O que a potência watts do motor vai mudar no meu voo?

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
nanox1000
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Sáb Jul 13, 2013 10:25 am

O que a potência watts do motor vai mudar no meu voo?

Mensagem por nanox1000 »

Fala pessoal, deixe eu explicar melhor. Segue um exemplo:
Tenho um motor de 1100 kv que ligo em bateria 3s e gera 200 watts com helice 10x5 apc. Depois comprei um motor mais potente, ele também tem 1100 kv, uso com bateria 3s e a mesma helice 10x5, mas esse segundo gera 400 watts de potencia. A pergunta é:

Esse segundo motor será realmente mais potente, dará um voo melhor com mais força e velocidade, ou apenas gastará mais? Porque na minhas pesquisas e no meu ver, se o giro é o mesmo e a hélice também, compensa pegar o de 200watts e terei um voo mais longo. É assim mesmo? Ou terá diferença esses motores?

Obrigado ao pessoal que está auxiliando aqui. Abraços.
Vc perde o medo de voar no primeiro voo de aeromodelo. E recupera ele na primeira lenha.
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4332
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

GERA ou PODE GERAR 400W?

Você mediu?

São duas coisas completamente diferentes..
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... Qual seu grau de instrução?
Dependendo disso vem a resposta.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
nanox1000
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Sáb Jul 13, 2013 10:25 am

Mensagem por nanox1000 »

Obrigado pessoal pela resposta. Aquele foi um exemplo hipotetico. Mas vamos para um exemplo real: motor emax 2822 1200kv com bateria 3s e helice 10x5, teve uma potencia de 140 watts medida pelo watt metter 130A da hobbyking, esse motor é de um amigo meu. O segundo motor é um NTM 35-42 de 1250kv tambem com bateria 3s e helice de 10x5, esse é meu e medi ontem, deu uma potencia de 409 watts. Esse tem 50 kv a mais, mas deu 269 watts a mais. O que quero saber é o que isso significa em termos de potencia pro meu aero? Vai me dar potencia a mais, ou apenas gasto de bateria a mais? Acho que agora com exemplo de motores ficou mais explicado.
E ambos foram medidos com watt metter 130A. Não medi o giro do motor.

Marco Antonio, depende do que vc quer dizer com instrução, se for eletronica é pouca, se for aeromodelismo é boa, e se for na vida em geral ou escolar é boa tambem? Heheheh, aguardo sua resposta pra me tirar essa duvida.

Obrigado novamente o tempo de vcs.
Vc perde o medo de voar no primeiro voo de aeromodelo. E recupera ele na primeira lenha.
ferrabra
membro
Mensagens: 507
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Re: O que a potência watts do motor vai mudar no meu voo?

Mensagem por ferrabra »

Nanox1000,
Potência elétrica é dada pelo produto entre Tensão e Corrente. Este é o valor medido pelo Wattímetro.
A potência mecânica gerada pelo motor é dada pelo produto entre o Torque e a Rotação. O torque está diretamente ligado a corrente consumida pelo motor enquanto que o Kv relaciona a tensão e rotação do motor.
A potência mecânica da hélice é o produto entre o Empuxo e a Velocidade de avanço.
As hélice possuem 2 curvas interessantes que mostram a eficiência mecânica e o empuxo, ambos em função do coeficiente de avanço J=V/(nD) (V - velocidade de avanço, n - rotação da hélice, D - diâmetro). A eficiência mecânica é a razão entre potência mecânica obtida (Empuxo x Velocidade de Avanço) e a potência mecânica fornecida (Torque x Rotação).
Quando você faz um teste estático e mede a potência elétrica você pode concluir que este é o pior dos casos em termos de consumo de corrente em uma avião comum, onde o fluxo do ar é zero ou sempre no sentido de rotação normal da hélice. Isso garante que você não vais estourar o ESC em voo. Também é fato que sua hélice girará mais rápido porque o motor tem mais torque disponível e para contrapô-lo a hélice girará mais rápido até anular este torque.
Para projeto de uma aeronave você estabelece a velocidade de cruzeiro desejada. Se você conhece a aeronave vai saber qual é o arrastro nestas condições. Para manter a velocidade constante é preciso de um empuxo igual ao arrastro. Dadas velocidade de avanço, o empuxo desejado e o diâmetro disponível para hélice existe uma relação entre rotação e pitch que geram este empuxo. Da curva de eficiência da hélice e a velocidade de avanço você estabelece a rotação e pitch ideais. Para subida faz-se o mesmo, sendo que o arrastro será maior para uma dada velocidade de avanço.
Na prática o motor deve ser capaz de permitir a decolagem e a subida (Empuxo) para uma hélice que gera o cruzeiro mais eficiente(J x rendimento), isto é, que usa menos corrente para uma certa velocidade. O jeito é testar várias hélices com o mesmo motor e ver qual gera um menor consumo de corrente.
Dê uma olhada nas referência abaixo e use o [url=http://flbeagle.rchomepage.com/software/webocalc_1.5.2/webocalc.html]WebOCalc[/url] e o [url=http://www.ecalc.ch/motorcalc.htm?ecalc&lang=en]eCalc[/url], que servem como uma bom chute inicial, mas o ajuste fino é com modelista.
Veja:
[url]http://web.mit.edu/16.unified/www/SPRING/propulsion/UnifiedPropulsion7/UnifiedPropulsion7.htm[/url]
[url]http://lancet.mit.edu/motors/motors3.html[/url]
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

É como o Abib falou. Gera ou pode gerar?
Tenho acompanhado o fórum já a um bom tempo e visto muita discrepância em informações e principalmente uma má interpretação de texto pela maioria por vários motivos que não vem ao caso no momento.
Bom, quando olhamos um motor e suas especificações técnicas, algumas vezes as informações a nós passadas são um tanto fora do real, pois tais informações técnicas algumas vezes colocam o motor em seu limite máximo.
Ao vermos em uma especificação de motor, como por exemplo;
I Max = 18A
Bat = 2S ~ 3S
Pot = 220W
Thrust = 850 g
Prop = 11X7 (2S) , 8X5 (3S).

Bom, os exemplos acima são fictícios, pois criei agora sem me dar ao trabalho de procurar na internet por um motor e ver suas especificações.

Bom, vimos que esse motor fictício trabalha com hélices entre 11X7 e 8X5, mas isso não significa que ele irá gerar a potência de 220W com qualquer uma dessas hélices, nem mesmo com uma mesma medida de hélice porém de marca diferente.
Uma hélice APC 9X6, tem desempenho totalmente diferente de uma Master 9X6, embora ambas tenhas as mesmas medidas de diâmetro e de passo, mas são feitas de materiais diferentes, em densidades diferentes e principalmente flexibilidade diferente e isso tudo muda completamente o desempenho de uma hélice.
Por isso, não adianta você ver em um site que fulano usou uma hélice 10X5 nesse motor e obteve 180 W que essa potência será com qualquer hélice 10X5, pois não vai ser, principalmente pelo tipo de bateria a ser utilizada, pois existem resistências internas diferentes entre as marcas de baterias e algumas vezes até entre baterias da mesma marca.


Como saber então que potência está gerando?
Há dois modos de se ver isso, um é o modo estático e o outro é o modo dinâmico.
No modo estático, você precisa de um Wattímetro para medir a corrente drenada pelo motor e a tensão da bateria naquele momento, isso tudo em uma bancada.
No modo dinâmico, é preciso ter no aeromodelo telemetria, para ver qual é a corrente drenada pelo motor e a tensão da bateria naquele instante para você poder fazer os cálculos e ver qual é a potência gerada.
Vamos supor que no teste estático, o Wattímetro te mostrou uma corrente de 19A e uma tensão de 10,8V, nesse caso, você deve multiplicar os 19A pelos 10,8V e terá a potência em W gerada naquele momento.

19 X 10.8 = 205.2W de potência.
Veja que na tabela do motor, diz que ele pode gerar 220W, mas em seu teste só encontrou 205.2W.
Isso significa que seu aeromodelo não vai voar?
Não, pois se as especificações do seu aeromodelo não exigem mais do que 200W, não importa se tem 220W ou 205.2W, pois não é somente isso que conta em uma combinação de motor e hélice, pois temos que ver também a velocidade (pith speed) que o conjunto gera e o empuxo ( thrust), sendo o mais importante, a velocidade, pois é a velocidade que faz o aeromodelo sair do chão e não o empuxo.
10 Km/h já é velocidade, por isso, não devemos acreditar que para ter velocidade, tem que ser veloz, pois uma coisa não tem nada a ver com outra, pois um aeromodelo pode te exigir somente 10 Km/h de velocidade para sair do chão e outro pode te exigir 50 Km/h para sair do chão e se o aeromodelo que precisa de 10 Km/h para sair do chão, tiver um conjunto motor / hélice que gere no máximo 9 Km/h, não importa se está gerando 20W ou 2000W, ele não tem a velocidade que precisa e o aeromodelo não irá voar.
Não sei se me fiz entender, mas espero que sim.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
ferrabra
membro
Mensagens: 507
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

[quote:6ec9b40800="nanox1000"]Obrigado pessoal pela resposta. Aquele foi um exemplo hipotetico. Mas vamos para um exemplo real: motor emax 2822 1200kv com bateria 3s e helice 10x5, teve uma potencia de 140 watts medida pelo watt metter 130A da hobbyking, esse motor é de um amigo meu. O segundo motor é um NTM 35-42 de 1250kv tambem com bateria 3s e helice de 10x5, esse é meu e medi ontem, deu uma potencia de 409 watts. Esse tem 50 kv a mais, mas deu 269 watts a mais. O que quero saber é o que isso significa em termos de potencia pro meu aero?
[/quote:6ec9b40800]
Em termos de potência o seu aero terá mais potência disponível (Empuxo x Velocidade). Em termos de eficiência, depende da sua hélice e da velocidade desenvolvida.
[quote:6ec9b40800="nanox1000"]Vai me dar potencia a mais, ou apenas gasto de bateria a mais? Acho que agora com exemplo de motores ficou mais explicado.
E ambos foram medidos com watt metter 130A. Não medi o giro do motor.
[/quote:6ec9b40800]
No site da Hobbyking, para o NTM35-42 1250Kv 600W existem as curvas de eficiência(%), potência elétrica de entrada(Pi), Potência mecânica de saída (Po), RPM, Corrente (I) e Tensão (V), tudo em função do Torque (N.cm). Você pode perceber que com bateria 4S o rendimento fica mais próximo do máximo para uma maior faixa de torque. Quando a potência de entrada está em torno dos 360 e 600W o motor está operando com maior eficiência. Isso pode não ser o ideal para a configuração da sua aeronave (cruzeiro x espaço disponível para a hélice, rotação, torque necessário).
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

O ferrabra com menos palavras, explicou melhor do que eu.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
nanox1000
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Sáb Jul 13, 2013 10:25 am

Mensagem por nanox1000 »

Obrigado mais uma vez ao pessoal que está disposto a partilhar seus conhecimentos, Papalegua e ferrabra suas explicações foram bem entendidas.
Estou começando a pegar o ponto, não adianta ficar olhando somente as especificações de motores, tem que analisar a eficiencia do conjunto e determinar o que será melhor, e pra isso necessita de ajuste fino do modelista. E na questão dos motores precisa olhar a eficiencia dele tambem. Não é porque anuncia tantos watts que chegará sempre a isso.

Por favor continuem contribuindo para um melhor entendimento. E mais uma vez obrigado.
Vc perde o medo de voar no primeiro voo de aeromodelo. E recupera ele na primeira lenha.
ferrabra
membro
Mensagens: 507
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

Não se esqueça que muita potência com muito pitch e baixa velocidade de deslocamento pode estolar a hélice. Já li em vários locais mas nunca vi a demonstração de que quanto maior a hélice maior a eficiência. Para tanto a rotação de operação deve ser menor para que a ponta da asa não atinja velocidade supersônica.
No site da [url=http://www.apcprop.com/v/downloads/PERFILES_WEB/datalist.asp]APC[/url] você consegue obter as curvas de desempenho das hélices. Para cada rotação da hélice existem tabelas com a velocidade de avanço, J, Eficiência, Coeficiente de Torque, Coeficiente de Potência, Potência do motor, Torque e Empuxo.
Responder