Voo seguro e responsável em local não homologado

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Albatroz descontrolado
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Qua Out 30, 2013 2:14 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Voo seguro e responsável em local não homologado

Mensagem por Albatroz descontrolado »

Bom dia aero e helimodelistas!

Como alguns já sabem, sou novato no hobby (heli) e também ciente das minhas responsabilidades.
Sempre quis ter um aero ou helimodelo para brincar nas horas vagas, e agora que tenho, sinto a necessidade de um lugar apropriado para tal prática. Procurei por alguns clubes na minha região para obter informações sobre o hobby e também como fazer parte daquele clã. Fiquei super surpreso quando me informaram que eu tinha que pagar R$ 600,00 anualmente para a COBRA (Confederação Brasileira de aeromodelismo) e R$ 65,00 mensal para eu fazer parte do grupo. Não achei o valor justo diante de tantos lugares abertos e sem ninguém por perto para praticar o hobby.

A pergunta é: Sou obrigado a fazer parte de algum clube de aeromodelismo? Sou responsável pelos meus próprios atos e ciente que existe regras e leis para tal fim.

Quem causa acidentes realizando manobras 3D, seja em campo homologado ou não, irá responder da mesma forma??

O que vocês aero e helimodelistas iniciantes e veteranos acham dessa questão polêmica?
"MAIS IMPORTANTE QUE VOAR É SABER FAZER VOAR"
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

Para ter COBRA é necessário ser sócio de um clube.
Leia o contrato do [url=http://www.cobra.org.br/apolice_seguro.asp]seguro[/url] e veja que ele cobre indenizações civis que tenham ocorrido dentro de áreas que atendam as normas.
Não entendi a cláusula 5.3:
[i:d1e73ceef5]"5.3. Fica entendido e acordado que, quando a soma de todas as indenizações atingir o limite máximo de responsabilidade, a apólice ou item será automaticamente cancelada, cessando todas as obrigações da Seguradora"[/i:d1e73ceef5]
Se a soma total passar do limite a Seguradora não paga nada ou paga até o limite?
Avatar do usuário
felipegrossi
membro
Mensagens: 405
Registrado em: Seg Out 29, 2012 11:38 am
Localização: Piracicaba - SP / Monte Sião - MG
Contato:

Mensagem por felipegrossi »

Paga até o limite!
Porém, eu nunca ouvi falar de alguém que tenha utilizado o seguro...
Avatar do usuário
LCid
membro
Mensagens: 1705
Registrado em: Sex Jun 04, 2010 11:47 pm
Localização: Santos
Contato:

Mensagem por LCid »

Voce não é obrigado a ser filiado em um clube, salvo se este clube exigir isso e seja o único lugar disponível para seus voos. Se voce tem uma área apropriada, com espaço suficiente, com distancia segura de outras pessoas, edificações e de bens de terceiros, basta usar seu bom senso e ter responsabilidade ao operar seus aeros ou helimodelos.
Mesmo sendo filiado à COBRA e tendo a vigencia do seguro, voce pode ser processado civil e/ou criminalmente em caso de acidente com danos materiais ou lesões corporais.Não importa se voce estava fazendo voos "feijão com arroz" ou 3D. O seguro se presta apenas para ressarcir prejuízos materiais.
Mais importante que ser filiado num clube, é ter sempre bom senso, responsabilidade e manter seus modelos e demais equipamentos em perfeitas condições de uso e de voo.
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

Vamos por partes:

Você não é obrigado a fazer parte de nenhum clube para voar com aeromodelos. Contudo, este é um esporte perigoso e é bom que se tenha área própria para curtir esse hobby, bem como é muito interessante um local para troca de experiências, aquisição de novos conhecimentos, estímulo para manter-se no hobby e ai vai... Entendo esta como a principal função dos grupos de aficionados em qualquer hobby. Voar só é ruim, diminui o aprendizado e desmotiva rapidamente.

Além do que, tem certos momentos que uma quadra de esporte ou uma pequena área restringe a evolução e áreas públicas sempre atraem curiosos e as tradicionais perguntas: É de gasolina? Qual a velocidade que chega? Vai a que distância? É caro, né? Se cair, quebra tudo? Tudo isso bem na hora em que você está se melando todo tentando se concentrar no voo. Sem contar um risco relativo de assaltos ou de eventualmente incomodar alguém.

Eu acredito que esse valor da Cobra está MUITO exagerado. Se considerar que o seguro mais barato é o de R$130,00, não creio que chegue aos 600 que você citou em hipótese alguma. Tudo bem que não se usa o seguro para nada, só que manutenção do clube como homologado depende disso, mas a associação à COBRA também é relativa...

Quanto aos custo dos clubes, ai você pode avaliar como uma relação de consumo. Tem que avaliar o custo x benefício. No clube em que eu voo tem uma ampla área de voo, áreas diferentes para autos ON e OFF Road, aeros e helis, mesas com cobertura, tomadas liberadas para os carregadores, banheiros, água filtrada e gelada, cadeiras, zelador de quarta a domingo, estacionamento, fácil acesso e um trailer para comer pastel com coca-cola. Se isto tudo vale eu pagar as 60 dilmas mensais? Eu acho que vale, e muito!

Se pensar que uma área pública ou privada, mesmo que isolada e segura, não tem tantos recursos, que você tem que levar todas as baterias carregadas, cadeiras, mesas, enfim, toda a infra, considero a idéia dos clubes muito interessante.

Como aqui em BSB, todos os clubes tem seus "poréns" também. Alguns são mais organizados que outros, alguns tem pessoas mais legais que outros, alguns são mais perto que outros. Nesse ponto, não se tem como julgar se fazer parte dessa comunidade e definir se você se sente confortável com as companhias ou não.

Abs,

Airton
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
flavio torrens
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 10:11 pm
Localização: alegrete

Mensagem por flavio torrens »

bom, o certo e filiar-se em uma entidade que seja por homologada por órgão oficial, mas quem tem gato cassa com rato, se praticar em local dentro destas regras fique longe de pessoas, em especialmente crianças além de te atrapalharem o processo será maior, não voe perto de casas e parques que tenham movimentação de pessoas. se tu se envolver em acidentes com qualquer equipamento que envolva danos físicos ou materiais a terceiros o processo civil pegará, e dependendo da situação do acidente o processo penal (cadeia se matar um vivente ou lastimar)...
Avatar do usuário
Albatroz descontrolado
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Qua Out 30, 2013 2:14 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Mensagem por Albatroz descontrolado »

[quote:4093301957="Airton"]Vamos por partes:

Você não é obrigado a fazer parte de nenhum clube para voar com aeromodelos. Contudo, este é um esporte perigoso e é bom que se tenha área própria para curtir esse hobby, bem como é muito interessante um local para troca de experiências, aquisição de novos conhecimentos, estímulo para manter-se no hobby e ai vai... Entendo esta como a principal função dos grupos de aficionados em qualquer hobby. Voar só é ruim, diminui o aprendizado e desmotiva rapidamente.

Além do que, tem certos momentos que uma quadra de esporte ou uma pequena área restringe a evolução e áreas públicas sempre atraem curiosos e as tradicionais perguntas: É de gasolina? Qual a velocidade que chega? Vai a que distância? É caro, né? Se cair, quebra tudo? Tudo isso bem na hora em que você está se melando todo tentando se concentrar no voo. Sem contar um risco relativo de assaltos ou de eventualmente incomodar alguém.

Eu acredito que esse valor da Cobra está MUITO exagerado. Se considerar que o seguro mais barato é o de R$130,00, não creio que chegue aos 600 que você citou em hipótese alguma. Tudo bem que não se usa o seguro para nada, só que manutenção do clube como homologado depende disso, mas a associação à COBRA também é relativa...

Quanto aos custo dos clubes, ai você pode avaliar como uma relação de consumo. Tem que avaliar o custo x benefício. No clube em que eu voo tem uma ampla área de voo, áreas diferentes para autos ON e OFF Road, aeros e helis, mesas com cobertura, tomadas liberadas para os carregadores, banheiros, água filtrada e gelada, cadeiras, zelador de quarta a domingo, estacionamento, fácil acesso e um trailer para comer pastel com coca-cola. Se isto tudo vale eu pagar as 60 dilmas mensais? Eu acho que vale, e muito!

Se pensar que uma área pública ou privada, mesmo que isolada e segura, não tem tantos recursos, que você tem que levar todas as baterias carregadas, cadeiras, mesas, enfim, toda a infra, considero a idéia dos clubes muito interessante.

Como aqui em BSB, todos os clubes tem seus "poréns" também. Alguns são mais organizados que outros, alguns tem pessoas mais legais que outros, alguns são mais perto que outros. Nesse ponto, não se tem como julgar se fazer parte dessa comunidade e definir se você se sente confortável com as companhias ou não.

Abs,

Airton[/quote:4093301957]

Airton, acho que nosso debate está se alinhando, que bom!!! Porém fiquei chateado por você não crer no que informei.
Veja esse link: http://www.acarj.com.br/inscricao.asp

Com todo respeito, mas acho que você deveria pesquisar antes de dizer que não crer.
Mas tudo bem, vamos continuar mantendo a linha e o respeito para chegarmos a um denominador comum.

Forte abraço!!
"MAIS IMPORTANTE QUE VOAR É SABER FAZER VOAR"
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

[quote:e8a4b81177="Albatroz descontrolado"]
Airton, acho que nosso debate está se alinhando, que bom!!! Porém fiquei chateado por você não crer no que informei.
Veja esse link: http://www.acarj.com.br/inscricao.asp

Com todo respeito, mas acho que você deveria pesquisar antes de dizer que não crer.
Mas tudo bem, vamos continuar mantendo a linha e o respeito para chegarmos a um denominador comum.

Forte abraço!![/quote:e8a4b81177]


Eu é que estou chateado contigo!!! Você nos deu uma informação equivocada. Os R$ 600,00 não tem nada a ver com COBRA e sim refere-se a uma Jóia Social paga na filiação, que pode ser dividida em quatro parcelas e não é anual, pelo que entendi do trecho:

[i:e8a4b81177]"[b:e8a4b81177]JÓIA SOCIAL[/b:e8a4b81177]
[u:e8a4b81177]Para se tornar associado da ACA é necessário o pagamento de uma Jóia Social, no valor de R$ 600,00, podendo este valor ser pago à vista ou parcelado em até 04(quatro) vezes no cheque pré-datado.[/u:e8a4b81177]

Caso o candidato a associado deseje parcelar sua Jóia Social, o procedimento é o seguinte:
1ª parcela ( R$ 150,00) + 1ª mensalidade social ( R$ 65,00)

As 03 (três) parcelas restantes serão de R$ 150,00 e as mensalidades sociais acompanham as parcelas, ao término das parcelas da Jóia Social o associado paga somente a mensalidade social.

Caso o associado prefira, é possível incluir a mensalidade social nos 03(três) cheques seguintes da Jóia Social, pois o mesmo desfrutará da mensalidade com desconto, pois estará antecipando o pagamento de sua mensalidade social, ficando os 04 (quatro) cheques da Jóia Social no valor de R$ 215,00.

O valor da mensalidade social é de R$ 65,00."[/i:e8a4b81177]


E ainda tem mais:

"[i:e8a4b81177]BRA
Cabe ressaltar que o novo associado só poderá iniciar sua instrução após dar entrada em seu BRA (Seguro do aeromodelista) na COBRA - Confederação Brasileira de Aeromodelismo, no valor de R$ 130,00, valor este anual, com uma cobertura de R$ 20.000,00 para prejuízos a terceiros, mais informações no site www.cobra.org.br

NÃO É PERMITIDO AO CANDIDATO A ASSOCIADO ANTECIPAR O PAGAMENTO DE SEU BRA JUNTO À COBRA - Confederação Brasileira de Aeromodelismo ANTES DE SUA EFETIVAÇÃO NO QUADRO SOCIAL DO CLUBE.
[/i:e8a4b81177]"

O que eu acho até que é pior para você, pois, além da jóia, ainda terás que pagar a parte da COBRA diretamente no boletinho do site deles.

Quanto ao chateado... Relaxa, é brincadeira...

Caso não te interesse a ACA-RJ, procure outra alternativa.

Abs,

Airton
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
Avatar do usuário
Albatroz descontrolado
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Qua Out 30, 2013 2:14 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Mensagem por Albatroz descontrolado »

[quote:62a9236f26="Airton"][quote:62a9236f26="Albatroz descontrolado"]
Airton, acho que nosso debate está se alinhando, que bom!!! Porém fiquei chateado por você não crer no que informei.
Veja esse link: http://www.acarj.com.br/inscricao.asp

Com todo respeito, mas acho que você deveria pesquisar antes de dizer que não crer.
Mas tudo bem, vamos continuar mantendo a linha e o respeito para chegarmos a um denominador comum.

Forte abraço!![/quote:62a9236f26]


Eu é que estou chateado contigo!!! Você nos deu uma informação equivocada. Os R$ 600,00 não tem nada a ver com COBRA e sim refere-se a uma Jóia Social paga na filiação, que pode ser dividida em quatro parcelas e não é anual, pelo que entendi do trecho:

[i:62a9236f26]"[b:62a9236f26]JÓIA SOCIAL[/b:62a9236f26]
[u:62a9236f26]Para se tornar associado da ACA é necessário o pagamento de uma Jóia Social, no valor de R$ 600,00, podendo este valor ser pago à vista ou parcelado em até 04(quatro) vezes no cheque pré-datado.[/u:62a9236f26]

Caso o candidato a associado deseje parcelar sua Jóia Social, o procedimento é o seguinte:
1ª parcela ( R$ 150,00) + 1ª mensalidade social ( R$ 65,00)

As 03 (três) parcelas restantes serão de R$ 150,00 e as mensalidades sociais acompanham as parcelas, ao término das parcelas da Jóia Social o associado paga somente a mensalidade social.

Caso o associado prefira, é possível incluir a mensalidade social nos 03(três) cheques seguintes da Jóia Social, pois o mesmo desfrutará da mensalidade com desconto, pois estará antecipando o pagamento de sua mensalidade social, ficando os 04 (quatro) cheques da Jóia Social no valor de R$ 215,00.

O valor da mensalidade social é de R$ 65,00."[/i:62a9236f26]


E ainda tem mais:

"[i:62a9236f26]BRA
Cabe ressaltar que o novo associado só poderá iniciar sua instrução após dar entrada em seu BRA (Seguro do aeromodelista) na COBRA - Confederação Brasileira de Aeromodelismo, no valor de R$ 130,00, valor este anual, com uma cobertura de R$ 20.000,00 para prejuízos a terceiros, mais informações no site www.cobra.org.br

NÃO É PERMITIDO AO CANDIDATO A ASSOCIADO ANTECIPAR O PAGAMENTO DE SEU BRA JUNTO À COBRA - Confederação Brasileira de Aeromodelismo ANTES DE SUA EFETIVAÇÃO NO QUADRO SOCIAL DO CLUBE.
[/i:62a9236f26]"

O que eu acho até que é pior para você, pois, além da jóia, ainda terás que pagar a parte da COBRA diretamente no boletinho do site deles.

Quanto ao chateado... Relaxa, é brincadeira...

Caso não te interesse a ACA-RJ, procure outra alternativa.

Abs,

Airton[/quote:62a9236f26]

Olha eu ai pagando mico pro macaco...kkkkkkkk...esses R$ 600,00 me deixou tão tonto e indignado que acabei confundindo tudo. Não que isso justifique!!!
Peço perdão a você e aos companheiros deste fórum pelo equívoco.
Estou tentando achar o telefone do clube de aeromodelismo da vila militar, também aqui no Rio próximo do museu aeroespacial para confirmar o valor de R$ 580,00 + mensalidade de R$ 60,00 se não me engano + os R$ 130,00 da COBRA.

Essas associações de aeromodelismo daqui do Rio tão que tão danadas para ganhar dinheiro. Essa última também fica dentro de um quartel do exército localizada embaixo de 2 árvores...rsrsrs...não guento!!!!
"MAIS IMPORTANTE QUE VOAR É SABER FAZER VOAR"
Avatar do usuário
Albatroz descontrolado
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Qua Out 30, 2013 2:14 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Mensagem por Albatroz descontrolado »

Airton, só não concordei com essa frase: "Voar só é ruim, diminui o aprendizado e desmotiva rapidamente."
Para quem realmente curte o hobby, voar só não é problema, pelo menos para mim.
Diminuir o aprendizado é relativo, pois existe este e outros fóruns e também os simuladores de voo. Só não aprende quem não quer.
Torno a dizer o que eu escrevi em outro tópico: tenho muito orgulho por estar aprendendo a dominar o heli sem auxílio de instrutor, somente estou contando com a ajuda deste fórum e simulador. Quem não tem noções de nada de aerodinâmica e teoria de voo de helicópteros e não se sente seguro, RECOMENDO O INSTRUTOR DE VOO.
A desmotivação vem quando não se segue a cartilha e tudo começa a dar errado, ai realmente desanima. Caso contrário, é só alegria!!!!

Voar na quadra de esporte é provisório. É só para treinar hover e pequenos circuitos. Daqui a pouquinho estarei voando em campo aberto e sentando a púa no deslocamento.

Agradeço a participação dos outros colegas.

Forte abraço a todos!!
"MAIS IMPORTANTE QUE VOAR É SABER FAZER VOAR"
Responder