Há alguma relação entre "força" dos motores e peso

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por sandman_br »

Para um hexa desse tamanho acho que você deveria pensar em hélies maiores.

Eu estou montando um hexa como esse seu (frame 680pro) mas optei pelos motores sunnysky x4108s de 600kv e pretendo usar hélices 12x38sf apc e bateria 4s. Segundo uma tabela que achei, esse motor puxa 540g a meio stick consumindo 3.3a. Com 65% do stick ele puxa 740g consumindo apenas 5.8a.
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Mensagem por Piradrone »

Montei um quad com esses motores E-Max 2216 de 810KV, com frame HJ 450, ESC 4in1 também E-Max e hélices 10x4,5 alimentados por bateria 3S 5000mAh
O quad ficou com 1,25Kg com a bateria inclusa e tem potência para subir rapidamente e também se recupera facil de uma queda rápida.

Lhe digo que até agora foi o quad mais gostoso que experimentei pilotar. Ele levanta a exatamente 50% e tem um comportamento dinamico excelente. Medi a corrente máxima dele com hélices 10x4,5 e fica nos 10A por motor. O interessante é que a resposta ao acelerador ficou muito linear, dá pra voar em modo manual mesmo sem self-level de boa, perfeitamente.
Avatar do usuário
Rinaldo
membro
Mensagens: 339
Registrado em: Seg Jul 25, 2005 5:53 pm
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Mensagem por Rinaldo »

estou montando uma configuração parecida Frame 690S, com mount do 680PRO. motores SunnySky V3508-20 580KV Hélices 12x4 Bat 4S 5000. pela tabela do motor em 4S 50% consome 2.5A 480gr empuxo, 65% 4.5A 710gr. não está muito pesado 3Kg?
Avatar do usuário
Nuno Alves Pereira
membro
Mensagens: 381
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 11:35 am
Localização: Curitiba / Paraná

Mensagem por Nuno Alves Pereira »

Nossa Sandman e Rinaldo o consumo dos SunnySky é baixo mesmo e ainda vão ter muita sobra para uma emergência. Vou dar uma estudada neles e se não der com os e-max os SunnySky ficam como boa opção de troca.

Pelos dados que o Oliver confirmou de até 670g de empuxo por motor então eu teria até 4 kg de empuxo mesmo. e Rinaldo, também achei 3 kg muito mesmo, mais com motores, bateria, fpv, gimbal, gopro...a coisa toda foi pesanda mesmo...usei uma balança digital e fiz as contas de cabeça, por via das dúvidas vou pesar novamente anotando ítem por ítem pra evitar erros.
Avatar do usuário
Rinaldo
membro
Mensagens: 339
Registrado em: Seg Jul 25, 2005 5:53 pm
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Mensagem por Rinaldo »

Nuno,

tópico que estou me baseando para montar o meu:

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=2008147
Oliver
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 702
Registrado em: Qui Jun 23, 2005 9:36 am
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Oliver »

Só como informação nos proximos meses teremos muitas novidades para multirotores, principalmente no item motores. Na verdade está dificil escolher o que vai chegar primeiro.

Abraço
Oliver
Asas Elétricas
www.asaseletricas.com.br
Avatar do usuário
Nuno Alves Pereira
membro
Mensagens: 381
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 11:35 am
Localização: Curitiba / Paraná

Mensagem por Nuno Alves Pereira »

É Rinaldo, bem que você disse que 3 kg estava muito pesado...

Lá vai:
Gopro: 72g
Naza 2: 140g
Frame: 670g
Gimbal: 270g
Motor completo: 80g cada = 480g
Bateria: 277g (3s 3300 polyquest)
FPV: 84 g
Speeds e distribuidora: 165g

Até aqui ficamos com: 2159g

Falta chegar o OSD, pesar o receptor que está num aero e a bateria que vou trocar por uma maior que vai chegar.
Com alguma coisa de cabos a mais e etc deve dar uns 2,3 kg.
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

Apesar dos motores trabalharem de forma alternada, acelerando e desacelerando, na média todo o peso é segurado por todos os motores. A não ser que alguém resolva ficar girando multicoptero em torno do eixo com toda a velocidade possível. Aí apenas metade dos motores sustentaram o peso por todo o tempo!
Mplatinni
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Qui Jul 16, 2015 12:31 pm
Localização: Amaraji

Re: Há alguma relação entre "força" dos motores e peso

Mensagem por Mplatinni »

Amigo se possível me da uma força por favor, também estou usando esses motores emax MT2216 II com escs da Rctimer de 30A e meu setup pronto ficou com 2.6kg, com gimbal, fpv e telemetria vocês acham que esses motores vão dar conta de todo esse peso?
irei comprar baterias 4s e estou na dúvida se compro de 6600 ou 8000MAH ambas da multistar, lembrando que esse peso de 2.6kg já está incluída a bateria.
necessito de uma luz, pois sou novo no Hobby.
Desde já grato!
Responder