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Enviado: Sex Out 03, 2014 9:31 am
por Marco Antonio
Eu to no lucro... Eu tiro o óculos pra fazer as coisas e consigo enxergar com detalhes que antes nem tinha. Heheheh... Miopia tem suas vantagens!

Enviado: Sex Out 03, 2014 12:14 pm
por CONDOR 2
Fator importante.

O campo magnético produzido pelo enrolamento tem limites.

Se for maior que o produzido pelos imãs ocorre um fenômeno de histerese, fazendo com que o motor perca o rendimento.

Se tiver noção do campo produzido pelos imãs é o começo para dimensionar o enrolamento.

Seja ele qual for, triplo, duplo, etc...

Chega um ponto que a saturação reverte em baixo rendimento.

Vamos aguardar os testes .

Enviado: Sex Out 03, 2014 12:15 pm
por CONDOR 2
[quote:9c51592de0="Cmte. Salgado"]karaca ! quero ver o resultado deste pequeno ai![/quote:9c51592de0]

Seu avatar é top.

Gostei.

Enviado: Sex Out 03, 2014 1:45 pm
por Junior
[quote:2eb110ff45="CONDOR 2"]Fator importante.

O campo magnético produzido pelo enrolamento tem limites.

Se for maior que o produzido pelos imãs ocorre um fenômeno de histerese, fazendo com que o motor perca o rendimento.

Se tiver noção do campo produzido pelos imãs é o começo para dimensionar o enrolamento.

Seja ele qual for, triplo, duplo, etc...

Chega um ponto que a saturação reverte em baixo rendimento.

Vamos aguardar os testes .[/quote:2eb110ff45]

Oi, Condor! Bem colocada a sua observação.
Mas acredito que agora com 6 imãs a saturação por histerese devido às altas rotações não vai afetar significativamente o desempenho deste motor.
Se fosse com 12 imãs ou mais, a coisa ia ficar complicada.
Com apenas 6 imãs, os tempos de comutação ficam mais "folgados" e dá tempo para o material do estator baixar a densidade do fluxo magnético a níveis aceitáveis antes de inverter o sentido do campo magnético na comutação seguinte.
A não ser que o material das lâminas do estator seja de qualidade muito ruim (baixa concentração de silício).
Só vi estator ruim assim uma vaz, naqueles Tower Pro com bell estampado e preso por parafuso. Um lixo!
Vai esquentar um pouco o material do estator, mas o fluxo de ar generoso dentro da edf vai amenizar o problema.
A prova disso é que o motor Turnigy 1400 de 5 gramas da minha edf versão light (modificado de 16 para oito imãs duplos) está girando a quase 60.000rpm e trabalhando com ~7W/g com um pouco mais que 50ºC.
Independente se o imã é duplo , triplo,etc, o comportamento deste conjunto "até certo ponto" é como se fosse um imã só.
Na teoria parece viável, mas os testes é que vão validar a coisa.

Enviado: Sex Out 03, 2014 4:01 pm
por GRANATO
Esquece essa coisa de imã e põe para girar logo isso 8)

[img:5c6e99e7de]http://www.manualdomundo.com.br/wp-content/uploads/gifs-ciencia-manual-do-mundo-6.gif[/img:5c6e99e7de]

[img:5c6e99e7de]http://www.manualdomundo.com.br/wp-content/uploads/gifs-ciencia-manual-do-mundo-3.gif[/img:5c6e99e7de]

Enviado: Sex Out 03, 2014 6:02 pm
por Junior
Gifs bacanas!
Se é pra por para girar, aí vai!

[img:8a5acebb5a]http://static.rcgroups.net/forums/attachments/7/1/9/6/a5212569-68-LRK_in_action.gif[/img:8a5acebb5a]

Brincadeiras à parte, melhor eu ir terminar o motor senão essa edf não sai! :wink:

Enviado: Sex Out 17, 2014 5:17 pm
por GRANATO
Junior,

Ocê tá enrolando o motor ou a gente ?

Cadê a turbina, meu fio ? :roll: :lol: :lol:

Enviado: Sex Out 17, 2014 7:37 pm
por Junior
[quote:7592135b4f="GRANATO"]Junior,

Ocê tá enrolando o motor ou a gente ?

Cadê a turbina, meu fio ? :roll: :lol: :lol:[/quote:7592135b4f]

Nem o motor, nem vocês... :oops:
Na verdade, eu é que estou enrolado entre prazos de projetos do trabalho, alfabetização dos filhos, etc... :roll:
Nessa fase da vida, o hobby fica em segundo plano, ou terceiro (ou quarto) :lol:
O que posso adiantar é que o motor já está enrolado e girou firme, mas, apesar de todo cuidado que tive, apresentou alguma vibração em alta rotação.
Vou ter que balancear o bell para conseguir balanceamento quando montar o rotor da edf.
Preciso arranjar um perfil "U" de alumínio pra fazer um jig simples de balaneamento.
Assim que arranjar o perfil de aluminio, damos seguimento ao tópico. :)

Enviado: Qui Out 23, 2014 8:07 pm
por Junior
Bom, retomando o assunto antes que eu vire coveiro do meu próprio tópico! rsrs
O motor já foi reenrolado com 7 voltas de fio 26AWG por espira.
A cada espira de 7 voltas terminada, eu fiz um teste de continuidade com o multímetro para verificar se o fio não entrou em curto com as laminas do estator.
O resultado se vê abaixo.
Notem na primeira foto que os fios mais longos quase terminaram com o mesmo comprimento.
Isso é sinal que foi dado o mesmo aperto nas espiras e elas têm praticamente a mesma resistência.
Na terceira foto, nota-se que eu não usei nenhum isolante no transpasse entre as espiras.
Apenas tomei o cuidado de não apertar demais para evitar de romper o esmalte isolante.
Fiz um ultimo teste de continuidade para checar se não havia curto do estator com as 3 fases, e também entre cada fase com as demais.
No final, as espiras foram imobilizadas com verniz acrílico a base d'água e posto pra secar.
Depois de seco, as pontas dos fios foram cuidadosamente raspadas com estilete e o enrolamento foi conectado em estrela (Y).
Soldei os fios do motor nos fios do esc, conectei um servo tester e a bacteria e botei pra girar.
O motor girou firme, mas, como comentei na mensagem anterior, apresentou vibração em alta rotação.