Cessna 182 - hellfly de poliondas modificado - vídeo

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
ELVIS2314
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Cessna 182 - hellfly de poliondas modificado - vídeo

Mensagem por ELVIS2314 »

[b:5340d06594]Olá pessoal! [/b:5340d06594]

Estou construindo meu primeiro aero, um cessna 182 de poliondas, não tem depron aki na minha cidade.
Estou me baseando na planta da Hobbie Brasil, só modifiquei o angulo de incidência da asa, para diminuir o arrasto, depois de estudar um pouco notei que na planta o angulo esta demasiadamente positivo.

[b:5340d06594]Modificações ao longo da construção: [/b:5340d06594]

[b:5340d06594]1° [/b:5340d06594]fiz a asa com diedro de 3° cada semi asa:
Vantagens:
Facilita aos iniciantes porque mantem o aero com maior estabilidade, o piloto se preocupa menos em manter ao aero nivelado;

[b:5340d06594]2° [/b:5340d06594]diminui o angulo de incidência da asa, deixei a linha que passa pelo intradorso da asa paralela a linha de direção de voo, deixando o angulo de incidência perto de 3° (perfil clark y).
Vantagens: Diminui o arrasto do aerodinâmico, ja que o nariz do aero não vai mais ficar subindo por consequência o profundor picado, deixando o voo mais reto possível.

[b:5340d06594]3°[/b:5340d06594] alinhei o profundor paralelamente a linha da direção do voo, o que me deixou um angulo de decalagem também de aproximadamente 3 graus. Angulo apropriado para treinadores.
Vantagens:
Diminui o arrasto, porque foi diminuído a área que corta o ar, para que o aero mantenha maior velocidade mesmo quando tiramos o motor evitando um possível stoll por perda de velocidade.

[b:5340d06594]4° [/b:5340d06594]foi aumentada a corda da asa.
Aumentei a corda para diminuir a carga alar, já que o aero foi feito em poliondas não sabia o certo o seu peso, estimei entre 800 e 900gr.
Vantagens:
manter o aero com características de treinador elétrico,

[b:5340d06594]5°[/b:5340d06594] como vi relatos que os aeros desta planta puxam para esquerda, provavelmente devido ao torque, deixei o motor com uma leve angulação (usei uma aruela bem fina), para a direita e tambem para baixo, oS chamadoS Right trhust e Down thrust, respectivamente. (ainda ficou puxando um pouco p/ esquerda)
Vantagens:
correção do torque devido ao giro do motor!

As modificações feitas por mim foram essas! Para mim ficou legal, cada um deve adaptar ao seu perfil de voo e tipo de região, por ex fiz o aero em poliondas pq aqui em minha cidade não existe depron alem dos ventos moderados, um aero leve fica difícil de controlar a pastinha foi ótimo e mt mas mt resistente mesmo!


[b:5340d06594]Detelhes:[/b:5340d06594]

envergadura: 120mm
corda: 21 cm com ailerons de 35mm
comprimento: 800mm
peso:???? (estimado de 850g), [color=red:5340d06594][b:5340d06594]Peso final pronto para voar: 760gr[/b:5340d06594][/color:5340d06594] :D
diedro: 3° cada semi asa

[b:5340d06594][color=red:5340d06594]Só um detalhe a POLIONDAS retirei da parte de trás de um refrigerador![/color:5340d06594] [/b:5340d06594]

[b:5340d06594]Aki vão algumas fotos.[/b:5340d06594][b:5340d06594]




Editei para colocar o peso!!! Ficou mt próximo ao peso do mesmo aero em depron como esperado, só que mt mais resistente!! :D :D :D :D :D[/b:5340d06594]
Anexos
foto do aeromodelo pronto para voar!
foto do aeromodelo pronto para voar!
P19-09-13_08.04.jpg (25.07 KiB) Exibido 8246 vezes
polionda recortada da traseira de um refrigerador!
polionda recortada da traseira de um refrigerador!
P03-09-13_18.43.jpg (24.02 KiB) Exibido 9203 vezes
ELVIS2314
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Mensagem por ELVIS2314 »

mais uma
Anexos
ja recortadas as laterais
ja recortadas as laterais
P03-09-13_19.10.jpg (30.37 KiB) Exibido 9152 vezes
estabilizador vertical
estabilizador vertical
P03-09-13_19.32.jpg (31.24 KiB) Exibido 9152 vezes
estabilizador horizontal
estabilizador horizontal
P03-09-13_19.47.jpg (22.87 KiB) Exibido 9152 vezes
P03-09-13_21.08.jpg
P03-09-13_21.08.jpg (29.6 KiB) Exibido 9152 vezes
P04-09-13_07.47.jpg
P04-09-13_07.47.jpg (32.45 KiB) Exibido 9152 vezes
P04-09-13_07.47[1].jpg
P04-09-13_07.47[1].jpg (33.45 KiB) Exibido 9152 vezes
ELVIS2314
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Mensagem por ELVIS2314 »

mais!
Anexos
P04-09-13_21.25[1].jpg
P04-09-13_21.25[1].jpg (28.87 KiB) Exibido 9142 vezes
caverna em isopor p0
caverna em isopor p0
P04-09-13_21.25.jpg (21.89 KiB) Exibido 9142 vezes
reforço do nariz
reforço do nariz
P04-09-13_18.31[1].jpg (25.6 KiB) Exibido 9142 vezes
montando a empenagem
montando a empenagem
P04-09-13_08.41.jpg (29.57 KiB) Exibido 9142 vezes
ELVIS2314
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Mensagem por ELVIS2314 »

mais fotos!!
Anexos
detalhe do encaixe para parede de fogo.
detalhe do encaixe para parede de fogo.
P05-09-13_22.29.jpg (28.35 KiB) Exibido 9138 vezes
P05-09-13_07.29[1].jpg
P05-09-13_07.29[1].jpg (25.11 KiB) Exibido 9138 vezes
reforços do nariz
reforços do nariz
P05-09-13_07.29.jpg (24.54 KiB) Exibido 9138 vezes
hehehe, a polionda ainda esta com esquema elétrico do refrigerador!
hehehe, a polionda ainda esta com esquema elétrico do refrigerador!
P04-09-13_21.26[1].jpg (33.41 KiB) Exibido 9138 vezes
P04-09-13_21.26.jpg
P04-09-13_21.26.jpg (30.01 KiB) Exibido 9138 vezes
ELVIS2314
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mais!!!
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colando a parte dianteira
colando a parte dianteira
P05-09-13_22.57[2].jpg (28.93 KiB) Exibido 9134 vezes
esperando da um tempo na cascola, para unir as partes
esperando da um tempo na cascola, para unir as partes
P05-09-13_22.47[2].jpg (28.7 KiB) Exibido 9134 vezes
mesa de servos sera de isopor p3, pedaço da embalagem de eletrodomestico
mesa de servos sera de isopor p3, pedaço da embalagem de eletrodomestico
P05-09-13_22.30.jpg (25.2 KiB) Exibido 9134 vezes
detalhe da vareta de vibra de vidro por dentro da fuselagem , lateral uma vareta em cada lateral.
detalhe da vareta de vibra de vidro por dentro da fuselagem , lateral uma vareta em cada lateral.
P06-09-13_20.12.jpg (37.97 KiB) Exibido 9134 vezes
detalhe da vareta de vibra de vidro por dentro da fuselagem, parte de baixo, coloquei 2 varetas.
detalhe da vareta de vibra de vidro por dentro da fuselagem, parte de baixo, coloquei 2 varetas.
P06-09-13_20.12[1].jpg (23.15 KiB) Exibido 9134 vezes
ELVIS2314
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Mensagem por ELVIS2314 »

mais fotos!!!!
Anexos
P10-09-13_21.18.jpg
P10-09-13_21.18.jpg (31.26 KiB) Exibido 9130 vezes
P10-09-13_19.43[2].jpg
P10-09-13_19.43[2].jpg (28.13 KiB) Exibido 9130 vezes
entelagem com papel contact, so para deixar com uma cor melhor, esse papel é bem leve!
entelagem com papel contact, so para deixar com uma cor melhor, esse papel é bem leve!
P10-09-13_19.43[1].jpg (36.38 KiB) Exibido 9130 vezes
aki ja esta montado
aki ja esta montado
P06-09-13_21.20[2].jpg (29.67 KiB) Exibido 9130 vezes
colando o para-brisa, que servira de reforço, para prender a asa
colando o para-brisa, que servira de reforço, para prender a asa
P06-09-13_21.20.jpg (32.81 KiB) Exibido 9130 vezes
resolvi usar para prender a frente alem da cola esses parafusos, ja que o local é bastante critico, para colagem já que tem que se curvar a polionda.
resolvi usar para prender a frente alem da cola esses parafusos, ja que o local é bastante critico, para colagem já que tem que se curvar a polionda.
P06-09-13_20.10.jpg (30.28 KiB) Exibido 9130 vezes
ELVIS2314
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outras!!!
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P10-09-13_21.19[2].jpg
P10-09-13_21.19[2].jpg (35.62 KiB) Exibido 9129 vezes
P10-09-13_21.19[1].jpg
P10-09-13_21.19[1].jpg (33.05 KiB) Exibido 9129 vezes
P10-09-13_21.19.jpg
P10-09-13_21.19.jpg (33.48 KiB) Exibido 9129 vezes
aki ja todo entelado!
aki ja todo entelado!
P10-09-13_21.18[1].jpg (31.2 KiB) Exibido 9129 vezes
detalhe de como ficara o motor e a parede de fogo!
detalhe de como ficara o motor e a parede de fogo!
P06-09-13_20.49[1].jpg (34.53 KiB) Exibido 9129 vezes
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Alex- Recife
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Mensagem por Alex- Recife »

[quote:77f8e46103="ELVIS2314"]Por enquanto é isso, peço que comentem e deixem sugestões! Assim que adiantar mais vou postando fotos![/quote:77f8e46103]Só uma dica, quando fizer a asa, faça ela maior que a proporção dos 75% em relação a fuselagem, para compensar a carga ala...que vai ficar um pouquinho fora da tolerância para treinador, por conta do material que está sendo usado. Para você fazer, sabendo o que está fazendo, vá no Rccalc e vá mexendo e simulando com tamanhos de asa diferente até chegar a um meio termo.
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bemorcelli
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Mensagem por bemorcelli »

Tá ficando bonito.. só cuida para não "prensar" o motor com a polionda, deixa uma pequena folga entre o motor e a pastinha para facilitar o movimento (motor out-runner) e depois faz uns testes pra ver se o ESC não vai esquentar muito, caso contrário terá que ventilá-lo..
ELVIS2314
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Mensagem por ELVIS2314 »

[quote:d01312061d="Alex- Recife"][quote:d01312061d="ELVIS2314"]Por enquanto é isso, peço que comentem e deixem sugestões! Assim que adiantar mais vou postando fotos![/quote:d01312061d]Só uma dica, quando fizer a asa, faça ela maior que a proporção dos 75% em relação a fuselagem, para compensar a carga ala...que vai ficar um pouquinho fora da tolerância para treinador, por conta do material que está sendo usado. Para você fazer, sabendo o que está fazendo, vá no Rccalc e vá mexendo e simulando com tamanhos de asa diferente até chegar a um meio termo.[/quote:d01312061d]

Olá Alex! pois eh vejo mt gente dizendo que a polionda e mt pesada e tal, mas vi uma imagem aki mesmo no forum que compara uma placa de depron com a polionda, não sei quanto a veracidade mas, ja vi aki mesmo pessoas que conseguem contruir aeros de 1 m de asa com apenas 450 g, com eletronica [url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=80036&postdays=&postorder=asc&start=0[/url] , bem proximo do peso de um aero de deprom mas enfim, muito obrigado pela dica e quando terminar a lincagem vou pesar, para ter uma ideia, valew, abração!!
Anexos
depron vs polionda.jpg
depron vs polionda.jpg (28.91 KiB) Exibido 8987 vezes
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