Servos para aero 30cc

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:18f0f21b29="surfyrex"][quote:18f0f21b29="surfyrex"][quote:18f0f21b29="lanmrj"]Bom, depois de muito ler os senhores aqui e em outros tópicos ... resolvi ajudar de uma forma definitiva ....

Valendo lembrar o seguinte .... não existe impedimento de fabricante NENHUM com relação ao uso de servos de nylon em aero gasolina ... portanto servo de metal ou titanium são quase sempre um exagero.

Apenas servos de karbonite não devem ser utilizados em aeros gasolina, por recomendação do fabricante.

Para calcular o torque do servo (T), é preciso saber:
Envergadura da superfície = e (metros)
Largura da superfície = l (metros)
Seno do ângulo da superfície = senalfa
Densidade do ar considerada = RÔ = 1300kg/metro cúbico
Velocidade do cálculo = V (metros por seg)
Lembrar que 1m/s = 3,6Km/hora e 10m/s = 36km/hora
Supor que ponto de giro da superfície é o bordo de ataque.
O cálculo é:
T = Força X braço
Força = fluxo de massa X velocidade
Fluxo de massa = RÔ X e X l X senalfa X V e a
Força é igual a RÔ X e X l X senalfa X V X V.
O braço é igual a l X senalfa.
Finalmente, o Torque,
T = RÔ X e X l X senalfa X V X V X l X senalfa ou melhor
Observar que ao calcular ( l X senalfa X V ), este valor deve ser elevado ao quadrado.
O resultado será em Kgf-m.
Para ficar compatível com Kgf.cm, o valor encontrado deverá ser multiplicado por 100.
Detalhe: 1 oz-in = 0,072 Kgf-cm e 1 Kgf-cm = 13,88 oz-in.

Aí vai o exemplo:
Observar que a densidade do ar havia sido escreita sem a vírgula, ou seja, mil vezes maior.

Exemplo numérico

I = 5 cm = 0,05m
e = 30cm = 0,3m
alfa =30 ; senalfa = 0,5
V = 54 km/h = 15 m/s
T = RÔ X e X l X senalfa X V X V X l X senalfa
T = 1,300 X 0,3X 0,05 x 0,5 X 15 X 15 X 0,05 X 0,5
T = 0,0543 Kg-m = 5,43 Kg-cm
Isto significa que esta superfície de 30cmX5cm defletida em 30graus exige um torque de 5.43 Kg-cm e que com um servo de 21 Kg-cm a velocidade poderia crescer para cerca de 30 m/s ou 110 Km/h.

Observe que raramente se aplica deflexão máxima e velocidade máxima ao mesmo tempo .....

Isso seria o caso de estas=r a toda velocidade e puxar o profundor de uma vez só.

Vamos parar de super dimensionar servo. Dentro vários outros fatores, esquecemos que servos maiores\digitais e etc ... exigem baterias maiores, consequentemente mais peso dentro do aero, fios heavy duty, chave parrudo entre outros.

Meus aeros gasolina estão TODOS com servos de nylon, uso apenas UM servo metal no profundor de um 50cc.

Léo Miranda.[/quote:18f0f21b29]


Caro Leo

Percebi nos come[/quote:18f0f21b29]

Cliquei e nao terminei..rsss...

Vamos la percebi nos comentarios do amigo ser bastante coerente e acertado, embora nao esteja certo da escolha dos servos que instalei em meu aero, sou do tempo em que existia somente servos futaba, s148 e s3003, que alias nunca mederam problemas em meus aeros glow 120 4 tempos, hoje estou montando um YAK 54 26% com motor DLE 30cc, lembrando que meu estilo de voo e sport, voando aviao como aviao, nada de 3 D, bem instalei o seguinte, ailerons servos tower mg996r, profundor os mesmos servos, acelerador s148, profundor um servo com 2 rolamentos da futaba que esta sem etiqueta e nqo sei o modelo dele.

Estava usando para alimentar o rx um ubec, mas resolvi usar uma bateria life direto, pq quando acionava todos os comandos ao mesmo tempo, os servos dos ailerons ficavam meio doidos e com vontade propria, pensei ate em usar servos s3003 nos ailerons, pq como disse nao faco voo 3d, mas fico com receio deles nao aguentarem.

O engracado e que apos tirar o ubec e usar a life de 1100mah, os servos pararam de ficarem doidos, a nao ser que acione o sticks muito rapido ai eles as vezes ficam estranhos.

Gostaria de saber se poderia usar servos s3004 e manter apenas os mg996r n o profundor, ou outro servo que me recomende, ou poderia me indicar algo que nao tivesse mais estes problemas.... este aero possui envergadura de 1,85m da marca peak models.

O radio que estou usando e um futaba T8J com Rx 2008 SB HV.

Aguardo seus comentarios[/quote:18f0f21b29]

Meu camarada, já tive um problema como o seu.

Cada vez que eu ligava o aero, os servos ficavam em uma posição diferente.

O problema estava nos dois servos da asa, troquei ambos eu o problema sumiu. Testando várias vezes depois, os dois estavam com defeito.

Faça o teste com uma bateria de nimh 6,0v e veja se o problema irá persistir, talvez os servos não estejam suportando a bateria de life.

Quer usar lipo\life, use todos os servos HV. Caso contrário 6,0V nicd\nimh.

Não sei ao certo o torque do 3004, se tiver 6kg ou mais ligados em 6V, pode usar tranquilamente.

Só lembre do seguinte, voo 3D não exige nada do servo, não tem velocidade.

Fernando Caveira, usa na asa do seu P-51 com motor 50cc um servo 3004, porém em aero escala as superfícies são menores que em aeros 3D e isso significa menos força.

Léo Miranda.
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
surfyrex
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Qui Set 14, 2006 11:53 pm
Localização: Cotia

Mensagem por surfyrex »

[quote:f82f93a01e="lanmrj"][quote:f82f93a01e="surfyrex"][quote:f82f93a01e="surfyrex"][quote:f82f93a01e="lanmrj"]Bom, depois de muito ler os senhores aqui e em outros tópicos ... resolvi ajudar de uma forma definitiva ....

Valendo lembrar o seguinte .... não existe impedimento de fabricante NENHUM com relação ao uso de servos de nylon em aero gasolina ... portanto servo de metal ou titanium são quase sempre um exagero.

Apenas servos de karbonite não devem ser utilizados em aeros gasolina, por recomendação do fabricante.

Para calcular o torque do servo (T), é preciso saber:
Envergadura da superfície = e (metros)
Largura da superfície = l (metros)
Seno do ângulo da superfície = senalfa
Densidade do ar considerada = RÔ = 1300kg/metro cúbico
Velocidade do cálculo = V (metros por seg)
Lembrar que 1m/s = 3,6Km/hora e 10m/s = 36km/hora
Supor que ponto de giro da superfície é o bordo de ataque.
O cálculo é:
T = Força X braço
Força = fluxo de massa X velocidade
Fluxo de massa = RÔ X e X l X senalfa X V e a
Força é igual a RÔ X e X l X senalfa X V X V.
O braço é igual a l X senalfa.
Finalmente, o Torque,
T = RÔ X e X l X senalfa X V X V X l X senalfa ou melhor
Observar que ao calcular ( l X senalfa X V ), este valor deve ser elevado ao quadrado.
O resultado será em Kgf-m.
Para ficar compatível com Kgf.cm, o valor encontrado deverá ser multiplicado por 100.
Detalhe: 1 oz-in = 0,072 Kgf-cm e 1 Kgf-cm = 13,88 oz-in.

Aí vai o exemplo:
Observar que a densidade do ar havia sido escreita sem a vírgula, ou seja, mil vezes maior.

Exemplo numérico

I = 5 cm = 0,05m
e = 30cm = 0,3m
alfa =30 ; senalfa = 0,5
V = 54 km/h = 15 m/s
T = RÔ X e X l X senalfa X V X V X l X senalfa
T = 1,300 X 0,3X 0,05 x 0,5 X 15 X 15 X 0,05 X 0,5
T = 0,0543 Kg-m = 5,43 Kg-cm
Isto significa que esta superfície de 30cmX5cm defletida em 30graus exige um torque de 5.43 Kg-cm e que com um servo de 21 Kg-cm a velocidade poderia crescer para cerca de 30 m/s ou 110 Km/h.

Observe que raramente se aplica deflexão máxima e velocidade máxima ao mesmo tempo .....

Isso seria o caso de estas=r a toda velocidade e puxar o profundor de uma vez só.

Vamos parar de super dimensionar servo. Dentro vários outros fatores, esquecemos que servos maiores\digitais e etc ... exigem baterias maiores, consequentemente mais peso dentro do aero, fios heavy duty, chave parrudo entre outros.

Meus aeros gasolina estão TODOS com servos de nylon, uso apenas UM servo metal no profundor de um 50cc.

Léo Miranda.[/quote:f82f93a01e]


Caro Leo

Percebi nos come[/quote:f82f93a01e]

Cliquei e nao terminei..rsss...

Vamos la percebi nos comentarios do amigo ser bastante coerente e acertado, embora nao esteja certo da escolha dos servos que instalei em meu aero, sou do tempo em que existia somente servos futaba, s148 e s3003, que alias nunca mederam problemas em meus aeros glow 120 4 tempos, hoje estou montando um YAK 54 26% com motor DLE 30cc, lembrando que meu estilo de voo e sport, voando aviao como aviao, nada de 3 D, bem instalei o seguinte, ailerons servos tower mg996r, profundor os mesmos servos, acelerador s148, profundor um servo com 2 rolamentos da futaba que esta sem etiqueta e nqo sei o modelo dele.

Estava usando para alimentar o rx um ubec, mas resolvi usar uma bateria life direto, pq quando acionava todos os comandos ao mesmo tempo, os servos dos ailerons ficavam meio doidos e com vontade propria, pensei ate em usar servos s3003 nos ailerons, pq como disse nao faco voo 3d, mas fico com receio deles nao aguentarem.

O engracado e que apos tirar o ubec e usar a life de 1100mah, os servos pararam de ficarem doidos, a nao ser que acione o sticks muito rapido ai eles as vezes ficam estranhos.

Gostaria de saber se poderia usar servos s3004 e manter apenas os mg996r n o profundor, ou outro servo que me recomende, ou poderia me indicar algo que nao tivesse mais estes problemas.... este aero possui envergadura de 1,85m da marca peak models.

O radio que estou usando e um futaba T8J com Rx 2008 SB HV.

Aguardo seus comentarios[/quote:f82f93a01e]

Meu camarada, já tive um problema como o seu.

Cada vez que eu ligava o aero, os servos ficavam em uma posição diferente.

O problema estava nos dois servos da asa, troquei ambos eu o problema sumiu. Testando várias vezes depois, os dois estavam com defeito.

Faça o teste com uma bateria de nimh 6,0v e veja se o problema irá persistir, talvez os servos não estejam suportando a bateria de life.

Quer usar lipo\life, use todos os servos HV. Caso contrário 6,0V nicd\nimh.

Não sei ao certo o torque do 3004, se tiver 6kg ou mais ligados em 6V, pode usar tranquilamente.

Só lembre do seguinte, voo 3D não exige nada do servo, não tem velocidade.

Fernando Caveira, usa na asa do seu P-51 com motor 50cc um servo 3004, porém em aero escala as superfícies são menores que em aeros 3D e isso significa menos força.

Léo Miranda.[/quote:f82f93a01e]

Leo

Vou testar conforme sua sugestao e posto aqui o resultado

Obrigado pela ajuda

Abs
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:642a1bf20b="surfyrex"][quote:642a1bf20b="lanmrj"][quote:642a1bf20b="surfyrex"][quote:642a1bf20b="surfyrex"][quote:642a1bf20b="lanmrj"]Bom, depois de muito ler os senhores aqui e em outros tópicos ... resolvi ajudar de uma forma definitiva ....

Valendo lembrar o seguinte .... não existe impedimento de fabricante NENHUM com relação ao uso de servos de nylon em aero gasolina ... portanto servo de metal ou titanium são quase sempre um exagero.

Apenas servos de karbonite não devem ser utilizados em aeros gasolina, por recomendação do fabricante.

Para calcular o torque do servo (T), é preciso saber:
Envergadura da superfície = e (metros)
Largura da superfície = l (metros)
Seno do ângulo da superfície = senalfa
Densidade do ar considerada = RÔ = 1300kg/metro cúbico
Velocidade do cálculo = V (metros por seg)
Lembrar que 1m/s = 3,6Km/hora e 10m/s = 36km/hora
Supor que ponto de giro da superfície é o bordo de ataque.
O cálculo é:
T = Força X braço
Força = fluxo de massa X velocidade
Fluxo de massa = RÔ X e X l X senalfa X V e a
Força é igual a RÔ X e X l X senalfa X V X V.
O braço é igual a l X senalfa.
Finalmente, o Torque,
T = RÔ X e X l X senalfa X V X V X l X senalfa ou melhor
Observar que ao calcular ( l X senalfa X V ), este valor deve ser elevado ao quadrado.
O resultado será em Kgf-m.
Para ficar compatível com Kgf.cm, o valor encontrado deverá ser multiplicado por 100.
Detalhe: 1 oz-in = 0,072 Kgf-cm e 1 Kgf-cm = 13,88 oz-in.

Aí vai o exemplo:
Observar que a densidade do ar havia sido escreita sem a vírgula, ou seja, mil vezes maior.

Exemplo numérico

I = 5 cm = 0,05m
e = 30cm = 0,3m
alfa =30 ; senalfa = 0,5
V = 54 km/h = 15 m/s
T = RÔ X e X l X senalfa X V X V X l X senalfa
T = 1,300 X 0,3X 0,05 x 0,5 X 15 X 15 X 0,05 X 0,5
T = 0,0543 Kg-m = 5,43 Kg-cm
Isto significa que esta superfície de 30cmX5cm defletida em 30graus exige um torque de 5.43 Kg-cm e que com um servo de 21 Kg-cm a velocidade poderia crescer para cerca de 30 m/s ou 110 Km/h.

Observe que raramente se aplica deflexão máxima e velocidade máxima ao mesmo tempo .....

Isso seria o caso de estas=r a toda velocidade e puxar o profundor de uma vez só.

Vamos parar de super dimensionar servo. Dentro vários outros fatores, esquecemos que servos maiores\digitais e etc ... exigem baterias maiores, consequentemente mais peso dentro do aero, fios heavy duty, chave parrudo entre outros.

Meus aeros gasolina estão TODOS com servos de nylon, uso apenas UM servo metal no profundor de um 50cc.

Léo Miranda.[/quote:642a1bf20b]


Caro Leo

Percebi nos come[/quote:642a1bf20b]

Cliquei e nao terminei..rsss...

Vamos la percebi nos comentarios do amigo ser bastante coerente e acertado, embora nao esteja certo da escolha dos servos que instalei em meu aero, sou do tempo em que existia somente servos futaba, s148 e s3003, que alias nunca mederam problemas em meus aeros glow 120 4 tempos, hoje estou montando um YAK 54 26% com motor DLE 30cc, lembrando que meu estilo de voo e sport, voando aviao como aviao, nada de 3 D, bem instalei o seguinte, ailerons servos tower mg996r, profundor os mesmos servos, acelerador s148, profundor um servo com 2 rolamentos da futaba que esta sem etiqueta e nqo sei o modelo dele.

Estava usando para alimentar o rx um ubec, mas resolvi usar uma bateria life direto, pq quando acionava todos os comandos ao mesmo tempo, os servos dos ailerons ficavam meio doidos e com vontade propria, pensei ate em usar servos s3003 nos ailerons, pq como disse nao faco voo 3d, mas fico com receio deles nao aguentarem.

O engracado e que apos tirar o ubec e usar a life de 1100mah, os servos pararam de ficarem doidos, a nao ser que acione o sticks muito rapido ai eles as vezes ficam estranhos.

Gostaria de saber se poderia usar servos s3004 e manter apenas os mg996r n o profundor, ou outro servo que me recomende, ou poderia me indicar algo que nao tivesse mais estes problemas.... este aero possui envergadura de 1,85m da marca peak models.

O radio que estou usando e um futaba T8J com Rx 2008 SB HV.

Aguardo seus comentarios[/quote:642a1bf20b]

Meu camarada, já tive um problema como o seu.

Cada vez que eu ligava o aero, os servos ficavam em uma posição diferente.

O problema estava nos dois servos da asa, troquei ambos eu o problema sumiu. Testando várias vezes depois, os dois estavam com defeito.

Faça o teste com uma bateria de nimh 6,0v e veja se o problema irá persistir, talvez os servos não estejam suportando a bateria de life.

Quer usar lipo\life, use todos os servos HV. Caso contrário 6,0V nicd\nimh.

Não sei ao certo o torque do 3004, se tiver 6kg ou mais ligados em 6V, pode usar tranquilamente.

Só lembre do seguinte, voo 3D não exige nada do servo, não tem velocidade.

Fernando Caveira, usa na asa do seu P-51 com motor 50cc um servo 3004, porém em aero escala as superfícies são menores que em aeros 3D e isso significa menos força.

Léo Miranda.[/quote:642a1bf20b]

Leo

Vou testar conforme sua sugestao e posto aqui o resultado

Obrigado pela ajuda

Abs[/quote:642a1bf20b]

Eu tenho um Profile 20cc da Peak, uso estes servos, 996 com bateria Life 6,6v 2500mha direto no RX, uso 2 baterias no TX para diminuir a corrente que passa nos conectores, e para ter uma redundancia... sem problemas até hoje! Faz mais de 6 meses que tenho o aero voo todo fds sábado e domingo.. voo bastante mesmo..
Lembre-se de ligar primeiro o TX, depois o Aero... outra coisa, verifica se suas extensões são Twisted, pois aeros maiores com extensões muito longas e fios pareados pode dar algum tipo de problema no sinal dos servos..
Agora se o problema for muito pouco mesmo, pode ser pq estes servos não centralizam 100%... é o preço que se paga por um chigling ... mas eu uso assim mesmo :P
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
bugalaws
membro
Mensagens: 467
Registrado em: Seg Jun 11, 2012 11:41 pm
Localização: Campo Grande / MS

Mensagem por bugalaws »

Certa vez cometi a burrice de colocar dois 996 nos ailerons de um tucano, toda vez que dava comando nos ailerons rapidamente, reiniciava meu RX pensando ser o meu FrSky com problema liguei num futaba de um amigo, o problema persistiu, fucei fucei até que coloquei dois 3003, o problema foi resolvido, resumo da ópera, depois testando em bancada os 9 servos 996 que comprei apresentavam o mesmo problema... Ou sou muito azarado ou os servos não são confiáveis mesmo .... por garantia joguei todos no lixo. rsss
Avatar do usuário
bugalaws
membro
Mensagens: 467
Registrado em: Seg Jun 11, 2012 11:41 pm
Localização: Campo Grande / MS

Mensagem por bugalaws »

[quote:f9fa90a38d="lanmrj"][quote:f9fa90a38d="Vinicius Itauna-MG"]Leo, vc sabe me dizer qual servo JR e equivalente ao FUTABA S3010?[/quote:f9fa90a38d]

JR DS821
Belíssimo servo , diga-se de passagem!

Conheço a informação sim, são servos vendidos apenas na HK, e realmente so operam em 4,8v! Pode usar tranquilo, são bons e confiáveis!

Léo Miranda[/quote:f9fa90a38d]

Léo,

Vale uma resalva referente a esse servo, evitar usa-los com receptores 2.4GHz com telemetria, eles tem um B.O. que quando perto da da antena eles ficam com efeito Jitter (tipo uma vibração) o servo responde normalmente, porém faz um barulho danado, mais uma vez eu pensando ser meu FrSky o problema, coloquei em um Jr de um amigo com telemetria, e o problema é o mesmo, você aproxima a antena do servo e o bixo fica doido, ai testando novamente bindei o mesmo receptor FrSKY no radio mas com a telemetria desabilitada, acabou o problema. Após algumas pesquisas na internet acabei me conformando....
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:dc1e2a03a8="bugalaws"][quote:dc1e2a03a8="lanmrj"][quote:dc1e2a03a8="Vinicius Itauna-MG"]Leo, vc sabe me dizer qual servo JR e equivalente ao FUTABA S3010?[/quote:dc1e2a03a8]

JR DS821
Belíssimo servo , diga-se de passagem!

Conheço a informação sim, são servos vendidos apenas na HK, e realmente so operam em 4,8v! Pode usar tranquilo, são bons e confiáveis!

Léo Miranda[/quote:dc1e2a03a8]

Léo,

Vale uma resalva referente a esse servo, evitar usa-los com receptores 2.4GHz com telemetria, eles tem um B.O. que quando perto da da antena eles ficam com efeito Jitter (tipo uma vibração) o servo responde normalmente, porém faz um barulho danado, mais uma vez eu pensando ser meu FrSky o problema, coloquei em um Jr de um amigo com telemetria, e o problema é o mesmo, você aproxima a antena do servo e o bixo fica doido, ai testando novamente bindei o mesmo receptor FrSKY no radio mas com a telemetria desabilitada, acabou o problema. Após algumas pesquisas na internet acabei me conformando....[/quote:dc1e2a03a8]

Fala meu camarada,

De qual servo está falando ??? JR DS821 ????

Se for esse, eu uso em um rádio JR DMSS (novo) com telemetria funcionando e nunca tive problemas.

Barulho, a maioria dos servos digitais são muito barulhentos, é inerente ao funcionamento deles.

Sinceramente não estudei a fundo esse tipo de problema, portanto não estou apto a dar qualquer opinião sobre esse assunto.

Forte abraço,

Léo Miranda
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
Moiado
membro
Mensagens: 287
Registrado em: Dom Mai 29, 2011 1:08 pm
Localização: Ibiá, MG

Mensagem por Moiado »

[quote:946ccd6c47="lanmrj"]Bom, depois de muito ler os senhores aqui e em outros tópicos ... resolvi ajudar de uma forma definitiva ....

Valendo lembrar o seguinte .... não existe impedimento de fabricante NENHUM com relação ao uso de servos de nylon em aero gasolina ... portanto servo de metal ou titanium são quase sempre um exagero.

Apenas servos de karbonite não devem ser utilizados em aeros gasolina, por recomendação do fabricante.

Para calcular o torque do servo (T), é preciso saber:
Envergadura da superfície = e (metros)
Largura da superfície = l (metros)
Seno do ângulo da superfície = senalfa
Densidade do ar considerada = RÔ = 1300kg/metro cúbico
Velocidade do cálculo = V (metros por seg)
Lembrar que 1m/s = 3,6Km/hora e 10m/s = 36km/hora
Supor que ponto de giro da superfície é o bordo de ataque.
O cálculo é:
T = Força X braço
Força = fluxo de massa X velocidade
Fluxo de massa = RÔ X e X l X senalfa X V e a
Força é igual a RÔ X e X l X senalfa X V X V.
O braço é igual a l X senalfa.
Finalmente, o Torque,
T = RÔ X e X l X senalfa X V X V X l X senalfa ou melhor
Observar que ao calcular ( l X senalfa X V ), este valor deve ser elevado ao quadrado.
O resultado será em Kgf-m.
Para ficar compatível com Kgf.cm, o valor encontrado deverá ser multiplicado por 100.
Detalhe: 1 oz-in = 0,072 Kgf-cm e 1 Kgf-cm = 13,88 oz-in.

Aí vai o exemplo:
Observar que a densidade do ar havia sido escreita sem a vírgula, ou seja, mil vezes maior.

Exemplo numérico

I = 5 cm = 0,05m
e = 30cm = 0,3m
alfa =30 ; senalfa = 0,5
V = 54 km/h = 15 m/s
T = RÔ X e X l X senalfa X V X V X l X senalfa
T = 1,300 X 0,3X 0,05 x 0,5 X 15 X 15 X 0,05 X 0,5
T = 0,0543 Kg-m = 5,43 Kg-cm
Isto significa que esta superfície de 30cmX5cm defletida em 30graus exige um torque de 5.43 Kg-cm e que com um servo de 21 Kg-cm a velocidade poderia crescer para cerca de 30 m/s ou 110 Km/h.

Observe que raramente se aplica deflexão máxima e velocidade máxima ao mesmo tempo .....

Isso seria o caso de estas=r a toda velocidade e puxar o profundor de uma vez só.

Vamos parar de super dimensionar servo. Dentro vários outros fatores, esquecemos que servos maiores\digitais e etc ... exigem baterias maiores, consequentemente mais peso dentro do aero, fios heavy duty, chave parrudo entre outros.

Meus aeros gasolina estão TODOS com servos de nylon, uso apenas UM servo metal no profundor de um 50cc.

Léo Miranda.[/quote:946ccd6c47]
Eu tenho uma dúvida, Léo. Você não citou nenhuma vez sobre o comprimento dos braços dos servos. O servo precisa ter o braço de exatamente 1cm para gerar o torque de 5,43kg, certo? Mas, geralmente o pessoal compra braços avulsos para os servos quando voam 3D. Alguns braços têm comprimento de 1,5 in. No exemplo acima o servo com um braço de 3,81cm (1,5") precisa ter um torque perto de 21kg mesmo, para gerar os 5,43kg.cm necessários, devido ao braço mais longo. Poderia comentar sobre isso?
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Moiado, acredito que ele quiz dizer que você não irá acionar 100% do comando enquanto vem em um mergulho a 220kmh sendo assim, acabará forçando menos. Em alguns sites de fabricantes mais detalhistas eles fazem recomendações, da seguinte maneira: voo sport ou 3D.. servos de N kg; speed 3D.. Z kg, ou seja, diferenciam esta situação do 3D lento ou normal, da situação que seria o 3D com velocidade.. muitos poucos pilotos fazem este tipo de 3D justamente porque ferra com todo o aero, exemplo disto seria achatar um parafuso em um blender, durante um mergulho a FULL.
Moiado
membro
Mensagens: 287
Registrado em: Dom Mai 29, 2011 1:08 pm
Localização: Ibiá, MG

Mensagem por Moiado »

[quote:95502a566d="alissongc2000"]Moiado, acredito que ele quiz dizer que você não irá acionar 100% do comando enquanto vem em um mergulho a 220kmh sendo assim, acabará forçando menos. Em alguns sites de fabricantes mais detalhistas eles fazem recomendações, da seguinte maneira: voo sport ou 3D.. servos de N kg; speed 3D.. Z kg, ou seja, diferenciam esta situação do 3D lento ou normal, da situação que seria o 3D com velocidade.. muitos poucos pilotos fazem este tipo de 3D justamente porque ferra com todo o aero, exemplo disto seria achatar um parafuso em um blender, durante um mergulho a FULL.[/quote:95502a566d]
Tudo bem, isso eu entendi. Mas o que EU quis dizer é que o servo funciona com o mesmo princípio da alavanca, pois ele é uma alavanca. Então ele faz uma força maior perto do eixo, que é o ponto de apoio. Quanto mais curto o braço "motor", mais força temos. Se colocarmos um braço maior, ele proporcionará mais comando, mas a força será proporcionalmente menor. Então quando as especificações do servo diz que ele tem um torque de, por exemplo, 21kg.cm isto quer dizer que ele tem este torque para um braço de 1cm de comprimento. Se aumentarmos o braço, o torque será proporcionalmente menor. Neste exemplo se colocarmos um braço de 1,5" (3,81cm) a força aplicada na superfície de comando será 3,81 vezes menor. Por isso eu disse que, se o servo tem o torque original de 21kg.cm, para um braço de 3,81cm terá o torque de 21kg.cm/3,81 = 5,51kg.cm Se o pessoal do 3D está aumentando o braço, então o servo terá que ter uma especificação original de torque muito mais alta (Proporcional ao aumento do braço). Será que estão fazendo a coisa certa sem saber?
Esta foi a conclusão a que cheguei. Gostaria da opinião dos experts para sanarmos esta dúvida. Obrigado.
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:1b203facab="Moiado"][quote:1b203facab="alissongc2000"]Moiado, acredito que ele quiz dizer que você não irá acionar 100% do comando enquanto vem em um mergulho a 220kmh sendo assim, acabará forçando menos. Em alguns sites de fabricantes mais detalhistas eles fazem recomendações, da seguinte maneira: voo sport ou 3D.. servos de N kg; speed 3D.. Z kg, ou seja, diferenciam esta situação do 3D lento ou normal, da situação que seria o 3D com velocidade.. muitos poucos pilotos fazem este tipo de 3D justamente porque ferra com todo o aero, exemplo disto seria achatar um parafuso em um blender, durante um mergulho a FULL.[/quote:1b203facab]
Tudo bem, isso eu entendi. Mas o que EU quis dizer é que o servo funciona com o mesmo princípio da alavanca, pois ele é uma alavanca. Então ele faz uma força maior perto do eixo, que é o ponto de apoio. Quanto mais curto o braço "motor", mais força temos. Se colocarmos um braço maior, ele proporcionará mais comando, mas a força será proporcionalmente menor. Então quando as especificações do servo diz que ele tem um torque de, por exemplo, 21kg.cm isto quer dizer que ele tem este torque para um braço de 1cm de comprimento. Se aumentarmos o braço, o torque será proporcionalmente menor. Neste exemplo se colocarmos um braço de 1,5" (3,81cm) a força aplicada na superfície de comando será 3,81 vezes menor. Por isso eu disse que, se o servo tem o torque original de 21kg.cm, para um braço de 3,81cm terá o torque de 21kg.cm/3,81 = 5,51kg.cm Se o pessoal do 3D está aumentando o braço, então o servo terá que ter uma especificação original de torque muito mais alta (Proporcional ao aumento do braço). Será que estão fazendo a coisa certa sem saber?
Esta foi a conclusão a que cheguei. Gostaria da opinião dos experts para sanarmos esta dúvida. Obrigado.[/quote:1b203facab]

Leia a fórmula com atenção novamente e verá que o braço foi citado.

Torque é força vezes distância.
Quando usar um braço de um centímetro poderá usar os resultados das contas.
Se usar um braço de dois centímetros então o torque será a metade.
100% linear.

Exemplo:

Um torque de 20 kg.cm significa que o se o servo tiver um braço de um centímetro a força na ponta desse braço será de 20 quilos.
Se o braço for de dois centímetros a força será de 10 quilos.
1 vezes 20 = 20
2 vezes 10 = 20

Gente vamos dar uma estuda antes de fazer essas perguntas, isso é o básico da física hein .... pelo amor rapaziada.

[b:1b203facab]Vou chamar professor Marco "Raivoso" Antônio para dar aulas de física aos senhores e garanto que vão aprender rapidinho. Por bem ou por mal rsrs.[/b:1b203facab]

Léo Miranda
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
Responder