Página 1 de 5

Responsabilidade no que se escreve e opiniões tecnicas

Enviado: Sex Nov 22, 2013 12:17 pm
por Marco Antonio
Estive conversando com a moderação sobre um fato que tem ocorrido e não é de hoje aqui. A responsabilidade de quem aconselha e dá sua opinião sobre coisas técnicas, sobre procedimentos e aconselhamentos que podem ocasionar um acidente. A gota d'água foi uma pessoa sem o minimo conhecimento sobre a área afirmar que a tensão de carga de uma lipo pode ser maior, muito maior que a tensão observada pelo fabricante.
Eu tenho por principio calar a boca se não conheço algo... é muita responsabilidade eu dizer alguma coisa e a pessoa que está do outro lado com nenhum conhecimento acredita estar fazendo a coisa certa e segura. Se algo der errado quem será o responsável??? O fórum e seus administradores.
Outro aqui disse que: "Tenho um pouco de conhecimento de eletrônica" Ai o cara inverte a polaridade da bateria e manda pra um técnico.... então conhece o que??????????????
Na boa... não sabe ou ouviu dizer guarde pra si, sua opinião não vai ajudar em nada se o seu conhecimento se baseia em "ouvi falar", "me disseram", "acho que". Até que alguma coisa mais grave aconteça e meus amigos sejam responsabilizados... ai falar eu avisei, eu disse pra mim vai ser muito difícil. Quando resolvo que tenho uma pessoa como amigo sofro suas perdas e fico feliz com sua alegria. Felizmente todos eles são pessoas intruidas e cultas e entendem quando alerto para algo assim.
Um pouco de responsabilidade... nunca instrua alguém a fazer algo perigoso, mesmo que você faça e de certo, você nunca vai saber quem que condições e que procedimentos vão ser adotados e será sua responsabilidade o que possa acontecer!!!! Na duvida diga não faça!!!

Enviado: Sex Nov 22, 2013 12:39 pm
por Camacho
falar o que... você está certo!
só dá pra falar isso.
aliás tem um monte de injenheiru que solta cada perola...
ABRAÇOS

Enviado: Sex Nov 22, 2013 2:23 pm
por zura
O problema é que aqui o que mais aparece é gente querendo que alguem justifique a caca que ele fez.

Ex: o cara pergunta: Coloquei 10 baterias para carregar em paralelo e saiu fumaça de tudo, não entendo que pode ter acontecido?

Aparecem 100 falando que ele fez caca, mas o cara só presta atenção naquele que responde que a culpa é de quem vendeu o carregador para ele.

Enviado: Sex Nov 22, 2013 2:33 pm
por Marco Antonio
... Isso é normal no mundo inteiro.

O fato é: Limite-se a responder aquilo que sabe por conhecimento, por experiencia, por convicção!!! E mesmo que tenha isso tudo se o aconselhamento tiver a possibilidade de causar algum dano responda não sei ou não faça!

O cara vai dizer que tem direito a dar opinião.... opinião se dá em roupa, em cor, em fato politico ou religioso. [b:e0d518d395]Coisa técnica ou é ou não é!!![/b:e0d518d395]

Enviado: Sex Nov 22, 2013 3:09 pm
por Edson Carvalho
FALOU TUDO.

Parabéns Marco Antonio.

Enviado: Sex Nov 22, 2013 3:38 pm
por CONDOR 2
Gostei de ler isso.

Talvez haja a necessidade desse tópico se tornar fixo.

Para ser lembrado constantemente.

Enviado: Sex Nov 22, 2013 5:03 pm
por Douglas Lenz
Ponderação muito coerente.

Leva a pensar em outras coisas. Acho que podemos discutir isso e melhorar em muito esta 'ajuda técnica" que é dada aqui no fórum.

Enviado: Sex Nov 22, 2013 5:10 pm
por Marco Antonio
... infelizmente só vai ajudar com banimento, punição e bronca. Ou acha mesmo que de hoje em diante quem olhar o que eu escrevi vai pensar, refletir e não continuar a dar palpite sem saber o que fala????

:roll:

Enviado: Sex Nov 22, 2013 6:02 pm
por alissongc2000
Acredito que os caras que estes caras ai nem vão ler este tópico..

Enviado: Sex Nov 22, 2013 6:09 pm
por LaercioLMB
[quote:d98ba5fa74="alissongc2000"]Acredito que os caras que estes caras ai nem vão ler este tópico..[/quote:d98ba5fa74]

Infelizmente isso é verdade, esses noobs lerão uma parte e passarão a ignorar isso, pois o palpite sem noção deles para eles está correto e pronto.
Pode ver que nenhum deles se defende aqui e tenta justificar as barbáries que tentam ensinar, pois sabem que na realidade, eles não sabem nada mesmo e juram que sabem.
Outra coisa que sou contra aqui, é o pessoal criticando quem abre um tópico antigo para fazer uma pergunta relacionada ao assunto do tópico, pois se já existem as perguntas e algumas respostas, para que abrir um novo tópico só para dar continuidade a um assunto que já foi iniciado?
Não adianta a gente dizer que basta pesquisar que está tudo escrito aqui, se a gente mesmo criticar quem tentar ler e perguntar algo que surgiu uma dúvida onde ele estava lendo, isso faz com que novos tópicos com o mesmo assunto não sejam mais abertos sem necessidade, além de trazer à tona muita coisa útil.
A tecnologia mudou nos rádios e receptores e alguns motores, mas no restante todo das construções de um aeromodelo, continua tudo como a 50 anos atrás, ou seja, um servo ligado a uma superfície de comando por um pushrod, um horn e um braço de comando.
Trens de pouso ainda são os mesmos, como escolher um motor elétrico, mesmo com muitas novidades em motores, os princípios ainda são os mesmos e por aí vai.