Tutorial APM 2.5.2/Quadra Dedalus: montagem e setup completo

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2555
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Re: Tutorial APM 2.5.2/Quadra Dedalus: montagem e setup completo

Mensagem por rasec_jj »

Pessoal, estou com uma apm 2.6 em uma asa. Ajustei tudo conforme tutorial do fernandogalha.
A asa voo legal e respondeu á todas as funções. Porém já aconteceu duas vezes dela simplesmente não responder mais comando em voo. Ela está com power módule e bússola externa. Ela voa normal mas depois não responde nenhum comando e cai.
Alguém pode me ajudar na resolução desse caso?
Júlio Cesar de Almeida Jr.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Tutorial APM 2.5.2/Quadra Dedalus: montagem e setup completo

Mensagem por ricardovasc »

rasec_jj escreveu:Pessoal, estou com uma apm 2.6 em uma asa. Ajustei tudo conforme tutorial do fernandogalha.
A asa voo legal e respondeu á todas as funções. Porém já aconteceu duas vezes dela simplesmente não responder mais comando em voo. Ela está com power módule e bússola externa. Ela voa normal mas depois não responde nenhum comando e cai.
Alguém pode me ajudar na resolução desse caso?


Você está com os logs desses voos? Eles podem ajudar bastante.

Precisamos de mais informações para poder ajudar.
highlanderafa
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Sáb Out 09, 2010 11:48 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Re: Tutorial APM 2.5.2/Quadra Dedalus: montagem e setup completo

Mensagem por highlanderafa »

Pessoal, venho pedir a ajuda dos mais experientes.
Estou montando um tbs com uma apm2.8.
Meus problemas são:
- Não consigo calibrar os escs pela apm. Os escs apenas bipam qdo o acelerador está no topo mais qdo abaixo não bipam, e se subo em.seguida , entram em modo de configuração. Apenas pelo rx consigo calibrar, mas qdo ligo na APM o mesmo problema. Os escs são da Emax 30A com bec e os motores são DJI 2212 980kV.( Deixo apenas o wsc um com os fios s - +, os outros eu removi o +)
- A apm qdo normalmente, deixam os escs bipando continuamente . Mesmo depois de armada, nada dos motores girarem no comando do rádio
- a porta I2c tem alimentação de 4,8Volts . Qdo o certo pelo o q pesquisei são 3,3Volts. Aí vi q tem um regulador de tensão na placa q seria o causador do problema. Medi o componente e está OK, ele entrega os 3,3Volts perfeitos.
- Já limpei a EEPROM e reinstalei o FW tentando com o 3.2.1 e com o 3.1.5 e nada.
- No Mission planner ela conecta normalmente, só o GPS q mesmo qdo em 3D fix mostra na tela uns desvios de alguns metros , mas acho q seja normal.

Será q peguei um lote defeituoso dessas apm genéricas ???
Essa tensão no i2c pode estar afetando outros sensores e causando esses problemas ?

Aceito sugestões, já são dois dias de pesquisa e nada de conseguir fazer essa plaquinha armar os motores.
TBS Discovery em desenvolvimento :D
Aprendendo sempre !!!
Alexandre Neto
membro
Mensagens: 136
Registrado em: Qui Fev 11, 2016 9:00 pm
Localização: Curitiba

Re: Tutorial APM 2.5.2/Quadra Dedalus: montagem e setup completo

Mensagem por Alexandre Neto »

highlanderafa escreveu:Pessoal, venho pedir a ajuda dos mais experientes.
Estou montando um tbs com uma apm2.8.
Meus problemas são:
- Não consigo calibrar os escs pela apm. Os escs apenas bipam qdo o acelerador está no topo mais qdo abaixo não bipam, e se subo em.seguida , entram em modo de configuração. Apenas pelo rx consigo calibrar, mas qdo ligo na APM o mesmo problema. Os escs são da Emax 30A com bec e os motores são DJI 2212 980kV.( Deixo apenas o wsc um com os fios s - +, os outros eu removi o +)
- A apm qdo normalmente, deixam os escs bipando continuamente . Mesmo depois de armada, nada dos motores girarem no comando do rádio
- a porta I2c tem alimentação de 4,8Volts . Qdo o certo pelo o q pesquisei são 3,3Volts. Aí vi q tem um regulador de tensão na placa q seria o causador do problema. Medi o componente e está OK, ele entrega os 3,3Volts perfeitos.
- Já limpei a EEPROM e reinstalei o FW tentando com o 3.2.1 e com o 3.1.5 e nada.
- No Mission planner ela conecta normalmente, só o GPS q mesmo qdo em 3D fix mostra na tela uns desvios de alguns metros , mas acho q seja normal.

Será q peguei um lote defeituoso dessas apm genéricas ???
Essa tensão no i2c pode estar afetando outros sensores e causando esses problemas ?

Aceito sugestões, já são dois dias de pesquisa e nada de conseguir fazer essa plaquinha armar os motores.
´

Olá, primeira coisa é fazer a calibração do radio. Feito isso vc coloca o stick do acelerador no maximo e liga a bateria, aguarda as luzes da APM começarem a piscar em azul e vermelho desliga a bateria( sem abaixar o acelerador), agora a APM esta em modo de calibracao de esc, ainda com o acelerador no maximo novamente ligue a bateria e aguarde o beep dos escs e abaixa o stick ate o minimo, os escs iram emitir um aviso sonoro avisando q foi feita a calibracao, pode desligar a bateria.
highlanderafa
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Sáb Out 09, 2010 11:48 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Re: Tutorial APM 2.5.2/Quadra Dedalus: montagem e setup completo

Mensagem por highlanderafa »

Amigo Alexandre, já realizei esse procedimento. O rádio foi calibrado no Mission Planner antes, e faço exatamente isso, eu ligo o rádio, ponho o stick do acelerador no máximo e aí ligo a apm, espero os LEDs vermelho e azuis ficarem piscando alternados e desligo a apm , ligo novamente , os escs bipam 2 x é depois mais 2x antes de entrar no modo de seleção. Eu já abaixei o stick do acelerador após os dois primeiros bips e nada, já tentei após os últimos bips antes da primeira função de calibração e nada tb.
Essa apm é uma tá me dando uma bela dor de cabeça kkkkk
Vou gravar um vídeo e por no YouTube e posto link para vcs verem
TBS Discovery em desenvolvimento :D
Aprendendo sempre !!!
highlanderafa
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Sáb Out 09, 2010 11:48 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Re: Tutorial APM 2.5.2/Quadra Dedalus: montagem e setup completo

Mensagem por highlanderafa »

Li agora em um fórum da europa que pode haver uma incompatibilidade desses escs com a APM. Alguns conseguiram exito depois de remover dois resistores de pull up se não me engano. Mas agora fica o dilema, sigo a dica dos europeus ou peço no aliexpress o ressarcimento ???
Os Escs são uns pretos da E-Max 30A
TBS Discovery em desenvolvimento :D
Aprendendo sempre !!!
Avatar do usuário
Nuno Alves Pereira
membro
Mensagens: 381
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 11:35 am
Localização: Curitiba / Paraná

Re: Tutorial APM 2.5.2/Quadra Dedalus: montagem e setup completo

Mensagem por Nuno Alves Pereira »

Só por desencargo, já verificou o curso (trin) do stick do acelerador.

Pode ser que a placa não esteja "entendo" o mínimo.
Nuno Alves Pereira
Clube Paranaense de Aeromodelismo - CPAER
Salgadinho em Campo Largo

Ctba/Pr

Gliders, glows, elétricos, quadris e tentando fpv...
Responder