Aeromodelos do Mercado Livre para Leigos

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
PAULOTOAZZA
membro
Mensagens: 67
Registrado em: Sáb Fev 11, 2006 1:52 pm

Mensagem por PAULOTOAZZA »

é sim!
Avatar do usuário
DeiversonBH
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Mar 09, 2006 8:40 pm
Localização: BH
Contato:

Mensagem por DeiversonBH »

Otimo topico, quase comprei esse Angel 2 do ML...
Edutelescopios7
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Seg Jul 03, 2006 2:48 am
Localização: são paulo sp
Contato:

Re: Aeromodelos do Mercado Livre para Leigos

Mensagem por Edutelescopios7 »

[quote="alexcmag"]Bom. Você está querendo se tornar um aeromodelista, passendo pelo MercadoLivre em busca de equipamentos baratos você acha uma pechincha, um aeromodelo elétrico, pronto, completo, com tudo que precisa para voar, por menos de duzentos reais.

Ainda por cima o vendedor afirma que ele voa muito bem, chega a centenas de metros de altura, e a bateria permite que ele voe quase uma hora direto. Se ele que é uma pessoa experiência nestes modelos está afirmando isto, quem é você para contestar.

Seus amigos que dizem o contrário estão sendo apenas preconceituosos, afinal, por que motivo não poderia haver um modelo perfeito para iniciante por este preço?

Deve ser algum complô da Futaba, GWS, Kan, Kokam, e outras grandes fábricas que paga todo mundo pra dizer que é melhor gastar com um equipamento de rádio completo.

Se as grandes fábricas não fizerem algum tipo de sacanagem destas como irão sobreviver no mercado, fazendo aqueles transmissores enormes e super-caros???

Aí você cria coragem e compra o modelo, que chega pelo correio depois de alguns dias. As instruções são simples, acelerar e lançar contra o vento. Você procura um gramado e faz isto.

Ele voa alguns metros muito bem, depois cai. Deve ser alguma coisa que você fez errado, afinal você viu no vídeo da fábrica que o modelinho voa melhor do que qualquer outra coisa que você viu na vida.

Tenta novamente, desta vez ele sobe um pouco mais e desliga o motor sem motivo, cai um pouco mais pra frente, você corre, e já meio
sem fôlego pega o modelo, volta ao ponto de partida e tenta de novo. A mesma coisa.

Alguém te dá uma dica, aumentar o fio da antena. Vai pra casa, aumenta a antena, volta.

Agora sim, ele vai fazer tudo que mostrava no vídeo. Acelera, lança, ele sobe. ôpa, tá virando pra esquerda, vai bater na árvore. Como você leu as instruções, comanda para ir para a direita, parece que está funcionando, não está virando tão mais assim pra esquerda, mas agora está começando a perder altura, perder altura, perder altura... que azar, tinha que ter aquela pedra logo ali?

Pega o modelo, remenda o nariz com fita adesiva. Bom... Já que estava virando pra esquerda, vou torcer um pouco o leme para corrigir. Feito isto, lança novamente.

Agora está subindo, a cada 10 metros percorridos sobe 1m, ôpa, lá na frente tem uma árvore, comanda pra esquerda.

Ele começa a fazer uma suave curva para a esquerda, mas agora não está mais subindo, sai da árvore, sai, sai, sai... Caramba, o que faço agora... Vou procurar um bambu comprido.

Algumas horas depois bambu pra lá, bambu pra cá, tira da árvore. Está inteiro, só a hélice que quebrou. Precisa de outra. E agora?

Liga no cara que vendeu, sim, ele tem hélices reserva, que bom. Devem ser boas, custam 10 reais cada, tem que ser muito melhor que aquelas GWS de R$4,00.

Alguns dias depois, chega a hélice. Tudo bem, gastou 150,00 no modelo, 20 reais de hélice, mais o frete, foram só uns 200 reais por enquanto.
Tá certo que já dava o preço de um transmissor Futaba, mas tenho o modelo todo por este valor, o negócio é levar vantagem, certo?

Volta para o gramado, lança de novo, tá voando, legal. Já sei que a curva é aberta, então escolho uma área bem maior. Agora ele subiu um pouco. Ôpa, o vento tá aumentando, tá empurrando ele pra trás. E agora, se acelerar ele sobe mais e o vento empurra mais alto, se tirar motor ele fica girando por causa do ajuste do leme e vai embora. Tudo bem, conheço o pessoal que mora naquelas casas.

Meia hora depois, já achou onde está o modelo, em cima do telhado de uma casa. Quebrou outra hélice, ainda bem que tinha mais uma reserva. A asa está trincada, melhor levar pra casa e consertar.

No dia seguinte, volta pro mesmo gramado, próximo vôo. Não tem vento, tem espaço, lança o modelo, ele sobe, deixa ganhar altura, faz uma curva pra esquerda, ele está voltando, faz outra curva, agora está alto, o vento volta, melhor pousar antes que piore. Aponta contra o vento, tira um pouco o motor, ele tá descendo, fazendo uma curva pra direita, mas suave. Corrige no motor.

Passa muito alto, e agora? Se deixar descer ele vai cair no meio da árvore no final do gramado, se acelerar pode passar por cima, ou bater no alto da árvore. Melhor cair no meio da árvore, tenta fazer curva mas não adianta. Ainda bem que o bambú ainda está por ali.

Nossa, esta bateria é boa mesmo, nunca consegui usar até o final em um mesmo dia, impressionante.

A asa quebrou, e agora? Faz outra asa, fica pesada, não voa mais como antes. Tá falhando um motor, precisa comprar outro. Liga pro cara que vendeu. Não tem motor?

Que azar, logo agora que estava começando a voar legal...

Tá bom, melhor fazer outro modelo, um Spitfire, deve ficar legal.

Monta um Spitfire de isopor, coloca o motor que sobrou no nariz, a bateria no meio, legal.

E agora? Como vira o leme? Bom, deve ter algum jeito.

Pergunto no fórum, pra virar o leme vai precisar programar um microcontrolador, um speed control, um servo. Humm...

Isto sai caro, melhor tentar com atuador. Desmonta o relógio,
enrola, enrola, enrola... Ooopps... quebrou o fio. De novo, enrola, enrola, enrola.

Ficou bom, ligar onde? Acha um circuito na NET, modifica o transmissor, modifica o receptor, coloca o atuador, liga. Legal, agora vira o leme e acelera o motor.

Lança o modelo, o motor não tem potência para fazer voar. O atuador não tem potência para fazer curva.

Bom, o jeito então é comprar um receptor de mais canais. Como é, não funciona com este rádio?

Por que ninguém faz receptor de 4 canais em 27Mhz? Deve ser de novo aquele complô da GWS, Futaba, Hitec. Eles não fazem em 27Mhz porque se fizerem nunca mais vão vender transmissor...

O jeito é comprar um transmissor também, aí tentar reaproveitar motor e bateria.

Se for o Oriole, a bateria é Kan e os motores são bons. Menos mal, dos 200 gastos, desconta-se uns 80 reais de bateria+motores. Diminui o prejuízo pra uns 120 reais.

Nos outros nem isto, as baterias são de 4,8V e os motores muito fracos.

De volta à estaca zero... Podia ter gasto os 150 reais comprando um transmissor...[/quote]
Edutelescopios7
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Seg Jul 03, 2006 2:48 am
Localização: são paulo sp
Contato:

Mensagem por Edutelescopios7 »

Olá amigo, eu sou novo por aqui e é a primeira vez que participo de um fórum e pra ajudar não sei nada em inglês.

Bom o que me chocou bastante, é que semana passada comprei um oriole no ml, e penei para juntar o dinheiro, pois minha situação financeira por enquanto é das piores, e ele ainda não chegou, achei por acaso este fórum e achei que alguém me ajudaria com o básico para pelo menos tira-lo do chão e fazer as curvas e não pousa-lo de bico, pois apesar do vendedor garantir, ajuda explicações etc ele não responde meus e-mails, só mandou um e-mail com o numero de rastreamento dos correios.

E agora o que faço, pois não tenho mais dinheiro e não terei tão cedo pois tenho filho pequeno, e o dinheiro que entra já sai, será que não há nenhuma forma de fazer este avião voar que seja a 5 metros, é melhor do que nada enquanto não posso comprar coisa melhor, eu tinha aqueles de elástico e pensei que estava evoluindo, mas pelo que falam parece que era melhor eu continuar com os de elástico.

Perdoem-me o desabafo, mas é que eu estava tão entusiasmado e fui ler logo de primeira esta página no fórum e quase cai para trás de frustração já sentida, mesmo sem ter passado ainda por ela.

E pra piorar eu acreditei tanto no vendedor que acabei comprando junto um qq dragon, destes de isopor bem pequenos, e gastei o que não devia na empolgação, na esperança de treinar com o qq dragon para usar o oriole já sabendo um pouco para não quebra-lo de primeira.

Se alguém puder me dar uma ajuda eu agradeço muito, não precisam me dizer para jogar no lixo, pois sei que será o primeiro pensamento, e acredito que em breve eu estarei compartilhando este pensamento também, mas o que gostaria é de dicas de como tentar usa-lo um pouco, já que o mal já esta feito, gostaria de saber se quando eu for fazer a curva tenho que manter o botão de aceleração apertado junto, ou posso solta-lo e só apertar o botão para fazer curvas, bom resumindo eu só conheço elásticos e faz tempo pois o ultimo que era grande caiu num rio, gostaria muito de uma esperança sem gastar nada por enquanto, com certeza mais para frente vou comprar um melhor, mas por agora foi tudo que consegui.

Agradeço antecipadamente a atenção.

Abraços. Eduardo
Rodrigo de Jesus
membro
Mensagens: 146
Registrado em: Qua Dez 17, 2003 5:12 pm
Localização: São José dos Campos

Mensagem por Rodrigo de Jesus »

ainda está fechado na caixa, né?

anuncie no mercado livre (hehehehe)

tem sempre alguém que compra.

pode ser que você consiga reverter parte do preju...

o que você gastar para tornar o Oriole voável, você gastará em um aeromodelo de verdade.

Imagine se você lenhar logo no primeiro vôo?
ele irá não voar do jeito que sempre não voou, mas vai ficar feio (com o bico rachado ou amassado) e você não conseguirá mais repassá-lo para outra pessoa
Edutelescopios7
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Seg Jul 03, 2006 2:48 am
Localização: são paulo sp
Contato:

Oriole

Mensagem por Edutelescopios7 »

Olá amigo, você esta me afirmando então que será impossível tira-lo do chão, e me perdoe a "inguinorancia" mas eu não sei nada de aeromodelos e muito menos lenhar. Será que ninguém conseguiu fazer ele voar por 2 minutos que sejam. Abraços. Eduardo
felipe_curvello
membro
Mensagens: 499
Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por felipe_curvello »

Tenho um amigo que voa comigo e com o Bruno (brump) que tem um Oriole ...
O cara até consegue voar razoavelmente bem, sim ...
Se você for realmente ficar com ele, comece a aprender arremessando sobre um capinzal alto e fofo. Isso ajuda muito, até você "entender" o modelo.
Não recomendo a ninguem comprar um bicho desses ... mas já que está comprado, veja o que consegue tirar dele.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Já conseguiram fazê-lo voar sim, mas é meio crítico.

Se decidir tentar, primeiro certifique-se de que ambos os motores dão a mesma potência e faça um teste de alcance para ver até que distância o controle remoto funciona com a antena abaixada. Se um motor estiver mais forte do que o outro ou o alcance estiver curto, esqueça.

Escolha uma área com muito espaço, no mínimo 200m x 200m, de preferência com grama alta e longe de árvores e pessoas. Faça os primeiros lançamentos sobre grama um pouco mais alta para amortecer os impactos.

Carregue bem a bateria (o carregador não sabe a hora de parar, quando esquentar, desligue), ligue tudo e mãos à obra. Estique a antena, acelere os motores e lance com vontade na horizontal contra o vento.

Se perceber que ele está levantando muito o nariz, abaixe as duas aletas de ajuste da cauda. Se cair de bico no chão, levante-as. Se tiver tendência a fazer curvas sozinho, mova as aletas de ajuste até sair reto no lançamento.

Se tudo funcionar, ele começará a voar em linha reta ganhando altura lentamente, depois de ganhar altura comande curva para um dos lados, mas dando toquinhos no controle de direção, de forma a não deixá-lo perder muita altura ou apontar para baixo, deixe voltar a favor do vento e faça outra curva, até ficar contra o vento novamente.

Se perceber que está perdendo o controle, aponte-o para onde tiver mais espaço e for mais fácil de recuperá-lo e deixe-o descer sozinho.

O controle tem dois comandos, um acelera e o outro comanda curva.

Para fazer curvas tanto faz se estiver acelerado ou não, ele ligará o motor do lado de fora da curva para virar.
Edutelescopios7
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Seg Jul 03, 2006 2:48 am
Localização: são paulo sp
Contato:

Re: Aeromodelos do Mercado Livre para Leigos

Mensagem por Edutelescopios7 »

ok amigo, infelizmente fiu a próxima vitima do ml, é uma pena que conheci o forum só depois que já tinha feito a burrada eu estou péssimo, super pra baixo, pois comprei um dragon fly no ml e veio com defeito, depois o vendedor me garantiu que o oriole valia a pena e aceitou trocar o dragon fly, por um qq dragon e um oriole + a diferença só do oriole, e eu acreditei nele, bom nos primeiros 5 minutos que carreguei a bateria no qq-dragon a bateria derreteu e derreteu parte do avião junto, e depois pra piorar mais o controle do oriole veio com defeito e só funciona a menos de 2 metros de distancia, ou seja depois de 2 metros e planou e perdi o controle e ele caiu e lascou varios pedaços da asa, bom quando achei este forum já tinha feito a burrada, agora é só me lamentar e esperar ter dinheiro para fazer algum avião que voe mesmo algum dia.
eu vi em outra página um modelo para iniciantes que o total ficaria em torno de 250,00 reais, será que é possível mesmo isso, quem sabe eu consigo ajuntar o dinheiro. Agradeço dicas para um modelo facil de pilotar e que o controle funcione mais de 2 metros. Me perdoem a lamentação, mas é que estava tão animado e o choque foi grande quando me deparei com a realidade e o pior a poupança vazia.

Abraços. Eduardo
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Você deu mais azar do que a média, geralmente o modelo até funciona, só é ruim de pilotar e crítico.

Procure comprar só equipamentos padrão para modelismo, já houve muitos casos de começar com valores realmente baixos, basta esperar a melhor oportunidade para comprar cada equipamento.
Responder