Há alguma relação entre "força" dos motores e peso
- Nuno Alves Pereira
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Há alguma relação entre "força" dos motores e peso
Olá pessoal,
Estou montando um hexa 680 da Tarot, com Naza 2, OSD, gimbal mastor, FPV, etc...bem legal mesmo, completo, pronto para vôo vai pesar 3 kg.
Como não entendo quase nada de multimotores comprei na Asaseletricas um motor que julguei ideal, próprio para mutimotores, um e-max mt 2216 de 810kv com hélices 10x45 e 3S ele tem troque de 0,5 kg a 6A....isso daria meus 3 kg (6motores) necessários para zerar o peso total do hexa...como com esta configuração pode dar até 4 kg no máximo e com pouco mais de 9A, nas minhas contas a coisa toda funcionaria bem....lógico que com 4S e outra hélice os seis motores podem levantar quase 6 kg, mas essa não era minha idéia inicial, quero vôo tranquilo e calmo para imagens....
Bom, até aí tudo bem na minha matemática espartana, aí o motor chegou e "peguei na mão" achei pequeno e desproporcional ao hexa, por isso minha pergunta: há algum tipo de relação entre "força" dos motores e peso do multimotor?
O problema que vejo é que começam a aumentar os ampéres e meu tempo de vôo começa a sumir....por isso adoro os moto planadores.
Alguém acha que vou conseguir levantar e voar com 3S? Com 4S?
Aceito sugestões!
Abraços,
Nuno
Estou montando um hexa 680 da Tarot, com Naza 2, OSD, gimbal mastor, FPV, etc...bem legal mesmo, completo, pronto para vôo vai pesar 3 kg.
Como não entendo quase nada de multimotores comprei na Asaseletricas um motor que julguei ideal, próprio para mutimotores, um e-max mt 2216 de 810kv com hélices 10x45 e 3S ele tem troque de 0,5 kg a 6A....isso daria meus 3 kg (6motores) necessários para zerar o peso total do hexa...como com esta configuração pode dar até 4 kg no máximo e com pouco mais de 9A, nas minhas contas a coisa toda funcionaria bem....lógico que com 4S e outra hélice os seis motores podem levantar quase 6 kg, mas essa não era minha idéia inicial, quero vôo tranquilo e calmo para imagens....
Bom, até aí tudo bem na minha matemática espartana, aí o motor chegou e "peguei na mão" achei pequeno e desproporcional ao hexa, por isso minha pergunta: há algum tipo de relação entre "força" dos motores e peso do multimotor?
O problema que vejo é que começam a aumentar os ampéres e meu tempo de vôo começa a sumir....por isso adoro os moto planadores.
Alguém acha que vou conseguir levantar e voar com 3S? Com 4S?
Aceito sugestões!
Abraços,
Nuno
Nuno Alves Pereira
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- Marco Antonio
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- Marco Antonio
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A melhor forma de você resolver seu dilema é você colocar a hélice mo motor e com um medidor verificar o rpm do motor com hélice.
Feito isso busque a fórmula para calcular empuxo ou baixe o RCCALC e verifique o valor. Multiplique pela quantidade de motores e verá com que rpm o empuxo se iguala a carga. Se for no máximo... Esquece!
Feito isso busque a fórmula para calcular empuxo ou baixe o RCCALC e verifique o valor. Multiplique pela quantidade de motores e verá com que rpm o empuxo se iguala a carga. Se for no máximo... Esquece!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
- Marco Antonio
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- sandman_br
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um detalhe: se seu hexa pesar 4kg o ideal é que apenas 5 dos motores sejam suficientes para levantar esse peso, se perder uma hélice ou um dos motores seu hexa não vai despencar peito pedra.
se seu motor consegue levantar 1kg com 100% do acelerador não quer dizer que você vai voar bem um hexa de 6kg. você precisa de uma sobra para poder comandar seu hexa (qualquer comando implica em diminuir a rotação de alguns motores e aumentar a de outros), sem falar que com 100% do acelerador o consumo será absurdo.
Cada motor tem um ponto ótimo na relação empuxo / corrente. se tiver que voar acima disso vai consumir muito e pode sobrecarregar seus escs/motores/bateria. ao construir um hexa tente ficar o mais próximo desse ponto ótimo. normalmente nesses simuladores ( tente também o ecalc.ch) dá ver isso, não só o desempenho do motor com 100% do acelerador.
sobre a relação peso do motor /potência, claro que tem uma relação. Quanto maior o motor, maior pode ser a bitola do fio do enrolamento. e maior bitola implica em capacidade de lidar com maior corrente. outro detalhe sobre o tamanho do motor é que poder ser construído para lidar com maior empuxo, os motores maiores têm eixos, rolamentos e travas igualmente maiores/com maior diâmetro para aguentarem o maior esforço. só para citar, já ouvi relatos de 2 amigos que foram usar o ntm 28xx de 1200kv em um quad acrobático com 4s e bell do motor sai voando porque o c-clip quebrou.
se seu motor consegue levantar 1kg com 100% do acelerador não quer dizer que você vai voar bem um hexa de 6kg. você precisa de uma sobra para poder comandar seu hexa (qualquer comando implica em diminuir a rotação de alguns motores e aumentar a de outros), sem falar que com 100% do acelerador o consumo será absurdo.
Cada motor tem um ponto ótimo na relação empuxo / corrente. se tiver que voar acima disso vai consumir muito e pode sobrecarregar seus escs/motores/bateria. ao construir um hexa tente ficar o mais próximo desse ponto ótimo. normalmente nesses simuladores ( tente também o ecalc.ch) dá ver isso, não só o desempenho do motor com 100% do acelerador.
sobre a relação peso do motor /potência, claro que tem uma relação. Quanto maior o motor, maior pode ser a bitola do fio do enrolamento. e maior bitola implica em capacidade de lidar com maior corrente. outro detalhe sobre o tamanho do motor é que poder ser construído para lidar com maior empuxo, os motores maiores têm eixos, rolamentos e travas igualmente maiores/com maior diâmetro para aguentarem o maior esforço. só para citar, já ouvi relatos de 2 amigos que foram usar o ntm 28xx de 1200kv em um quad acrobático com 4s e bell do motor sai voando porque o c-clip quebrou.
- Nuno Alves Pereira
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[quote:6c5d0ef1b4="sandman_br"]um detalhe: se seu hexa pesar 4kg o ideal é que apenas 5 dos motores sejam suficientes para levantar esse peso, se perder uma hélice ou um dos motores seu hexa não vai despencar peito pedra.
se seu motor consegue levantar 1kg com 100% do acelerador não quer dizer que você vai voar bem um hexa de 6kg. você precisa de uma sobra para poder comandar seu hexa (qualquer comando implica em diminuir a rotação de alguns motores e aumentar a de outros), sem falar que com 100% do acelerador o consumo será absurdo.
Cada motor tem um ponto ótimo na relação empuxo / corrente. se tiver que voar acima disso vai consumir muito e pode sobrecarregar seus escs/motores/bateria. ao construir um hexa tente ficar o mais próximo desse ponto ótimo. normalmente nesses simuladores ( tente também o ecalc.ch) dá ver isso, não só o desempenho do motor com 100% do acelerador.
sobre a relação peso do motor /potência, claro que tem uma relação. Quanto maior o motor, maior pode ser a bitola do fio do enrolamento. e maior bitola implica em capacidade de lidar com maior corrente. outro detalhe sobre o tamanho do motor é que poder ser construído para lidar com maior empuxo, os motores maiores têm eixos, rolamentos e travas igualmente maiores/com maior diâmetro para aguentarem o maior esforço. só para citar, já ouvi relatos de 2 amigos que foram usar o ntm 28xx de 1200kv em um quad acrobático com 4s e bell do motor sai voando porque o c-clip quebrou.[/quote:6c5d0ef1b4]
Então Sandman, foi pensando nessas proporções do motor para o empuxo e etc que já comprei um motor próprio para multimotor. O que não havia considerado é que para controlar o multi motor alguns motores aceleram e outros desaceleram e nem me passou pela cabeça a questão de o hexa se sustentar com somente cinco motores pra não cair como uma pedra. Não fiz nenhum teste com o motor ainda mas confio na tabela fornecida pelo fabricante que indica 550 gramas em 3s com 6A.
Obrigado a todos...
se seu motor consegue levantar 1kg com 100% do acelerador não quer dizer que você vai voar bem um hexa de 6kg. você precisa de uma sobra para poder comandar seu hexa (qualquer comando implica em diminuir a rotação de alguns motores e aumentar a de outros), sem falar que com 100% do acelerador o consumo será absurdo.
Cada motor tem um ponto ótimo na relação empuxo / corrente. se tiver que voar acima disso vai consumir muito e pode sobrecarregar seus escs/motores/bateria. ao construir um hexa tente ficar o mais próximo desse ponto ótimo. normalmente nesses simuladores ( tente também o ecalc.ch) dá ver isso, não só o desempenho do motor com 100% do acelerador.
sobre a relação peso do motor /potência, claro que tem uma relação. Quanto maior o motor, maior pode ser a bitola do fio do enrolamento. e maior bitola implica em capacidade de lidar com maior corrente. outro detalhe sobre o tamanho do motor é que poder ser construído para lidar com maior empuxo, os motores maiores têm eixos, rolamentos e travas igualmente maiores/com maior diâmetro para aguentarem o maior esforço. só para citar, já ouvi relatos de 2 amigos que foram usar o ntm 28xx de 1200kv em um quad acrobático com 4s e bell do motor sai voando porque o c-clip quebrou.[/quote:6c5d0ef1b4]
Então Sandman, foi pensando nessas proporções do motor para o empuxo e etc que já comprei um motor próprio para multimotor. O que não havia considerado é que para controlar o multi motor alguns motores aceleram e outros desaceleram e nem me passou pela cabeça a questão de o hexa se sustentar com somente cinco motores pra não cair como uma pedra. Não fiz nenhum teste com o motor ainda mas confio na tabela fornecida pelo fabricante que indica 550 gramas em 3s com 6A.
Obrigado a todos...
Nuno Alves Pereira
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- Nuno Alves Pereira
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- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 11:35 am
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[quote:1815cc0123="srocupado"]550g em 11.1v demandando 6A, mas com que % de acelerador.
Esse valor é o ponto de eficiência ou o ponto de potência máxima ?[/quote:1815cc0123]
Não montei ainda para saber sobre a aceleração, como o fabricante mostra isso no manual e mostra que pode chegar a bem mais, fica meio que claro que este é o ponto ideal, foi por isso comprei este motor...o ponto ideal dos 6 motores, com relação ao empuxo era pouquinho mais que o peso total do hexa. (O que tentei perguntar inicialmente).
Esse valor é o ponto de eficiência ou o ponto de potência máxima ?[/quote:1815cc0123]
Não montei ainda para saber sobre a aceleração, como o fabricante mostra isso no manual e mostra que pode chegar a bem mais, fica meio que claro que este é o ponto ideal, foi por isso comprei este motor...o ponto ideal dos 6 motores, com relação ao empuxo era pouquinho mais que o peso total do hexa. (O que tentei perguntar inicialmente).
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