Construção de um Modelo parecido com um MIG

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Mensagem por John-Henrique »

Olha observando com mais cuidados dá pra notar que tem alguns probleminhas com teu aero, não estou dizendo que não vai voar mas, veja esta imagem:

Note que a fotografia foi feita com a câmera torta (não está horizontalmente alinhada) mas me baseei pelo angulo da superfície da mesa. Note que a linha vermelha passa onde as asas deveriam se alinhar, mas nenhuma delas está alinhada com esta linha, logo, num voo terá uma tendência enorme a puxar para um dos lados, provavelmente mergulhe para a esquerda.

Quanto as entradas de ar, note que existem nas duas cantos vivos e bem vivos onde marquei com a seta, aquilo ali faz o ar criar um vórtice (ou similar) e impede o fluxo de ar como deveria ser, não impediria de voar mas prejudica muito o empuxo.

Talvez você possa adicionar ali um duto feito com garrafa PET, remova a parte superior e fundo, dai corte para fazer um duto do tamanho da EDF, faço assim, isto vai eliminar o problema com os cantos, mas precisa ficar exatamente alinhado com a EDF.

Definitivamente diminuir a 'caverna' não seria a solução, mas vamos começar direito? Cadê o vídeo de você tentando voar ele? Como falei anteriormente ele precisa correr na pista tomar velocidade e dai sim tu tenta subir.

Antes do 'urubu 1', o que tu voava antes?
Anexos
Jet Urubu porque é pretão =D
Jet Urubu porque é pretão =D
jeturubu.jpg (19.95 KiB) Exibido 177 vezes
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

Drailton,

Acho que meu conselho é que você refaça o seu projeto do inicio corrigindo vários detalhes:

1 - Refaça o projeto e retire esse um kilo de fita.
2 -Faca uma construção mais limpa (sem o monte de reforços desnecessários que vi nas fotos)
3- Quando eu comecei a fazer os projetos do parkjet.com fiz exatamente como o projetista desenhou, e mesmo com os dutos quadrados voou perfeitamente. Existem vários cálculos para saber a área necessária tanto na entrada e na saída da edf, sugiro que procure. Siga a risca o projeto original.
4- Bateria de 1300ma é para um treinador pequeno e outros similares, um jato com 2 edf precisa de lipos muito maiores, como já foi dito aqui. Em média uma edf de 64 com uma lipo de 2200 dura 3 minutos e 30 segundos de voo.
Humberto Melo
Drailton Lima de Andrade
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Sáb Jun 08, 2013 6:38 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Drailton Lima de Andrade »

[quote:7367c47508="John-Henrique"]Olha observando com mais cuidados dá pra notar que tem alguns probleminhas com teu aero, não estou dizendo que não vai voar mas, veja esta imagem:

Note que a fotografia foi feita com a câmera torta (não está horizontalmente alinhada) mas me baseei pelo angulo da superfície da mesa. Note que a linha vermelha passa onde as asas deveriam se alinhar, mas nenhuma delas está alinhada com esta linha, logo, num voo terá uma tendência enorme a puxar para um dos lados, provavelmente mergulhe para a esquerda.

Quanto as entradas de ar, note que existem nas duas cantos vivos e bem vivos onde marquei com a seta, aquilo ali faz o ar criar um vórtice (ou similar) e impede o fluxo de ar como deveria ser, não impediria de voar mas prejudica muito o empuxo.

Talvez você possa adicionar ali um duto feito com garrafa PET, remova a parte superior e fundo, dai corte para fazer um duto do tamanho da EDF, faço assim, isto vai eliminar o problema com os cantos, mas precisa ficar exatamente alinhado com a EDF.

Definitivamente diminuir a 'caverna' não seria a solução, mas vamos começar direito? Cadê o vídeo de você tentando voar ele? Como falei anteriormente ele precisa correr na pista tomar velocidade e dai sim tu tenta subir.

Antes do 'urubu 1', o que tu voava antes?[/quote:7367c47508]

Valew pelas dicas camarada! :)
Vou assim que possível começar a implantar as garrafas dentro das cavernas. Quanto ao vídeo dele, infelizmente ainda estou tentando entrar em contato com os responsáveis da pista para usar o local para testar-lo, por isso vou mostrar um vídeo feito no fundo de casa com uma parte plana para ver se ajuda.

Não houve nenhum voo meu antes desse aeromodelo, ou seja, sou totalmente amador. Entendo bem que todas as minhas tentativas podem ser frustradas por conta disso, mas gosto de tentar, mesmo que signifique alguns... $$ contratempos $$
Drailton Lima de Andrade
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Sáb Jun 08, 2013 6:38 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Drailton Lima de Andrade »

[quote:c3a3d49705="humbertomelo"]Drailton,

Acho que meu conselho é que você refaça o seu projeto do inicio corrigindo vários detalhes:

1 - Refaça o projeto e retire esse um kilo de fita.
2 -Faca uma construção mais limpa (sem o monte de reforços desnecessários que vi nas fotos)
3- Quando eu comecei a fazer os projetos do parkjet.com fiz exatamente como o projetista desenhou, e mesmo com os dutos quadrados voou perfeitamente. Existem vários cálculos para saber a área necessária tanto na entrada e na saída da edf, sugiro que procure. Siga a risca o projeto original.
4- Bateria de 1300ma é para um treinador pequeno e outros similares, um jato com 2 edf precisa de lipos muito maiores, como já foi dito aqui. Em média uma edf de 64 com uma lipo de 2200 dura 3 minutos e 30 segundos de voo.[/quote:c3a3d49705]

Vou tentar antes corrigir o que o John-Henrique mencionou. Caso ainda não funcione, refarei o projeto inteiro.
Valew mano a paciência e por dividir a idéia! :)
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

Mais outra dica, mais velha que minha bisavó... Voa algum treinador primeiro e depois voa uns 10 aeromodelos e depois voa um jato...

Não desiste do sonho, mas se não começar com algo que possa dominar não vai ter sonho para sonhar...
Humberto Melo
Avatar do usuário
roddrigo
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 9:38 pm
Localização: Jandira
Contato:

Mensagem por roddrigo »

KKKKKK pois é... li o topico inteiro e esperando alguém falar... Como assim... iniciante querendo voar jato EDF?!?!?
Drailton! Para tudo meu camarada!!!!!!!!!!!!!
sorte sua que não conseguiu tirar o aero do chão... pq se tivesse conseguido ja teria destruído ele. Deixa ele de lado e constrói um treinador. Nesse treinador vc vai aprender a construir e a voar... depois... muito depois!!! vc passa pros jatos.
Eu sei que é frustrante... mas tem dois jeitos de aprender... ouvindo os outros ou apanhando! os dois funcionam mas o primeiro doi menos e é mais barato!
Boa sorte!
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: Construção de um Modelo parecido com um MIG

Mensagem por man1aco »

[quote:5f2d4f3a3e="Drailton Lima de Andrade"]Bom dia!
Eu terminei de construir um modelo feito de Depron que é um Mistura de um Mig29 com um F-14, segue a imagem e um vídeo dele:
[img:5f2d4f3a3e]http://fc07.deviantart.net/fs70/i/2014/213/e/0/project_dragmacom_2__part_81_5___by_airferno-d7t9uc0.jpg[/img:5f2d4f3a3e]

[yt]h8jQbJ6gVBQ[/yt]


Só que mesmo com 950g, ele não consegue voar, mesmo se eu arremessar-lo sem pista. Só depois de acelerar 1/3 do stick é que ele se mexe.
Segue os dados do Setup dele:

-2 Motores EDF 64.000mm de 4500v;
-2 ESC de 30a MultStar;
-1 Bateria 3S de 1.300mAh; (antes, usava duas dessa mesma)

-Tamanho: 97cm;
-Envergadura: 85cm;
-Altura: 26cm;
-Peso em terra: 950g com a eletrônica;

Alguém poderia me dizer o estou fazendo de errado? Será que preciso de um ESC de 40a, ou preciso de mais pista para ele pegar sustentação?[/quote:5f2d4f3a3e]

Pra começar eu não usaria ESC com menos de 60A para uma turbina de 64mm , essas coisas consome que é o cão.

bateria teria que ser uma de 65C ou duas de 45C, e pra brincadeira durar de 3 a 5 minutos.

E para ter alguma chance um piloto experiente no comando já que nem trimado está.
Avatar do usuário
luisfhobby
membro
Mensagens: 556
Registrado em: Ter Fev 28, 2012 8:27 pm
Localização: Curitiba-PR

Mensagem por luisfhobby »

Eu guardaria sua eletronica e montaria num treinador , depois que aprender a voar ae sim faça uma zagi ou outro modelo e tambem treine no simulador.
Drailton Lima de Andrade
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Sáb Jun 08, 2013 6:38 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Drailton Lima de Andrade »

[quote:353636faf1="roddrigo"]KKKKKK pois é... li o topico inteiro e esperando alguém falar... Como assim... iniciante querendo voar jato EDF?!?!?
Drailton! Para tudo meu camarada!!!!!!!!!!!!!
sorte sua que não conseguiu tirar o aero do chão... pq se tivesse conseguido ja teria destruído ele. Deixa ele de lado e constrói um treinador. Nesse treinador vc vai aprender a construir e a voar... depois... muito depois!!! vc passa pros jatos.
Eu sei que é frustrante... mas tem dois jeitos de aprender... ouvindo os outros ou apanhando! os dois funcionam mas o primeiro doi menos e é mais barato!
Boa sorte![/quote:353636faf1]

Pois mano, eu vacilei...
De fato, vou começar a construir um treinador e usar a mesma eletrônica nele(sem as turbinas).
Mas sabe como a gente éh, fica afoito que nem criança com brinquedo novo, mas aprendi a lição e vou me especializar primeiro com o treinador antes.

Valew brother pela dica! Abraços!
Drailton Lima de Andrade
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Sáb Jun 08, 2013 6:38 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Construção de um Modelo parecido com um MIG

Mensagem por Drailton Lima de Andrade »

[quote:d6811b090f="man1aco"][quote:d6811b090f="Drailton Lima de Andrade"]Bom dia!
Eu terminei de construir um modelo feito de Depron que é um Mistura de um Mig29 com um F-14, segue a imagem e um vídeo dele:
[img:d6811b090f]http://fc07.deviantart.net/fs70/i/2014/213/e/0/project_dragmacom_2__part_81_5___by_airferno-d7t9uc0.jpg[/img:d6811b090f]

[yt]h8jQbJ6gVBQ[/yt]


Só que mesmo com 950g, ele não consegue voar, mesmo se eu arremessar-lo sem pista. Só depois de acelerar 1/3 do stick é que ele se mexe.
Segue os dados do Setup dele:

-2 Motores EDF 64.000mm de 4500v;
-2 ESC de 30a MultStar;
-1 Bateria 3S de 1.300mAh; (antes, usava duas dessa mesma)

-Tamanho: 97cm;
-Envergadura: 85cm;
-Altura: 26cm;
-Peso em terra: 950g com a eletrônica;

Alguém poderia me dizer o estou fazendo de errado? Será que preciso de um ESC de 40a, ou preciso de mais pista para ele pegar sustentação?[/quote:d6811b090f]

Pra começar eu não usaria ESC com menos de 60A para uma turbina de 64mm , essas coisas consome que é o cão.

bateria teria que ser uma de 65C ou duas de 45C, e pra brincadeira durar de 3 a 5 minutos.

E para ter alguma chance um piloto experiente no comando já que nem trimado está.[/quote:d6811b090f]

OK! Já arrumei duas baterias de 45c de 1600mAh cada. Imaginei mesmo que um Esc mais robusto faria a coisa funcionar.

Mas antes vou mesmo construir um treinador com a mesma eletrônica, assim não termino destruindo o jato no primeiro voo.
Responder