Concurso micro voo-RFMA ... Novidades!

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
Evoo
Equipe E-voo.com
Mensagens: 253
Registrado em: Sex Out 15, 2004 11:57 am
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Evoo »

Eu to gostando bastante da proposta deste concurso e estou disposto a colaborar com o que estiver a meu alcance. Mas diga lá: é pra concorrer com modelos free flight ou radio controlados?
Porque se for pra radio, com o peso proposto eu suponho que só quem já tenha um RFMA, ou um RFFS ou outro micro rx com interface para atuadores vai poder participar, não é? Particularmente eu acho que seria muito mais interessante manter a proposta de micro modelo, mas free flight, elétrico (de preferência), de modo que os próprios modelos pudessem depois ser convertidos para uso com rádio. Isso aumentaria o número de participantes (que se não fosse assim ficaria limitado a pouco mais de 10 pessoas, pelo menos que eu saiba, que já possuem o micro rx) e ajudaria realmente a aumentar o grupo de microvoadores tupiniquins, já que uma pessoa que inda não tem o RFMA poderia ganhar um. Além disso, construir, trimar e fazer voar um micro-modelo free flight requer muito mais técnica/estudo/talento do que fazer o mesmo modelo para voar radiocontrolado.
A idéia de receber participações virtuais eu acho válida, embora certamente ela requererá certas condições específicas, como fotos/filmes de durante a construção com comentários do modelista; mas mais fundamental e interessante será reunir todos os participantes (possíveis) num evento de confraternização para as competições ao vivo e cerimônia de premiação. Isto gerará publico, que gerará novos adeptos para a brincadeira. Sem falar que, por nossa única experiência de confraternização indoor até hoje já sacamos que é muito divertido.
Isso aí, Galera! Vamos refinar estas regras e tocar a brincadeira pra frente!
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4335
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Como se faz um free flight eletrico? Quem corta o motor pra nao detonar a bateria?

Aviao escala nao é comigo (quem conhece meus avioes sabe disso), mas a ideia de uma competicao de voo free-flight indoor eu acho legal. Talvez aqueles amigos do Guga (os donos daqueles pregos magicos :D ) se interessem em participar.

Mas a questao da propulsao é um problema... eu nao gosto muito da ideia de elastico, gostei da ideia de eletrico mas tem a questao de cortar o motor. Pra eliminar os problemas eu tentaria fazer um planador free-flight (arremessado de uma escada, por exemplo :roll: ).
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Legal modelo motorizado :D .. a questão de corte de motor a gente pode dar um jeito simples... eu faço um micro temporizador que corta o motor depois de um tempo e a gente instala em quem for voar.. ta faço ums 5 :lol: não vai pesar mais do que 1g e posso fazer ele pra potencia de até 8A mais do que suficiente.
Assim pode competir todo mundo :D
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4335
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Marco Antonio escreveu:a questão de corte de motor a gente pode dar um jeito simples...

Simples procê, né... :roll:
eu faço um micro temporizador que corta o motor depois de um tempo e a gente instala em quem for voar.. ta faço ums 5 :lol:

Isso seria legal!

Agora abusando um pouco: dá pra alem de ser um temporizador, ser um ESC no sentido de nao mandar a tensao toda da celula pro motor? Se mandar a tensao toda o modelo pode ficar overpowered, subir demais e bater no teto.
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

gustabmo escreveu:
Marco Antonio escreveu:a questão de corte de motor a gente pode dar um jeito simples...

Simples procê, né... :roll:
eu faço um micro temporizador que corta o motor depois de um tempo e a gente instala em quem for voar.. ta faço ums 5 :lol:

Isso seria legal!

Agora abusando um pouco: dá pra alem de ser um temporizador, ser um ESC no sentido de nao mandar a tensao toda da celula pro motor? Se mandar a tensao toda o modelo pode ficar overpowered, subir demais e bater no teto.


Facinho tio :D da até pra controlar via micro micro trimpot o quanto se quer
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Além do premio numa caixa de fosforo claro vamos fazer um palanque???? :D :P

Proponho ums tijolinho :lol: :lol:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Exatamente, FF elétrico costuma ter temporizador para cortar o motor depois de um determinado tempo.

Marco, tenho interesse nos seus temporizadores.

Alex
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Facinho..... me fala que corrente precisa e que tempo minimo e maximo só pra vc ter uma idéia o tamanho que isso fica é de 5mmX5mm pesando 1g se quiser tb faço com controle de potencia.. um speed ajustavel que corta com o tempo .. dai fica com 10mmX10mm pesando 1,2g.. da pra fazer mais leve tipo 0,5g tb mas é besteira né :D
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Vixi! Dá até pra imaginar a celeuma na comunidade FF internacional quando eles souberem disso! :)

Só pra não tumultuar o obvetivo deste tópico, falo com vc em pvt, ok?

Valew

Alex
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Sério?????não tem isso????????Engraçado... é 1000 vezes mais facil do que fazer um speed pra radio :? Não sei se vc chegou a ver os novissimos fets encapsulamento SOT3 que eu tenho capaz de controlar 5A continuo, isso mais 4 componentes e ta feito :D

Ponto pro Evoo 8) claro :D :D

Mas pode passar por aqui mesmo afinal vamos usar aqui tb...
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder