FPV 5.8 - baixo alcance

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

FPV 5.8 - baixo alcance

Mensagem por rmedeiros »

amigos, bom dia

Estou tentando montar meu primeiro equipamento fvp a algum tempinho, coisa de 6 meses

inicialmente comprei o kit 900mhz 1.5w da hobby king(todo mundo erra)

Alem do problema de alcance o tx causava falha na minha plaquinha kk 1.0, assim aposentei e fui par a o 5.8(causava falha no frsky tb).

tentei seguir ao maximo as dicas, comprei na epoca o tx mais potente boscan 600mw ts 832 de 32 canais, assim ficaria compativel com fat shark tb.

comprei um conjunto de antenas spironet da boscan., tudo na hobby king

Na hora de comprar os RX optei por 02 rc305 la na rctimer e um micro diversity da range video.

Claro que comprei uma ela xing ling da napoli que mau enxergo ' palmo a frente.(essa vai para lixo breve).

a camera principal e uma gopro 2 tendo em vista que a sony que veio no 900mhz estragou.

moral da historia, tudo montado no quadri chegou a hora de testar.

consigo coisa de 100m com antena apontada ao modelo(no chao). Quando ele sobe consigo um pouco mais. A antena do quadri esta apontada para baixo.

breve posto algumas fotos, mais queria alguma dica.

Alguma suspeita

comprei o tx de 32 canais na hk, e os rx de 8 canais da rctimer, possa ser que os canais informados nao estao 100%, porem acho dificil pois os canais que testei tx/rx funcionaram como informado na tabela.

interferencia do quadri - fiz alguns testes com o sistema todo separado do mult e o mesmo desligado, logo nao vi diferenca no alcance

estou usando no tx uma bateria de 300mah 3s, mesmo achando ela pequena apos um bom uso ela esta com + de12v
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Mensagem por rmedeiros »

Amigos

Hoje consegui descobri o problema principal do meu FPv(alem de mim e claro).

Do nada meu TX de video TS 832 de 600mw parou de funcionar ontem. Desde o dia que chegou o mesmo apresentava alcance baixo e sempre pensei que fosse o receptor e conjunto de antenas(no inicio eu tinha um rc301).

mais vamos la

Depois de muito trabalho passando do quadri para o hexa e ajustando o arducopter com 1 bateria apenas, ou seja, 1 voo por dia praticamente apenas os domingos consegui iniciar os testes com o FPV.

meu setup inicial

TS 832(600mw) 5.8
2xrc805 mais diversity da range video
1 tela napoli que me arrependo de ter comprado
bateria 3s 350mah no tx e no rx estou usando GEL de 12v 7A(pesadissima).


Ontem lembrei que tinha guardado que peguei emprestado de um amigo um tx 200mw, pensei, ja que meu 600mw nao esta dando 100m de alcance vamos testar esse.

No meio do troca troca de fios resolvi fazer um comparativo indoor dos 2 equipamentos e para minha surpresa o 600mw nao ligava.

Levei para um colega e descobrimos o pulo do gato, o amplificar de sinal esta em curto, ao remover o mesmo da placa ele liga, logo acredito que este componente vinha dando defeito.

Entao vamos testar o de 200mw. Teste de solo consegui um alcance um pouco maior que o anterior, deixando o mult no chao com altena apontada para baixo consigo andar uns 150m.

Logo em seguida resolvi arriscar dentro do meu campo de visao que é uma "pracinha" desativada. Para minha surpresa o link manteve-se estavel o tempo inteiro, foi minha primira experiencia FPV. La na praca tem 02 traves(campinho de futebol), consegui de primeira passar por dentro.


moral da historia, o componente que queimou nao achamos pra vender em canto nenhum, apenas em um forum na russia, logo vamos as compras.


preciso de um TX novo. Pensei inicialmente nos 2000mw de 32 canais, mais pensando bem isso deve atrapalhar meu hexacoptero(FRsky ou arducopter).

Pensei em pegar um de 500mw e comprar um par de antenas do ibcrazy ou outro dessas famosas.

Do ibcrazy achei apenas a Blue been(nao sei se escreve assim).

Outra opção seria uma helical que poderia comprar no BRASIL. Peço apoio para esta compra dos entendidos

http://www.rctimer.com/product_1095.html

http://www.rctimer.com/product_1014.html

http://www.rctimer.com/product_1013.html

http://www.rctimer.com/product_989.html

http://www.readymaderc.com/store/index.php?main_page=product_info&cPath=11_45_49_97&products_id=459
Anexos
20140624_132351.jpg
20140624_132351.jpg (36.97 KiB) Exibido 5451 vezes
20140624_132357.jpg
20140624_132357.jpg (37.49 KiB) Exibido 5451 vezes
20140624_132425.jpg
20140624_132425.jpg (36.44 KiB) Exibido 5451 vezes
20140624_132433.jpg
20140624_132433.jpg (36.66 KiB) Exibido 5451 vezes
srocupado
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Sex Mar 02, 2012 7:12 pm
Localização: Brasilia

Mensagem por srocupado »

rmedeiros,

Pelas fotos, parece que vc está utilizando monitor com diversity. Já testou o alcance sem ele ?

Abraços.
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Mensagem por rmedeiros »

esse monitorzinho e bem vagabundo

mais ele tem 02 entradas de AV

logo na AV1 coloquei um RX e na av2 esta o diversity

Testei as 2 maneiras

o que acontece é que em solo com o hexa desligado consigo uns 100m em solo, antena do tx para baixo.

Quando começa a voar inicia-se uma tremedeira no video, tem 02 opções, interferencia ou trepidação.

acredito mais em interferencia, baixamos o maximo o tx para o 'pé' do trem de pouso e o problema nao resolveu.


Estou desconfiando da GOPRO tb, pois mesmo blindada possa ser que esteja com alguma gracinha. Meu tx queimou o amplificador de saida, quem sabe a gopro nao esta enviando algum ruido.

Hoje cosnegui alguns aneis de ferrite, penso em colocar entre a gopro e o tx e entre o TX e a alimentação que hoje e separada da alimentação do hexa.

Caso não melhorei vou trocar a camera, e caso não melhore apenas para teste vou pendurar a camera por 1 fio ao hexa com uns 50cm de comprimento para ve o que acontece.


Estou influenciado a migrar para 1.2ghz, pelo menos dizem que sofre menos interferencia, mais sei la.


Não comprei o fat shark pois na epoca falavam do alcance muito baixo.

Tenho 01 par de antenas fat shark, 01 par de antenas boscan, 01 antena patch e as antenas originais.

Se estivesse com pelo menos 300m de alcance solido investiria em antenas por exemplo ibcrazy
srocupado
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Sex Mar 02, 2012 7:12 pm
Localização: Brasilia

Mensagem por srocupado »

Tem como gravar um vídeo da tela ?
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Mensagem por rmedeiros »

Sr Ocupado

final de semana devo testar o bixo, ai faço um video

To em duvida se queimo tudo e compro um 1.2 ou compro 02 antenas da avr brasil.

não quero nada de grande alcance, apenas com confiança de ate 1 km de raio.

pelo que pude sentir colocando minha camerazinha sony ganhei um pouco no alcance, mais nada grandioso.
srocupado
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Sex Mar 02, 2012 7:12 pm
Localização: Brasilia

Mensagem por srocupado »

Eu uso 1.2 ghz e não tenho nada a reclamar. Vôo por trás de galpões na minha fazenda e nada de perder sinal.
Muitos dizem que em 1.2ghz perde-se qualidade de vídeo, mas não vi nenhuma diferença significativa.

Tenho o seguimte setup em 5.8ghz q me deu 1.7km sem perda de sinal (sem obstáculos):
Rx: óculos fatshark predator v2;
Tx: immersion rc 600mw;
Antena rx: helicoidal de 5 voltas;
Antena tx: spironet ou clover leaf.

Cheguei a comprar um tx de 1500mW para 5.8, mas não usei.
Hj esse meu setup de 5.8 tá encostado, pq migrei tudo para 1.2.
Se quiser meu equipamento para testes, manda mp q te mando pelos correios e depois vc devolve.
Abraços.
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Mensagem por rmedeiros »

mandei eMP

abs
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Mensagem por Jacimar »

[quote:2b88321b12="srocupado"]Eu uso 1.2 ghz e não tenho nada a reclamar. Vôo por trás de galpões na minha fazenda e nada de perder sinal.
Muitos dizem que em 1.2ghz perde-se qualidade de vídeo, mas não vi nenhuma diferença significativa.

Tenho o seguimte setup em 5.8ghz q me deu 1.7km sem perda de sinal (sem obstáculos):
Rx: óculos fatshark predator v2;
Tx: immersion rc 600mw;
Antena rx: helicoidal de 5 voltas;
Antena tx: spironet ou clover leaf.

Cheguei a comprar um tx de 1500mW para 5.8, mas não usei.
Hj esse meu setup de 5.8 tá encostado, pq migrei tudo para 1.2.
Se quiser meu equipamento para testes, manda mp q te mando pelos correios e depois vc devolve.
Abraços.[/quote:2b88321b12]


Vou te denunciar ! você vai emprestar seu equipamento para outro membro do fórum

fazer testes ? ! ? ! você está indo contra a política do fórum ! ! ! que é ser #$%&*%

e %&*%*# ! ! ! daqui a pouco chega o . . . vocês sabem quem . . . e te repreende

e pede um gancho. Brincadeira à parte, parabéns pela atitude ! o mundo e não

apenas esse fórum precisa de mais pessoas como você, abraço !
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Mensagem por rmedeiros »

Fiquei impressionado como fpv parece um segredo a 7 chaves. Tentei em todos os foruns, claro que ninguem tem obrigacao de ajudar.


Mais gracas a deus sempre encontrei algumas pessoas dispostas a ajudar.


Desde a primeira vez que montei a apm ate hj esse camarada e 10

Vlw
Responder