Turbina K80E apagando

Aqui vamos falar sobre os jatos a querosene e outros motores a combustão.
scrogerio
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Qui Ago 30, 2012 6:37 pm
Localização: Anapolis, GO

Turbina K80E apagando

Mensagem por scrogerio »

Bom dia, tenho uma turbina K80 com partida a gás, sempre funcionou sem problemas.
Troquei de radio, fiz todo o setup para o novo radio.
A turbina inicializa ok, até meia aceleração tudo ok, sem oscilação.
Quando acelera mais da metade, a turbina corta, fazendo um barulho como se fosse um estouro e desliga. Às vezes sai uma fumaça branca.
Já aumentei o delay da aceleração de 17 para 22 mas não alterou em nada, continua a cortar.
Alguém já teve essa experiência ou sabe como corrigi-la?
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

Ressalto que nunca tive nenhuma turbina, mas não faz muito tempo que acompanhei um senhor ajustando turbinas. Sempre que dava um problema de desligamento eu lembro dele ir para um menu que mostrava a possível causa do problema. Dei uma olhada no [url=http://www.jmaireland.com/kingtech%20manual.pdf]manual[/url] da sua turbina e no final da página 31 mostra o comando para mostrar esta mensagem. Selecione trim low e a aperte o botão da esquerda. A mensagem apresentada deve dar uma dica do que ocorreu.
Espero que ajude.
Avatar do usuário
adrianoquirino
membro
Mensagens: 537
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 8:08 am
Localização: São josé dos campos

Mensagem por adrianoquirino »

Amigo, vc tá usando UAT? e o teste de bomba tudo ok?
scrogerio
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Qui Ago 30, 2012 6:37 pm
Localização: Anapolis, GO

Mensagem por scrogerio »

Estou usando o UAT sim, ainda não fiz o teste da bomba. Irei fazê-lo hoje é informo. O teste é direto pelo data?
Avatar do usuário
adrianoquirino
membro
Mensagens: 537
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 8:08 am
Localização: São josé dos campos

Mensagem por adrianoquirino »

Sim, é pelo data mas tem que desconectar a mangueira da solenóide da turbina e por em algum recepiente.
scrogerio
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Qui Ago 30, 2012 6:37 pm
Localização: Anapolis, GO

Mensagem por scrogerio »

Fiz o teste da bomba e está tudo ok.
Obesao
membro
Mensagens: 151
Registrado em: Qua Out 21, 2009 11:20 am
Localização: Sorocaba SP

Mensagem por Obesao »

Bom dia amigo, se você trocou de rádio, voce precisa refazer o setup da turbina. (learning) .
Com toda certeza é este problema, pois o FADEC perde os pontos do canal mínimo e máximo, Ou seja voce precisa ensinar novamente quel o travel do canal que a turbina vai trabalhar.
Uma tarefa muito simples de ser feita, com manual e o data terminal na mão é feito em 2 minutos .
Não se preocupe não tem nada de errado em sua turbina. aconteceu exatamente isso com meu jato após trocar de rádio :)

Abraço e bons voos.

Eduardo.
scrogerio
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Qui Ago 30, 2012 6:37 pm
Localização: Anapolis, GO

Mensagem por scrogerio »

Obrigado Eduardo, mas já tinha feito o setup do radio pelo data, mas tentarei fazer novamente.
Responder