Escolha de servos

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
feliperod
membro
Mensagens: 77
Registrado em: Sáb Mai 28, 2011 9:56 am
Localização: Ipiaçu-MG

Escolha de servos

Mensagem por feliperod »

Pessoal recetemente comprei um cessna 182 skayline hangar 9, ele tem 2,40 de envergadura, esta equipado com um Dle 30cc, e esta faltando os servos ele precisa de 8 servos, e tenho 6 servos spektrum ds821 2 Hxt 5010, entao ja estava decidido em colocar os 6 spektrum nas superficies de comando normal e os 2 hxt nos flaps, mas um amigo veio me alerta desses servos disse que nalo aguenta esse aero por ser gas por causa das vibracoes iriam rocar as engrenagens de nilon,! entao vnho aqui pedir umas dicas voces acham q e melhor eu trocalos por de metal da turnigy ou blue bird?? tem necessidade? vou fazer voo escala mesmo normal
Cessna 182 hangar 9 dle-30, T-rez 450 se, T-27, Demoselle 3536 910 kv, ugly stick ap hornet 0.15!
Avatar do usuário
tio cenoura
membro
Mensagens: 966
Registrado em: Qui Mar 25, 2010 8:49 pm
Localização: Floripa-SC

Mensagem por tio cenoura »

Eu usava os laranjinhas mg da hk em aeros maais escala
Agora to usando towardpro 996 mg . To comprando na aliexpress.com por u$6,00 ja com frete.
Aqui no br vc acha por 28,00 no mercado livre.
Não esquece de balancear a hélice.
Abraço
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Primeiro, a maior parte dos problemas dos servos em relação as vibrações, é a má instalação dos servos.
Os servos além de terem que usar os coxins de borracha para diminuir a vibração, coisa que muitos não usam ou arrocham os parafusos a ponto de esmagar as borrachas, não usam as mesas de servos que também tem coxins de borracha para amenizar as vibrações.
Economizam nas mesas de servos e gastam mais comprando servos novos devido a pane de servo travando, isso sem mencionar os danos da queda do aeromodelo, pois servo geralmente trava em voo, dificilmente na pista.
Anexos
Zoom_mesa_na_fuselagem.jpg
Zoom_mesa_na_fuselagem.jpg (33.46 KiB) Exibido 4284 vezes
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:a723134363="tio cenoura"]Eu usava os laranjinhas mg da hk em aeros maais escala
Agora to usando towardpro 996 mg . To comprando na aliexpress.com por u$6,00 ja com frete.
Aqui no br vc acha por 28,00 no mercado livre.
Não esquece de balancear a hélice.
Abraço[/quote:a723134363]

Estou usando os 996 no meu 3d de 20cc e estou gostando, no começo fiquei meio com medo de usar este servos pensando que não iam dar conta do recado, mas depois de ver um outro poste se em um outro topico fiquem tranquilo..
já estou voando com ele a 5 meses sem problemas.

Deviam dar uma olhada neste tópico, tem um post que ensina a calcular o tamanho do servo:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=169839

abraços.
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
feliperod
membro
Mensagens: 77
Registrado em: Sáb Mai 28, 2011 9:56 am
Localização: Ipiaçu-MG

Mensagem por feliperod »

pessoal mt obrigado a todos! acho q vo colocar esses turnigy msm!
Avatar do usuário
feliperod
membro
Mensagens: 77
Registrado em: Sáb Mai 28, 2011 9:56 am
Localização: Ipiaçu-MG

Mensagem por feliperod »

oq voces acham, blue bird ou turnigy ou HD?? qual sao mais confaveis?
Lumberjack
membro
Mensagens: 886
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

[quote:10d8785e17="feliperod"]oq voces acham, blue bird ou turnigy ou HD?? qual sao mais confaveis?[/quote:10d8785e17]

Os mais confiáveis de todos que você citou são os 821. E coloca o HXT de flap mesmo.

Seu amigo não sabe de nada, não escuta ele em nada relacionado ao aeromodelismo. E cuidado também com o que se lê por aí.

O 821 é simplesmente o servo perfeito para esse avião.

Um Futaba S3004 [u:10d8785e17]já serve nesse avião[/u:10d8785e17], imagina um 821?

Vai voar com uma boa margem de segurança.

Olha o servo que o manual desse avião pede para você ter idéia de quanto o 821 é perfeito para esse avião. Não sou eu que estou falando, é a Hangar 9.

Mas se quiser realmente voar com um servo de metal, [u:10d8785e17]não há necessidade alguma[/u:10d8785e17], vai de Hitec 645 pelo custoxbenefício de qualidade que ele oferece, não pelo torque.

Você me pergunta, e a "vibração?". Rapaz, eu não sei de onde sai essas lendas. Há pouco tempo, diziam que servo digital nem era bom em gasolina ahuahauahauaa... Hoje todo mundo fala que se for comprar, tem que ser digital. Que analógico não presta. A coisa tá tão feia, que uma amigo meu ligou para confirmar se um servo standart JR dá numa avistar elite hauahaua....


ah, tem alguns amigos meus que usam pequenos micos amestrados dentro da caixinha de servo, nunca deu pau. O cuidado é somente de alimentá-los de vez em quando. Para bom entendedor................
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Depois que vi um cara montar um Bumerang .46 com todos os servos HXT12k, joguei a toalha eu escolho o que eu vou usar e deixo os outros escolherem o que eles vão usar, você dá opnião sincera e ainda dizem que você não sabe nada.
Avatar do usuário
tio cenoura
membro
Mensagens: 966
Registrado em: Qui Mar 25, 2010 8:49 pm
Localização: Floripa-SC

Mensagem por tio cenoura »

Eu não gostei de usar servos baratos em aeros mais acrobáticos, 3D ou outros com muitos comando. Quanto maior o comando maior se pronunciará a folga e maior o risco de fluter.
Sobre a vibração, bamaceando decentemente a hélice não fica nenhum absurdo.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:4e9334ae52="tio cenoura"]Eu não gostei de usar servos baratos em aeros mais acrobáticos, 3D ou outros com muitos comando. Quanto maior o comando maior se pronunciará a folga e maior o risco de fluter.
Sobre a vibração, bamaceando decentemente a hélice não fica nenhum absurdo.[/quote:4e9334ae52]

os HXT 12K tem uma folga gigante para colocar em acobraticos 3D, mas os 996 esta folga não é tão grande, mas nos ailerons do meu 20cc acabei colocando Turnigy 1501 pois a folga é ainda menor, neste aero com os 12K e com menos comando eu não conseguia trimar o aero, pois a folga ficava parecendo kombi veia, hora pendia para uma lado dava um click no trim pendia pro outro... troquei os servos ficou 10.

O Sr. Wargo diz em um vários videos dele que deve-se aumentar o curso dos servos para algo como 130% (tem um video que ele diz 150%), pois ai você consegue a mesma deflexão do comando usando um braço menor (ou um furo mais interno) e neste caso, aumentando a resolução do servo (precisão) diminuindo este tipo de problema, e ele diz também que o servo terá um tork maior, pois quanto mais interno o furo do servo, mais força ele tem....
Penso que isto é interessante para diminiur problemas de flutter etc...
Porém como li milhares de vezes aqui neste forum que aumentar o curso do servo "força" o servo e pode queimá-lo, ainda não fiz isto!
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Responder