Página 1 de 3

Vamos falar sobre "Automodelismo de Fenda"

Enviado: Qua Ago 20, 2014 10:47 am
por Paulinho
Turma, acho que deveríamos ter matérias sobre esta modalidade que é muito antiga e muito competitiva, duvido que uma boa parte de usuários não teve um autorama por exemplo... Tenho certeza de que tem muita coisa a ser comentada e documentada, novidades, inclusive sobre pistas e campeonatos em todo nosso território ou fora dele.

Enviado: Qua Ago 20, 2014 11:02 am
por Douglas Lenz
Bah Paulinho.

Meu breve relato:

Já competi muito com automodelismo de fenda, de 1992 a 1995 ou 96.

Tenho até hoje na casa de um amigo minha caixa com tudo que tinha na época.

O que tinha de mais potente nesta época eram os MURA 27, eu só tinha um MURA 12 um MURA 0 e um PARMA. Estive visitando uma pista a algum tempo e percebi que meu carro mais veloz hoje é mediano pra baixo em comparação com o carro de acesso.

Como em todos os segmentos a evolução dos materiais e equipamentos e logicamente valores tudo ficou melhor, mais rápido e mais caro.

Mas é um hobby espetacular e muito competitivo nas suas mais diversas categorias,

Enviado: Qua Ago 20, 2014 1:23 pm
por roddrigo
Na minha infância (anos 80) tinha a Sebring na Rua Augusta que era de babar! Eu tinha um Mabush e ficava sonhando com os Mura da vida... kkkkk. Bons tempos!!!

Enviado: Qua Ago 20, 2014 1:53 pm
por roger_fci
Comecei com os motores Parma, passei pelos Mabush até chegar no tão sonhado Mura 20, frequentei mto a Pista do Parque do Ibirapura, e uma pista em SP no bairro do Tatuapé q ñ recordo o nome.

Bons tempos, onde a única preocupação era com a escola e meus carros, aprendi mto com esse hobby.

Enviado: Qua Ago 20, 2014 2:16 pm
por Marco Antonio
[quote:44078bde3d="roddrigo"]Na minha infância (anos 80) tinha a Sebring na Rua Augusta que era de babar! Eu tinha um Mabush e ficava sonhando com os Mura da vida... kkkkk. Bons tempos!!![/quote:44078bde3d]

Então nos cruzamos. Eu tinha parma e mura green. Enfiei o carro na mão de um cara que se meteu a pegar o carro na pista que até hoje me
lembro do estrago na mão do sujeito.

Enviado: Qua Ago 20, 2014 2:17 pm
por Marco Antonio
[quote:da41347125="roger_fci"]Comecei com os motores Parma, passei pelos Mabush até chegar no tão sonhado Mura 20, frequentei mto a Pista do Parque do Ibirapura, e uma pista em SP no bairro do Tatuapé q ñ recordo o nome.

Bons tempos, onde a única preocupação era com a escola e meus carros, aprendi mto com esse hobby.[/quote:da41347125]

Parolu... Ou seria parolo???

Causos do Automodelismo de Fenda...

Enviado: Qua Ago 20, 2014 6:27 pm
por Junior
Automodelismo de fenda foi meu primeiro hobby. Tenho boas recordações.
Comprei meu primeiro slot car de um amigo na pista de Santo André .
Acho que o nome da pista era Talladega.
Era um escala 1/32 com bolha vintage e motor Mabuchi série verde.
Na época (1984) se falava nos motores Mura , Bob Green, bolhas com asas laterais e tal.
Anos depois conheci as pistas Parolu (na Sto Amaro), a Sebring (na Augusta) e a Monza(na Vila Mariana, hoje em Moema).
O mestre Paulo da Parolu trocava um motor de slot car (dessoldar um motor, soldar outro motor no chassi, alinhando coroa e pinhãoi e soldar os rabichos na guia) em menos de 20 segundos.
Mas foi na extinta pista da Detroit da vila Sta Catarina que realmente curti esse hobby.
O pessoal de lá andava de parma 16D e grupo 0 Proslot(sem asa).
Asa na bolha e glub na pista é pra quem não tem dedo pra controlar o carro nas curvas, mas tem dinheiro pra gastar com equipamento de ponta.
Se gostasse de asa, eu ia andar de grupo 7 (força livre).
Aceleração de 0 a 100Km/h em 0,1s e 170Km/h num final de reta de 12 metros.
Pra quem não conhece, um motor grupo 7 de ponta gira a quase 200 Krpm (isso mesmo, duzentos mil rotações) e tem imãs de samário-cobalto que suportam até 450°C sem desmagnetizar.
Tinha motor de classificação (tomada de tempo) que era construído para apenas uma volta! Não tinha volta de aquecimento, nem segunda chance...
Se pensarmos em proporções de escala, o autorama ainda é o veículo terrestre mais rápido do mundo.
Mas se eu tivesse o conhecimento sobre motores que adquiri com o aeromodelismo na época do autorama, teria vencido muito mais provas nos campeonatos internos da loja.
Ainda tenho minha mala de slot car e de vez em quando olho pra ela com saudades.
Penso em voltar algum dia, ainda mais com a dificuldade de se encontrar lugares pra voar dentro de Sao Paulo. Mas aí, penso no transito pra chegar até a loja, nos horarios das corridas (terminavam por volta meia-noite), blá, blá, blá.
É... tá dificil. acho que vou mudar pra plastimodelismo!! rsrs.

Enviado: Qua Ago 20, 2014 6:48 pm
por Junior
[quote:30236082c7="Cmte. Salgado"]Adoro slot car tenho 20 carros replicas 1/32 alem do autorama em casa, já questionei a turma do autorama sobre a substituição dos motores escovados belos BL mas ainda não emplacou.[/quote:30236082c7]
Fala, Comte. Salgado! Quanto tempo, hein?
Legal que vc ainda mantem o "comandante" no nick desde aqueles tempos de Paca.
O automodelismo de fenda ainda continua evoluindo, mas a mudança de tecnologia para brushless não traria benefícios.
Primeiro, pelo tipo de alimentação na própria pista.
Segundo, que induzido rotativo é melhor pra eficiencia do motor nesta categoria.
Mas quando estava saindo desse hobby, o pessoal estava começando a usar aceleradores por controle de PWM, sistema usado nos antigos ESCs da GWS para motores escovados (2003??).
Um forte abaraço!

Enviado: Qua Ago 20, 2014 6:53 pm
por Marco Antonio
... Eu tenho um feito com 555