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transformando o rotor normal para flybaless

Enviado: Ter Abr 08, 2014 3:28 pm
por Joel Barbosa
fiz a transformação de um rotor de 450 normal para flybarless DFC, ficou muito bom, só comprei o 3g, instalei o heli numa fuselagem do jet ranger 206, agora estou transformando o rotor do meu 600 para flybarless DFC, eu achei um tanto fácil no 450 e com um excelente resultado, se eu não disser que tranformado, nem percebem. Alguém já fez isso num 600?

Enviado: Ter Abr 08, 2014 3:48 pm
por Hidden
Quando o flybarless começou a surgir a alguns anos atrás, muitos modelistas faziam isso, depois percebeu-se que para fins de vôo 3D não compensava muito, o rotor projetado para FBL possui diferenças geométricas que otimizam em muito o vôo 3D "hard".

Agora no sei caso, como é para escala, realmente vai funcionar perfeitamente sendo convertido, é só fazer direitinho no 600 também que não tem erro.

Abraços.

Enviado: Ter Abr 08, 2014 3:50 pm
por Hidden
PS.: Agora que percebi, você disse que converteu um rotor convencional para flybarless "DFC", é isso mesmo? Sabe exatamente a diferença entre um rotor flybarless comum e um DFC? Porque os primeiros rotores DFC apresentaram falhas em vôo por não suportar o esforço devido à torção do spindle shaft...

Se possível poste uma foto pra gente ver.

Enviado: Ter Abr 08, 2014 4:11 pm
por Joel Barbosa
eu tinha transformado para flibarless normal, ai comprei o link align dfc e instalei, foi necessário somente a troca da haste de metal para roquear o balllink, ficou excelente, postarei fotos hj a noite.

Enviado: Ter Abr 08, 2014 5:57 pm
por Joel Barbosa
Foto

Enviado: Qua Abr 09, 2014 9:16 am
por Hidden
Então Joel, os rotores convencionais flybar, principalmente os projetos mais antigos, costumam possuir dampers muito macios, e também o spindle shaft costuma ser mais curto, e isso ocasiona muita torção do spindle em relação à linha longitudinal do eixo principal (main shaft), e o que se descobriu com os primeiros rotores DFC da Align foi que devido a isso ocorreram várias ocorrências de quebra dos parafusos que prendem os braços DFC e se não me engano houve casos de quebra até do braço do pega-pás, depois modificaram o projeto reforçando essas partes e tornando o rotor mais rígido.

Mesmo o seu caso sendo um heli escala, onde o vôo costuma ser muito suave, convém verificar isso para evitar uma quebra em vôo que será catastrófica, no mínimo você precisa utilizar dampers bem rígidos nesse seu rotor.

Quanto a foto, me referi a uma foto em close do rotor modificado, se conseguir tirar uma posta aqui pra gente ver.

Abraços.

Enviado: Qua Abr 09, 2014 10:51 am
por Joel Barbosa
muito bom sua observação, vou verificar sempre após os vôos, qualquer sinal de fadiga nos braços.

Enviado: Qua Abr 09, 2014 10:58 am
por Joel Barbosa
vc teria algum damper mais rigido pra me indicar, para o 450 e para o 600

Enviado: Ter Abr 15, 2014 9:55 pm
por Flavio LHP
Cara comprei uns damperes da tarot pro meu 450 que parece um pedacinho de canudo para 4mm... ele eh tao rigido que meu heli ficou ate duro para dar grau.. hahaha.. mas vai lacear um pouco..