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Construção Treinador Mutinga 1300 - Arte Moderna Laser

Enviado: Sex Fev 07, 2014 3:39 pm
por marinho
Dando continuidade na entrega do projeto que já está atrasado, (ou será que o Marco Antônio divulgou antes? http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=165699) vou começar hoje a postar fotos da montagem do kit do Mutinga. Este é o nosso treinador asa alta que estará definitivamente disponível na loja (http://aeromodelos.artemodernalaser.com.br/) a partir da noite de segunda-feira dia 10/02/2014.

Vou começar pela fuselagem pois é a parte mais fácil de todas, tanto que não será necessário utilizar-se de uma planta durante a montagem.
Deixei as faces da fuselagem em um único corte inteiriço, pois se eu a "quebrasse" em peças menores para economizar no compensado, além de o tempo de corte a laser aumentar muito, o trabalho para montar também seria bem maior. Em uma peça única para cada face da fuselagem o custo benefício melhora bastante e a chance de haver uma emenda mal colada diminui muito!

Seguem as primeiras instruções. Podem perguntar e comentar à vontade.

[img:12ee34f156]http://i.imgur.com/8uoE2sY.jpg[/img:12ee34f156]

[img:12ee34f156]http://i.imgur.com/tjcqi6n.jpg[/img:12ee34f156]

[img:12ee34f156]http://i.imgur.com/z1WwOG6.jpg[/img:12ee34f156]

[img:12ee34f156]http://i.imgur.com/zWQFSTP.jpg[/img:12ee34f156]

[img:12ee34f156]http://i.imgur.com/WPq2Tzm.jpg[/img:12ee34f156]

[img:12ee34f156]http://i.imgur.com/hJcjiE8.jpg[/img:12ee34f156]

[img:12ee34f156]http://i.imgur.com/OBcUz9G.jpg[/img:12ee34f156]

[img:12ee34f156]http://i.imgur.com/xR6Bfcm.jpg[/img:12ee34f156]

Enviado: Sex Fev 07, 2014 9:41 pm
por Mac2
Marinho,

É possível colocar um motor glow neste kit? Será que um ASP .25 iria bem nele?

Abs

Marco Aurelio

Enviado: Sáb Fev 08, 2014 6:06 pm
por marinho
[quote:37e37bab05="Mac2"]Marinho,

É possível colocar um motor glow neste kit? Será que um ASP .25 iria bem nele?

Abs

Marco Aurelio[/quote:37e37bab05]

Marco,

Acredito que um motor .25 seja o máximo suportado para este avião. Um .20 ou .21, seriam escolhas mais interessantes.

Segue uma comparação de peso de alguns motores que eu conheço:

Motor ASP .21 2 tempos

Displacement: 3.34
Bore: 16.30mm
Stroke: 16.00mm
Hélice sugerida: 8*6
RPM: 2,500 ~ 19,000
Weight: 233g

ASP .25 2 tempos

Displacement: 4.05
Bore: 17.42mm
Stroke: 17.00mm
Suggested prop: 9x5
RPM: 2,000 ~ 18,000
Weight: 300g

O.S. .25LA

Displacement: 0.2485 cu in (4.0 cc)
Bore: 0.7087 in (18 mm)
Stroke: 0.63 in (16 mm)
Practical rpm: 2,500-16,000
Output: 0.59 hp @ 15,000 rpm
Weight: 6.9 oz (197 g)
Includes: #A3 glow plug, 20H carburetor, #E-2030 muffler
Recommended Props: 9x5, 9x6, 10x

O.S. .25FX

Displacement: 0.2485 cu in (4.07 cc)
Bore: 0.708 in (18.0 mm)
Stroke: 0.630 in (16.0 mm)
Practical rpm range: 2,500-19,000
Output: 0.84 hp @ 18,900 rpm
Weight w/muffler: 10.8 oz (306 g)
Includes: expansion style muffler

Dá pra perceber, que existem boas diferenças de peso dependendo do tipo de motor inclusive sendo do mesmo fabricante. É só tomar cuidado na hora da escolhga para não ter dor de cabeça com o C.G. ou o peso final do modelo.



Seguem mais algumas fotos da montagem...

[img:37e37bab05]http://i.imgur.com/19tt7mN.jpg[/img:37e37bab05]

Infelizmente perdi as fotografias que ilustravam o fechamento da fuselagem.
A tarefa é tranquila, depois de as laterais serem unidas uma na outra Encaixa-se o fundo dianteiro fixando-se pelo primeiro encaixe da frente do avião. Siga por baixo até terminar na traseira já colando tudo e posteriormente o fechamento superior traseiro deve ser montado.
As peças de fechamento superior e inferior da fuselagem, estão bem ajustadas Ajudam com que tudo fique bem alinhado. Portanto o encaixe das peças no lugar deve ser feito com atenção pois está tudo bem justo com um minimo de folga.

[img:37e37bab05]http://i.imgur.com/6eVk3ZN.jpg[/img:37e37bab05]

[img:37e37bab05]http://i.imgur.com/Nam7peU.jpg[/img:37e37bab05]

Enviado: Dom Fev 09, 2014 10:19 am
por junior/bads
Lindao! Quanto vai custar o kit?

Enviado: Ter Fev 11, 2014 3:47 pm
por marinho
[quote:63a5fd7f63="junior/bads"]Lindao! Quanto vai custar o kit?[/quote:63a5fd7f63]

Junior,

O Short kit, que contempla somente a madeira e plantas para guiar a construção, sairá por R$222,00. Ainda teremos um novo preço, com a opção de todos os acessórios como trem de pouso, lincagem e rodas inclusos.

Seguem mais algumas instruções. O próximo passo após estes todos já mostrados, será a construção das asas que comecerei a publicar no próximo final de semana.

[img:63a5fd7f63]http://i.imgur.com/4gwqgZp.jpg[/img:63a5fd7f63]

[img:63a5fd7f63]http://i.imgur.com/HclHksL.jpg[/img:63a5fd7f63]

Enviado: Ter Fev 11, 2014 5:00 pm
por Elilson
quanto terá a versão ARF dos seus kits??

Enviado: Ter Fev 11, 2014 5:30 pm
por marinho
Elilson,

Versões ARF de nossos kits, dependem de uma estrutura que ainda está em estudo. Pois se for pra produzir ARF´s, não podemos pensar em 5 ou 6 unidades de cada modelo por mês. Teríamos sim que olhar pra um número bem acima de 80 unidades de cada um dos modelos de nosso catálogo. Isso implica então em uma estrutura mais elaborada e com bem mais pessoas trabalhando do que temos hoje e canais de escoamento da produção que implicam até mesmo em exportação para que possamos ter retorno e giro sobre tudo. Seriam investimentos já na casa das centenas de milhares de reais. O que claro não é impossível, mas é bem complexo.
Estudamos algo assim, pois todo mês entregamos por encomenda cerca de 5 aviões ARF que não saem tão barato. Se estiver realmente afim de um de nossos modelos ARF, pode fazer a sua encomenda com 50% de sinal que despacharemos em 10 dias úteis mediante pagamento do saldo e envio.
Os modelos quando entregues nesta versão, acompanham todos os acessórios de lincagem e rodas, faltando apenas a eletrônica para completar o avião. E você ainda pode escolher até duas cores de entelagem dentro das que temos disponíveis!

Os modelos disponíveis para encomenda em ARF, são:

Cauré Sports 1200 - R$572,00
Treinador Mutinga 1300 - R$ 563,25
Slow Stick - R$496,00

Att,

Marinho
www.artemodernalaser.com.br

Enviado: Seg Out 06, 2014 9:26 pm
por MarioSG
Alguem sabe como comprar o aero Mutinga...????
No site não ha´como fazer......email...ja enviei....mp...tb.....e nada de resposta...a dificil....e desanimador.

Enviado: Seg Out 06, 2014 10:45 pm
por Marco Antonio
Vou avisar o Mario...

Enviado: Qua Out 08, 2014 1:27 pm
por marinho
Caro Mario,

Me desculpe pela demora na resposta, mas ficamos vários dias sem eletricidade aqui no galpão devido ao rompimento do cabo que alimenta o recinto. Refizemos toda a nossa instalação por conta disso.
Vamos lá...
O Mutinga, está fora do site pois o compensado de 2,2mm que usamos na fuselagem está em falta e para usarmos o de 2,7mm ou o de 3mm que são mais comuns, o desenho precisa ser todo reformulado e isto leva um bom tempo.
Acredito que no final da semana que vem, eu já tenha estes desenhos em condições de corte.

Mais uma vez me desculpe pela falta de comunicação!

Att,


Mario Estevan
Arte Moderna Laser
11-3859-3408
11-9-6361-2102