Ipanema EMB 202-A em depron

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
daniel.netrox
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Sáb Jun 29, 2013 10:05 pm
Localização: Guarujá, São Paulo

Mensagem por daniel.netrox »

Muito bacana o aero amigo voce poderia mandar essa planta para mim?
email daniel.netrox@gmail.com
Avatar do usuário
jalaska
membro
Mensagens: 417
Registrado em: Qui Mar 27, 2014 12:45 pm
Localização: Ituverava-sp

Mensagem por jalaska »

[quote:e3c37f8684="Papalegua"]Olhando a imagem, dá a impressão que o diedro não vai atrapalhar a eficiência dos ailerons.
Mas qual é a envergadura dele, pois procurei no seu tópico e não encontrei essas medidas, para que se possa calcular a angulação do triângulo retângulo existente nesse caso.

Sobre diedro demais em asas com ailerons, prejudica a eficiência dos ailerons em fazer a rolagem, obrigando o piloto a usar mais o leme.
Por isso é que aeromodelos para iniciantes não tem ailerons, as asas tem um diedro acentuado para que ao fazer uma curva com o leme, o aeromodelo continue estabilizado.[/quote:e3c37f8684]

Papalegua, a envergadura dele é de 1,20 metros, tirei outra foto da asa fazendo o teste com o centro da asa encostada na mesa, com dois pedaços de depron de 7 cm cada, ela ficou desestabilizada, depois acrescentei mais 0,25cm nos pedacinhos de depron, foi aonde a asa se estabilizou. Olha a imagem.
[img:e3c37f8684]https://scontent-a-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-ash3/t1.0-9/10177443_741894555851346_1040669295076743230_n.jpg[/img:e3c37f8684]
Nenhum aeromodelista assume a culpa quando seu aeromodelo cai, já notaram isso, a culpa e sempre de alguma peça do aero. Fato!
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Está bom sim o diedro, a imagem não estava errada, mas a sua forma de medir os 5 mm e lixar é que não foi nada precisa e sorte sua que não deu certo :lol: :lol: :lol: :lol:

Está dentro do aceitável para um bom desempenho dos ailerons e garantir uma boa estabilidade ao aeromodelo.
Anexos
triangulo retangtulo 2.jpg
triangulo retangtulo 2.jpg (27.46 KiB) Exibido 6049 vezes
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Olha só como teria ficado o diedro da sua asa se os 5 mm de corte que você fez tivesse ficado correto.
Anexos
Asa diedro 1.jpg
Asa diedro 1.jpg (23.67 KiB) Exibido 6045 vezes
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
jalaska
membro
Mensagens: 417
Registrado em: Qui Mar 27, 2014 12:45 pm
Localização: Ituverava-sp

Mensagem por jalaska »

Valeu Papalegua, já estou ate respirando mais aliviado , pensei que este diedro iria atrapalhar no voou do meu Ipanema, obrigado por tirar minhas duvidas, bela explicação. :D :D :D

Bom acho que as varetas de vibra de vidro de 3,0mm ajudaram muito nesta conta, também, ainda bem que deu certo. :!: :D
Nenhum aeromodelista assume a culpa quando seu aeromodelo cai, já notaram isso, a culpa e sempre de alguma peça do aero. Fato!
Avatar do usuário
jalaska
membro
Mensagens: 417
Registrado em: Qui Mar 27, 2014 12:45 pm
Localização: Ituverava-sp

Mensagem por jalaska »

[quote="Papalegua"]Pelas imagens, você não puxou 5 mm (0,5 cm) na parte de cima da asa para fazer a inclinação do diedro, pois fiz aqui no AutoCAD uma asa com 2 cm de altura como diz a sua e puxei os 5 mm na parte de cima da asa para fazer a inclinação do diedro e dessa forma ficam 14°02' e esse diedro é muito para uma asa com ailerons.
Para as asas ficarem com 6° de diedro, que seria o máximo para asas com ailerons, teria que ter puxado na parte de cima das asas somente 2 mm, 2,1 mm para ser mais exato, mas não precisa tanta precisão assim.
Mais do que 8° de diedro, os ailerons começam a perder desempenho e pelas fotos a suas asas não parecem ter tanto diedro.
Temos que ver essa inclinação mais correta para não ficarem informações distorcidas para iniciantes que desejem seguir o seu exemplo e construir um igual ao seu, seguindo as medidas que você está passando.


Olhei as especificações do Ipanema e lá consta como diedro de 7° +- 30' e incidência positiva de 3° +- 30'.

[size=18:3d4c06fd91]OBS: A galera que vai construir este aero, com esta planta, seguir a orientação Papalegua, para que o diedro não fique desproporcional ok, outra obs: as varetas de fibra para o reforço da asa vai forçar um pouco a asa para ela ficar reta, então fica a dica de fazer o corte um pouco maior, para compensar esta força.[/size:3d4c06fd91]
Nenhum aeromodelista assume a culpa quando seu aeromodelo cai, já notaram isso, a culpa e sempre de alguma peça do aero. Fato!
kaka diniz
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Sex Mar 16, 2012 9:31 pm
Localização: São Luís-MA

Mensagem por kaka diniz »

Terminei o meu ja foi vendido e já vôo. Perfeito manso mas manobrável de mais. Essa foto ainda fsktava muitos detalhes e a eletrônica. Vou por I video depois [img:8245d98cd5]http://images.orkut.com/orkut/photos/PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvQ4QxW6QPid8C5lOMTOAds31GGCURADQDhXWScjr2kO3SepazqmUNosG2739F6iUH0Am1T1UEK2a5LOGgjA6LzYREXzhIPeOTSo.jpg[/img:8245d98cd5]
Avatar do usuário
jalaska
membro
Mensagens: 417
Registrado em: Qui Mar 27, 2014 12:45 pm
Localização: Ituverava-sp

Mensagem por jalaska »

[quote:0baf5074b4="kaka diniz"]Terminei o meu ja foi vendido e já vôo. Perfeito manso mas manobrável de mais. Essa foto ainda fsktava muitos detalhes e a eletrônica. Vou por I video depois [img:0baf5074b4]http://images.orkut.com/orkut/photos/PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvQ4QxW6QPid8C5lOMTOAds31GGCURADQDhXWScjr2kO3SepazqmUNosG2739F6iUH0Am1T1UEK2a5LOGgjA6LzYREXzhIPeOTSo.jpg[/img:0baf5074b4][/quote:0baf5074b4]

kaka diniz como vai, ta show seu aero, já vendeu!!!! que rápido, o meu tá parado estou com medo de por ele pra voar e lenhar, mas vou criar coragem e por ele pra voar, a se vo.
Nenhum aeromodelista assume a culpa quando seu aeromodelo cai, já notaram isso, a culpa e sempre de alguma peça do aero. Fato!
Avatar do usuário
jalaska
membro
Mensagens: 417
Registrado em: Qui Mar 27, 2014 12:45 pm
Localização: Ituverava-sp

Mensagem por jalaska »

kaka diniz !!!! não se esquece de postar o vídeo de voou do seu Ipanema aqui, ok.
Nenhum aeromodelista assume a culpa quando seu aeromodelo cai, já notaram isso, a culpa e sempre de alguma peça do aero. Fato!
Avatar do usuário
jalaska
membro
Mensagens: 417
Registrado em: Qui Mar 27, 2014 12:45 pm
Localização: Ituverava-sp

Mensagem por jalaska »

Pessoal, sabe no que estava pensando, como é um aero agrícola, tinha que colocar uns aspersores com algum tipo de mine motor para soltar o liquido, que será como o defensivo que os aeros soltam de verdade, se alguém tiver alguma ideia posta ai, ideias são bem vindas, esta lançado o desavio, não tenho nem ideia de como começar este novo projeto.
Nenhum aeromodelista assume a culpa quando seu aeromodelo cai, já notaram isso, a culpa e sempre de alguma peça do aero. Fato!
Responder