Montagem HeXa M6 com APM 2.5.2 - Passo a Passo

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Montagem HeXa M6 com APM 2.5.2 - Passo a Passo

Mensagem por robertb »

Pessoal,

Segue meu novo projeto: até o momento só havia montado Quads, e resolvi montar meu primeiro Hexa com Gimbal, acho que já aprendi a “pilotar” já da para investir um pouco mais.

Visto que tem poucos projetos de Hexa com detalhes , vou postar as macro etapas.

Configuração:

-----------------------------------------------------------------------------------------
Placa Controladora : APM 2.5.2 (www.aliexpress.com)


Helices : - Carbon 12x4.5 (www.RcTimer.com)

Motores : Tiger -MOTOR MT2814 KV770 (www.foxtechfpv.com)

ESCs : Tiger -MOTOR ESC T40A 400hz Electric Speed Controller
(www.foxtechfpv.com)

Telemetria : 915mhz (HK)

Bateria : Turnigy nano-tech 5000mah 4S 35-70C (HK)

Frame : Hexa M6 (www.dronehobbymodelismo.com)

Radio : Taranis X9D (HK)

Câmera : GoPro3 BlackEdition

FPV : TX e RX - Flysight 5.8G 1.2W (~6-8km)

Gimbal : ainda não definido.

----------------------------------------------------------------------------------------

Tudo já chegou, estou no aguardo apenas do Frame, que esta sendo terminado.

Vou postando os estágios da montagem, e vou focar apenas nas grandes etapas, ai se alguém tiver alguma duvida especifica é só perguntar, se souber, respondo.

Duvidas e sugestões, todas bem vindas.
Abs

Fotos do HW.

[img:612067c533]http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/34/d3hw.jpg[/img:612067c533]
[img:612067c533]http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/15/sz62.jpg[/img:612067c533]
[img:612067c533]http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/10/uj36.jpg[/img:612067c533]
[img:612067c533]http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/138/fl18.jpg[/img:612067c533]
[img:612067c533]http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/854/98ii.jpg[/img:612067c533]
Avatar do usuário
Misiukas
membro
Mensagens: 671
Registrado em: Qua Out 04, 2006 9:10 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Misiukas »

Logo, logo o frame chega para completar o conjunto :D
Felipioliveira
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 1:26 pm
Localização: SAnto Andre SP

Re: Montagem HeXa M6 com APM 2.5.2 - Passo a Passo

Mensagem por Felipioliveira »

[quote="robertb"]Pessoal,

Segue meu novo projeto: até o momento só havia montado Quads, e resolvi montar meu primeiro Hexa com Gimbal, acho que já aprendi a “pilotar” já da para investir um pouco mais.

Visto que tem poucos projetos de Hexa com detalhes , vou postar as macro etapas.

Configuração:

-----------------------------------------------------------------------------------------
Placa Controladora : APM 2.5.2 (www.aliexpress.com)

Frame : Hexa M6 (www.dronehobbymodelismo.com)

Helices : - Carbon 12x4.5 (www.RcTimer.com)

Motores : Tiger -MOTOR MT2814 KV770 (www.foxtechfpv.com)

ESCs : Tiger -MOTOR ESC T40A 400hz Electric Speed Controller
(www.foxtechfpv.com)

Telemetria : 915mhz (HK)

Placa de Leds para APM 2.5.2 : (www.dronehobbymodelismo.com)

Bateria : Turnigy nano-tech 5000mah 4S 35-70C (HK)

Radio : Taranis X9D (HK)

Câmera : GoPro3 BlackEdition

FPV : TX e RX - Flysight 5.8G 1.2W (~6-8km)

Gimbal : ainda não definido.

----------------------------------------------------------------------------------------

Tudo já chegou, estou no aguardo apenas do Frame, que esta sendo terminado.

Vou postando os estágios da montagem, e vou focar apenas nas grandes etapas, ai se alguém tiver alguma duvida especifica é só perguntar, se souber, respondo.

Duvidas e sugestões, todas bem vindas.
Abs






Vou acompanhar!

Uma pergunta como pretende resolver o problema da telemetria ha relatos que a frsky nao funciina muito bem com sistema de 915mhz, no meu por medo optei por 433mhz, apesar de nao ser indicado no brasil mas....
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

opa.

nas minhas montagens, a Telemetria é totalmente independente do TX e Rx do Radio, conecto o TX da telemetria na APM e o RX no notebook.

Através do Mission Planner monitoro Voltagem, Amperagem, Localização, etc.etc..

Nos Quads que tenho, uso 915 e 433, nunca tive problema com nenhuma delas.

Abs
Avatar do usuário
Eldon Pinheiro
membro
Mensagens: 264
Registrado em: Dom Nov 14, 2010 9:43 pm
Localização: São João del Rei/MG
Contato:

Mensagem por Eldon Pinheiro »

[quote:5afd48e709="robertb"]opa.

nas minhas montagens, a Telemetria é totalmente independente do TX e Rx do Radio, conecto o TX da telemetria na APM e o RX no notebook.

Através do Mission Planner monitoro Voltagem, Amperagem, Localização, etc.etc..

Nos Quads que tenho, uso 915 e 433, nunca tive problema com nenhuma delas.

Abs[/quote:5afd48e709]

Oi Roberto, o que ele quis dizer ( acho que entendi ) foi que a telemetria afeta no sinal do Frsky, comprometendo o alcance.

Quanto ao seu Hexa, acompanho essa montagem e ver como trabalha a APM 2.5.2 nessa configuração, abraços.
Eldon Pinheiro
Sem voar, mudei de cidade :(
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

Oi Eldon,

conforme falei tenho alguns Quads já montados (tudo quanto é tamanho), e até hoje tive "zero de problema" na pratica com interferências (Telemetria x Radio), e já fiz voos bem distantes para testar Fail-safe e tudo mais.

adicionalmente nunca coloco fisicamente perto a Telemetria do RX do radio.

Sendo assim o "problema" inexiste" na pratica no meu caso, tanto para 915 e 433.

abs
Avatar do usuário
Eldon Pinheiro
membro
Mensagens: 264
Registrado em: Dom Nov 14, 2010 9:43 pm
Localização: São João del Rei/MG
Contato:

Mensagem por Eldon Pinheiro »

Bem. Realmente não sei se com telemetria ocorre inteferência, teria que ter um analisador de espectros para observar. Eu também tive essa configuração ( frsky e 915mhz) e funcionou normalmente comigo.
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

e vou além, esse tema de interferência (entre componentes) não me preocupa nada, depois da montagem normalmente faço todos os testes de interferência e ate hoje nunca peguei nada, e mesmo assim se interferir e perder o sinal em voo, entra o fail-safe e o "bicho" volta ou paira no ar e desce suavemente, já testei varias vezes e funciona super bem.

agora quanto a falha física de componentes (motor, esc, placa, etc...), já tive problema de "fritar" um ESC em voo, ai é "fatal", são quase 2 kilos em queda livre, feia a coisa, esse tipo de falha sim me tira o sono, pode ocorrer a qualquer momento, em qualquer lugar com qualquer um, simples assim.

abs
Felipioliveira
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 1:26 pm
Localização: SAnto Andre SP

Mensagem por Felipioliveira »

[quote:a0f2f59ff5="Eldon Pinheiro"][quote:a0f2f59ff5="robertb"]opa.

nas minhas montagens, a Telemetria é totalmente independente do TX e Rx do Radio, conecto o TX da telemetria na APM e o RX no notebook.

Através do Mission Planner monitoro Voltagem, Amperagem, Localização, etc.etc..

Nos Quads que tenho, uso 915 e 433, nunca tive problema com nenhuma delas.

Abs[/quote:a0f2f59ff5]

Oi Roberto, o que ele quis dizer ( acho que entendi ) foi que a telemetria afeta no sinal do Frsky, comprometendo o alcance.

Quanto ao seu Hexa, acompanho essa montagem e ver como trabalha a APM 2.5.2 nessa configuração, abraços.[/quote:a0f2f59ff5]

exatamente tome cuidado
Avatar do usuário
guto_bhz
membro
Mensagens: 1821
Registrado em: Qui Nov 11, 2010 5:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por guto_bhz »

Acredito que a potência do transmissor 915Mhz seja pequena, por isso não deve dar problema com o rádio.
Responder