Motor DLE dando canceira...

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Motor DLE dando canceira...

Mensagem por alissongc2000 »

Bom dia pessoal, estou com um problema com meu motor DLE, ele tá me dando um baile aqui e não estou conseguindo resolver...

É o seguinte, o meu motor DLE é o 20cc que já vem com aquela ignição nova que suporta até 8,4v. Estou usando uma Lipo 2S nela, a bateria está boa, já testei.

Já faz uns 6 meses que tenho o modelo com este motor e voo com ele todo fds, sempre usei gasolina podium com óleo mineral da BR, porém já faz uns 3 fds que começou a ficar ruim, eu estava usando óleo mineral, passei a usar o sintetico da Motul e comprei gasolina nova. Também fiz uma limpeza no carburador, etc.
Somente não abri o cabeçote, mas olhando pela entrada do escape, parece que o anel está normal e o motor está com a compressão boa também.
Troquei a vela e botei uma vela nova tmb. Porém o motor continua ruim..

Já mexi na regulagem de todas as formas.

O que ocorre é que ele começa a pipocar, pipoca na baixa, tem hora que somente na baixa, tem hora que na alta também, ai pára do nada e fica bom, etc..

As vezes está voando blz, ai morre... não está dando sinais de falta, pelo contrário me parece que está até gordo.

Para dar partida está muito dificil, mesmo com o motor afogado bate mil vezes e nada.

Devido a este problema estou achando que possa ser a ignição! Pq esta ignição minha, tem uma faisca muito fraquinha, praticamente não dá para ver a faisca pulando.. não sei se é normal isto! É tão fraquinha que minha vela NGK gastou um pouquinho apenas um lado do eletrodo, pq a faisca pula meio de lado, mas todas as velas que coloquei fica igual...

Tem uma ignição de um outro amigo, que é de outra marca, ela é forte, a faisca parece um raio! A faisca pula no meio do eletrodo, usa praticamente o eletrodo todo para pular! Imagino que esta faisca forte possa gerar mais interferências, mas o que eu queria saber mesmo é se botar esta ignição mais forte será que pode dar ou vai dar algum problema mecânico no motor. Pois estou querendo colocar ela para testar, tentar regular o motor com ela e fazer alguns voos para ver se o problema é a ignição.
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Somente para mostrar o problema, no caso neste video eu vacilei e coloquei a camera proximo da helice e ai não deu para ouvir o barulho direito, somente no inicio do video que dá para ver que o motor está acelerado e pipocando, quando diminui para a marcha lenta a situação piora:

[yt]YBa3kTizJ9c[/yt]
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Luciano Souza
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Seg Out 15, 2012 12:55 pm
Localização: Hortolândia, SP

Mensagem por Luciano Souza »

Cara isso com toda certeza é ignição! Tive exatamente o mesmo problema mas no meu caso era bateria. Também mexi na regularem e nada mudava. O barulho era identico.
O que vc pode fazer :
troca a bateria
troca a vela
verifica o caximbo se não tem fuga, se tiver troca.
Se nada resolver o problema eh na ignição mesmo. Na pista 4 pessoas tem DLE, e em dois casos a ignição já foi pro saco, então isso não é tão incomum.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:8804954588="Luciano Souza"]Cara isso com toda certeza é ignição! Tive exatamente o mesmo problema mas no meu caso era bateria. Também mexi na regularem e nada mudava. O barulho era identico.
O que vc pode fazer :
troca a bateria
troca a vela
verifica o caximbo se não tem fuga, se tiver troca.
Se nada resolver o problema eh na ignição mesmo. Na pista 4 pessoas tem DLE, e em dois casos a ignição já foi pro saco, então isso não é tão incomum.[/quote:8804954588]

Realmente a bateria não parece ser.. estou medindo ela antes, durante o uso e após o uso com um wattimetro que tenho, e ela está perfeita a tensão não cai nem oscila, a corrente que a ignição consome é tão pouca que o wattimetro fica marcando ZERO Amperes na corrente. Tenho um pack de Nimh estou carregando ele para testar com ele para ver..

Peguei outra ignição e coloquei hoje na hora do almoço para ver... tive que colocar um regulador, pq a ignição que coloquei somente suporta até 6v.
A partida foi até bem facil, porém continuou um barulho um pouco estralado e pipocando! Abri um pouco mais a agulha de baixa, parece que zerou os pipocos, com uma retomada muito boa (coisa que não estava acontecendo com a outra ignição se abria a agulha dava problema na retomada) mas continua um barulho estralado, não sei se é pq a ignição é mais forte, ou se pode ser alguma coisa no ponto da ignição tmb..
Como não dava para gastar muito tempo mexendo no motor, e também incomodando os vizinhos, somente dei uma regulada e afoguei ele e guardei.. de qualquer forma resolvi tirar a helice para conferir o balanceamento, tenho uma outra helice nova para testar que está 100% balanceada. Vou ter que esperar até quinta feira para dar uma corridinha lá na pista e gastar um tempo neste motor..

Vou procurar agora alguma coisa sobre regular o ponto da ignição para ver se pode ser isto..
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Fuçando pra lá e pra cá achei este post:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=136915

Nele o amigo Camacho fala que a ignição pode estar dando faisca e não ser suficiente para dar partida no motor, que já ocorreu com ele.
Mais para baixo o rudney diz que pode ser somente o diodo que vai no cachimbo... ai já não sei se tem como testar isto para saber.
Avatar do usuário
Felipe Castanho
membro
Mensagens: 743
Registrado em: Dom Jul 11, 2010 11:41 pm
Localização: Avaré - SP

Mensagem por Felipe Castanho »

[quote:ed9ba2aa8c="alissongc2000"]Fuçando pra lá e pra cá achei este post:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=136915

Nele o amigo Camacho fala que a ignição pode estar dando faisca e não ser suficiente para dar partida no motor, que já ocorreu com ele.
Mais para baixo o rudney diz que pode ser somente o diodo que vai no cachimbo... ai já não sei se tem como testar isto para saber.[/quote:ed9ba2aa8c]

Não tem como vc pegar uma ignição emprestada só pra testar? aí vc mata o problema
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Já peguei, testei um pouco com o motor meio frio e resolveu o problema do pipocamento.. mas ainda está "estralando" o motor, ou seja, não está dando aquele batido grave/grosso está dando um batido feio meio ardido/fino como se fosse de lata , ou seja, meio estralado mesmo, pode ser que seja assim mesmo e seja apenas coisa da minha cabeça. É que aqui na pista tem poucos motores a gasolina (bem dizer somente o meu que voa mais os outros aparecem vez ou outra a cada mes ou dois meses) ai fica dicifil comparar.
Mas ontem a noite coloquei a helice no balanceador. Foi necessário botar um parafuso 2x10 no hub para rebalancear a helice. Ou seja, ela estava mesmo desbalanceada! Ainda achei que não ficou 100%, ficou uns 95% mas ai já está bom se testar deste jeito e não estralar mais ai era a hélice mesmo.
Vou ver se der tempo de testar hoje antes do jogo vou dar uma corridinha lá e fazer uns 2 voos para ver... tudo depende da hora que eu sair do trampo.
Eu bati uma foto da helice, vou descarregar aqui e postar mais tarde.
Avatar do usuário
so_bad
membro
Mensagens: 185
Registrado em: Seg Jun 11, 2012 5:58 pm
Localização: Litoral Norte - SP
Contato:

Mensagem por so_bad »

Amigo, vc checou se o "ponto" da ignição está ok?
Não está muito adiantado, não?
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Então ontem fui na hora do jogo lá pra pista e fiz muitos testes e mudanças principalmente no ponto da ignição... tenho uma marca para saber onde estava quando o motor veio zerado... adiantei, atrasei, pra lá e pra cá mais e menos... O motor está ótimo de todo jeito, mas onde achei que fica melhor mesmo é no ponto que veio de fabrica.. Agora que troquei a ignição parou de pipocar, deixo ele voando em marcha lenta e mando a mão no acelerador sem medo e vai blz, mas ainda está com este barulho meio estralado..

Estou pensando se a faisca da vela pode estar muito forte agora ? Vi alguns videos o pessoal dizendo que tem que ajustar a abertura da vela entre 0,5 e 0,6mm Mas por ser uma vela nova acredito que já esteja certa. Sei lá o que pode ser.. talvez não seja nada vou tentar colocar uma outra hélice diferente, de outra medida para ver se muda alguma coisa.
Avatar do usuário
Caveira Special Paint
membro
Mensagens: 996
Registrado em: Seg Out 24, 2011 4:22 pm
Localização: São Paulo - Capital

Mensagem por Caveira Special Paint »

barulho estalado é pq vc mexeu no ponto da ignição e provavelmente está estourando no lugar errado!

pegue aquele aparelhinho eletronico pra achar exatamente o ponto e volte ao original!!

abs
Responder