento com o outro ;) .
David Porto
HK U-Dragonfly/Clone S107/T-Rex100S/CopterX 450/Clone 450Pro DFC Zyx-S/2 Solo PRO 180/FBL100/V922/Edge 540 Depron/Christen Eagle Depron.
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

E ae Erick.. valeu a explicação... com certeza com menos HS o heli fica mais instável.. vejo isso no meu 450 que uso uma curva de aceleração normal... com vento o heli fica balançando... se ligo o Idle a aceleração fica quase flat e o heli fica fica firminho no ar... dá até mais segurança de voar... to tentando acostumar a voar no idle..

Ae Kcabun, aguardo ansiosamente esses testes hein.. haha..

Bons voos a todos.
Avatar do usuário
erickpiloto
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 5:09 pm
Localização: Nova Ponte, MG
Contato:

Mensagem por erickpiloto »

Enfim chegou minha encomenda da HK... os pederastras da HK me enviaram o código de rastreio errado, é dose? mas vá lá... chegou tudo certinho.

Veio o motor de 14000 e o de 11500 do tópico, mais o de cauda C05S. Comprei tbém umas pás pra 3d de plástico, já que eu lí nos comentários lá na HK que as pás de fibra eram muito pesadas e não ficavam legal pra 3d. Vamos ver qualé.

Assustei com o tamanho dos motores... hehehe... achei que seriam maiores, ppalmente o de 14000.

Se tudo der certo, hoje mesmo começo a conversão! :D

[img:159824b6c5]http://i56.servimg.com/u/f56/15/85/04/53/20131013.jpg[/img:159824b6c5]
Avatar do usuário
erickpiloto
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 5:09 pm
Localização: Nova Ponte, MG
Contato:

Mensagem por erickpiloto »

Cara... Já surgiram algumas dúvidas.

Meus motores vieram sem conectores, só o de 14000kv que veio.

Vc soldou os fios direto na placa né? Não usou os conectores.

Duas peguntas:
- vc retirou os soquetes que vem na placa pra soldar os motores?

- como fez pra saber os fios certos pro motor girar certinho?
agdcalberto
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Qui Ago 01, 2013 8:06 pm
Localização: Itajai SC

Mensagem por agdcalberto »

erickpiloto, eu também converti o meu v922, o Flavio avia recomendado soldar diretamente na placa os motores, não segui a recomendação e queimei o ESC da cauda em dois dias, comprei outro ESC e agora depois do preju fiz as soldas e não deu mais problema.
No meu caso soldei os fios por trás da placa sem remover os conectores.
Responder