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Newell Falcon

Enviado: Dom Jun 01, 2014 9:41 pm
por rnjorge
Pequeno modelo de projeto de Peter Rake, 50 cm de envergadura, que usará um receptor com servos AR6400 da Spektrum, um motor de 7mm brushed com redução 4:1, hélice 4025 ou 5030 e bateria 1S entre 130 e 180 mAh.

A planta está disponível em http://www.outerzone.co.uk/plan_details.asp?ID=4943.

Peso final estimado ao redor de 40g.

Enviado: Dom Jun 01, 2014 10:54 pm
por RodrigoB
Bela construção! E leve... acompanhando.

Enviado: Dom Jun 01, 2014 11:08 pm
por Alvaro Sala
[quote:caea2b3d89="RodrigoB"]Bela construção! E leve... acompanhando.[/quote:caea2b3d89]
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Enviado: Seg Jun 02, 2014 10:36 am
por Matheus aereo
Muito bonito, vai ficar show.
Onde você comprou o ar6400? Dia 10 pretendo comprar um destes receptores, e junto dele um esc de 1S.

Enviado: Seg Jun 02, 2014 7:30 pm
por rnjorge
Matheus,

Comprei duma pessoa aqui em Campinas - stunt hobby - não foi barato, R$165,00, mas considerando que custa US$ 65 lá...
Veja se compra um ESC que eleve a voltagem do BEC até 5V para o receptor, pois a maioria dos receptores no mercado, de preço razoável, não aceitam menos que 3,45 V e isso é muito perto da voltagem que a bateria 1S vai fornecer, quando sob carga.

Enviado: Seg Jun 02, 2014 7:34 pm
por rnjorge
Alvaro,

Gostaria da sua opinião num ponto. Na planta não está marcado o CG. Eu imagino, levando em conta pequena área das superfícies de controle e não sendo plano o estabilizador horizontal (portanto gerando alguma sustentação), que o CG deva ser entre 0,5 e 1 cm ATRÀS da longarina.
O que você acha?

Enviado: Seg Jun 02, 2014 8:51 pm
por Alvaro Sala
Jorge,
A grande vantagem de um estabilizador sustentador é que, diferentemente de uma chapa plana que atua somente por ângulo de incidência, ele sustenta mais em maior velocidade e menos em menor velocidade (se mantido o mesmo ângulo de incidência).
Isso trás a vantagem de evitar (ou minimizar) a tendência de subir o nariz quando você acelera o motor. É um recurso muito apreciado na maioria dos modelos de voo livre a elástico justamente para evitar a tendência ao "Torque Roll" na saída do modelo com a violenta descarga da borracha.

Acho que a pouca área de profundor é muito boa para evitar aqueles voos feios em que o modelo parece um iô-iô rádio controlado. Obriga a uma trimagem mais fina do modelo.

Como ponto de partida eu usaria:
Ângulo do estabilizador = 0º
Ângulo de incidência da asa = +2º
Ângulo de incidência do motor = -2º
CG a 1/3 da corda (no mínimo, ou mais adiantado)

Modelos com CG atrasado não gostam de obedecer aos comandos, voam meio bobos. Se o modelo tiver tendência de afundar o nariz com o CG a 1/3 da corda, eu corrigiria aumentando a incidência da asa e não atrasando mais o CG.

Enviado: Seg Jun 02, 2014 9:24 pm
por rnjorge
Alvaro.

Vendo a planta, os ângulos estão aproximadamente no que disse.
Melhor assim, não preciso mudar nada e o CG fica entre 0,5 cm atrás e a longarina.

Obrigado

Ricardo Jorge

Enviado: Seg Jun 02, 2014 10:04 pm
por rnjorge
Sem muita vontade de encher os dedos de cianoacrilato hoje.
Fiz a parte central, juntando as asas e os profundores.
Usei velhos disquetes para as dobradiças e a parte de alumínio para recobrir a bequilha.

Enviado: Ter Jun 03, 2014 8:35 am
por rnjorge
Acabei fazendo algumas pequenas coisas ontem.