Bobcat 90cm - EDF 70mm

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bananabg
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Mensagem por bananabg »

[quote:52018b6ce9="pamisystem"]cara, segue uma dica, o Humberto melo manja muito de jatos edf´s.. então segue a dica dele... se estiver achando que esta pequena a edf para este modelo nem tenta voar... vale mais a pena esperar um pouquinho e jogar uma 90mm ai... já que vc quer passar dos 200km.. abraços estou acompanhando e esta ficando muito bom..[/quote:52018b6ce9]

Valeu Pam... Então, a questão é que acho que o Humberto, que eu simplesmente admiro e babo nas construções dele, estava pensando que eu ia simplesmente diminuir a envergadura do avião, mantendo a proporção de todo o resto, quando na realidade, eu diminuí na proporção toda a planta para que o avião ficasse com 90cm de envergadura.

Essa semana termino tudo que tenho pendente com fotografias das corridas e vou dedicar todo o meu tempo livre para terminar o avião até Janeiro. Se Deus quiser.

Estou estudando a possibilidade de pegar uma EDF de 90 ainda. rsrsrsrsrs... A verba que está prejudicando os estudos... kkkkkkkkkkkk...
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bananabg
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Mensagem por bananabg »

Bem, acabo de tomar mais uma decisão, além de chapear a asa e estabilizador horizontal, decidi que vou fazer as superfícies de controle em balsa, maior resistência, mais precisão, logo, mais confiança. Já estou em contato com a Tevel Modelismo.

Lá se vão mais alguns reais... rsrsrsrsrsrsrs...
ferrabra
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Mensagem por ferrabra »

[quote:bb34934fde="bananabg"]
Mas a diferença geralmente notada entre as duas propulsões, EDF e PUSHER, é justamente na velocidade final, veja bem, aviões que necessitam de muito torque geralmente, pra não dizer, quase que por unanimidade, são puxados por hélices, ......
[/quote:bb34934fde]

Ao contrário do que se imagina as DF (Ducted Fan) propiciam um ganho maior de eficiência, em relação as hélices comuns, em casos de alto empuxo estático. Por isso são utilizadas em hover crafts e dirigíveis. A grande vantagem das DF é a redução das perdas de ponta de asa. Um dos motivos é a redução a fuga do fluxo de ar por força centrífuga. Desta forma é possível possível utilizar hélices menores. Esta redução permite a operação em rotações maiores, já que, em hélices menores, a velocidade linear das pontas é menor.
Outra vantagem é que o dimensionamento do duto, permite a mudança da velocidade do fluxo de ar de forma que ele atinja as hélices na velocidade ótima.

Na [url=http://en.wikipedia.org/wiki/Ducted_fan]wikipedia[/url] em inglês se fala um pouco sobre o assunto.
tem outro [url=http://scholar.lib.vt.edu/theses/available/etd-05122011-155823/unrestricted/Ohanian_OJ_D_2011.pdf]artigo[/url] mais técnico.
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bananabg
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Mensagem por bananabg »

[quote:d59dd6d145="ferrabra"][quote:d59dd6d145="bananabg"]
Mas a diferença geralmente notada entre as duas propulsões, EDF e PUSHER, é justamente na velocidade final, veja bem, aviões que necessitam de muito torque geralmente, pra não dizer, quase que por unanimidade, são puxados por hélices, ......
[/quote:d59dd6d145]

Ao contrário do que se imagina as DF (Ducted Fan) propiciam um ganho maior de eficiência, em relação as hélices comuns, em casos de alto empuxo estático. Por isso são utilizadas em hover crafts e dirigíveis. A grande vantagem das DF é a redução das perdas de ponta de asa. Um dos motivos é a redução a fuga do fluxo de ar por força centrífuga. Desta forma é possível possível utilizar hélices menores. Esta redução permite a operação em rotações maiores, já que, em hélices menores, a velocidade linear das pontas é menor.
Outra vantagem é que o dimensionamento do duto, permite a mudança da velocidade do fluxo de ar de forma que ele atinja as hélices na velocidade ótima.

Na [url=http://en.wikipedia.org/wiki/Ducted_fan]wikipedia[/url] em inglês se fala um pouco sobre o assunto.
tem outro [url=http://scholar.lib.vt.edu/theses/available/etd-05122011-155823/unrestricted/Ohanian_OJ_D_2011.pdf]artigo[/url] mais técnico.[/quote:d59dd6d145]

Ferrabra, juro pra você que li 3 vezes e não consegui entender 100% do que você tentou me passar...

Não entendi bem a relação com os hover crafts... Com relação a dirigíveis, as DFs não são responsáveis pela sustentação...

O que foi questionado foi o porque de eu não ter optado por um pusher, por ser mais prático e mais barato... Como minha intenção é um projeto de velocidade, optei pela EDF, que sabidamente é mais recomendada.
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ferrabra
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Mensagem por ferrabra »

Esqueça tudo aquilo, só considere que DF apresentam eficiência superior as hélices sem nada em volta quando a velocidade do fluxo de ar na entrada é lenta (dirigível). Quando o veículo está se movimentando rapidamente tanto a hélice quanto o DF possuem rendimentos próximos.
Então se o avião precisa de empuxo estático, ou seja, ele está parado em relação ao ar, o DF é mais vantajoso.
humbertomelo
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Mensagem por humbertomelo »

Se quer velocidade eu aconselho a usar helice normal mesmo, eu adoro edf, mas quando e para voar rapido vou de hélice. O custo para ter um sistema edf decente para velocidade e absurdo enquanto um sistema pusher fica razoavelmente barato para velocidades entre 200km/h ~ 250km/h
Humberto Melo
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bananabg
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Mensagem por bananabg »

[quote:d1d4eace4e="humbertomelo"]Se quer velocidade eu aconselho a usar helice normal mesmo, eu adoro edf, mas quando e para voar rapido vou de hélice. O custo para ter um sistema edf decente para velocidade e absurdo enquanto um sistema pusher fica razoavelmente barato para velocidades entre 200km/h ~ 250km/h[/quote:d1d4eace4e]

rsrsrsrsrsrsrs... É... Tenho notado isso... Em relação ao Custo x Benefício fica realmente mais em conta, mas na boa, eu, particularmente não gosto do som dos pusher... Aquele "zumbido" eu acho chato pra caramba...

E fala sério, o som de uma EDF dutada é lindo, um avião bem feitinho, bem acabado, com uma EDF é lindo... rsrsrsrsrsrsrs... Se a velocidade não vier, rsrsrsrsrs, a gente fica pela estética mesmo! =)

Ontem terminei de cortar quase todas as partes... Restando agora pouca coisa mesmo... Depois, é só usar cola e juntar tudo...

A princípio eu ia fazer uma peça só, mas estive analisando, creio que vou fazer para retirar as asas... Facilitará não só o transporte, como não gozo de muito espaço em casa, facilitará também na hora de guardar...
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bananabg
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Mensagem por bananabg »

Bom dia pessoal, hoje, Black Friday nos Estados Unidos, ôôôôôôôôôôôôôôôôôôôôôôôôôôôôôôôô vontade de ter um cartão internacional viu... rsrsrsrsrsrsrs...

Pra quem não viu, a HK tem uma sessão de itens que vestiram a camisa do BF... Baterias Rhino 3S 2.35A por 10 Obamas... [url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7468[/url]

Pra quem quiser dar uma olhada... Deve se acabar rápido... [url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/black_friday_sale.asp[/url]

Outra coisa, há algo que me impeça de usar um ESC para carros [url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=30276[/url] no meu avião? Achei o preço bom demais...
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Mensagem por bananabg »

Boa noite pessoal, algum progresso esse fim de semana... Fiz os recortes dos servos, passagem dos fios, longarina e trem de pouso. Coloquei a longarina (alumínio) no lugar e já colei com epóxi de longa cura. Asa rígida como um tronco, me agradou bastante. Para aliviar um pouco o peso, fiz inúmeros furos ao longo da longarina, nada que abalasse sua estrutura...

Seguem as fotos...

Recortes dos servos e do trem de pouso:
[img:1fb1ec6a02]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/fase_3/asa_furada.JPG[/img:1fb1ec6a02]

Servos e trem de pouso no lugar. Chamo atenção para esta foto, vi que será necessário fazer uma base de madeira, farei em MDF para parafusar o trem, infelizmente esta base não poderá ser embutida, pois a asa ficou fina pra isso:
[img:1fb1ec6a02]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/fase_3/asa_furada_servo.JPG[/img:1fb1ec6a02]

Aqui ambas as asas já com longarina e na posição aproximada em que ficarão:
[img:1fb1ec6a02]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/fase_3/asa_posicao.JPG[/img:1fb1ec6a02]

Aqui a longarina da asa direita antes de ser colada e dobrada:
[img:1fb1ec6a02]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/fase_3/longarina_asa_direita.JPG[/img:1fb1ec6a02]

Aqui a longarina da asa esquerda antes de ser colada e dobrada:
[img:1fb1ec6a02]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/fase_3/longarina_asa_esquerda.JPG[/img:1fb1ec6a02]

Aqui já a longarina de uma das asas colada:
[img:1fb1ec6a02]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/fase_3/longarina_colada.JPG[/img:1fb1ec6a02]

Aqui o esquadro para checar a angulação da trava da asa:
[img:1fb1ec6a02]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/fase_3/trava_asa.JPG[/img:1fb1ec6a02]

Graças a Deus as coisas deram uma boa adiantada. Amanhã recorto o local das superfícies de comando e já coloco o chapeado de um dos lados de cada asa.
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bananabg
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Mensagem por bananabg »

Salve salve pessoal... Progressos hoje...

Bem, estava de atestado médico, tive que fazer uns exames, então decidi dedicar o tempo que sobrou do dia para dar andamento na construção... Bem, a parte chata agora realmente irá começar... A partir deste final de semana começa a parte mais trabalhosa mesmo, lixar e dar forma a fuselagem...

O Bloco de onde será lixada e feita a fuselagem está curando a cola...
[img:341c59819c]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/fase_3/bloco_fuselagem.JPG[/img:341c59819c]

Aqui a Asa Esquerda já com todos os cortes, com o suporte para o trem de pouso e pronta para ser chapeada...
[img:341c59819c]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/fase_3/leeft_wing.JPG[/img:341c59819c]

Aqui a Asa direita já com todos os cortes, com o suporte para o trem de pouso e pronta para ser chapeada...
[img:341c59819c]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/fase_3/right_wing.JPG[/img:341c59819c]

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