Construção e suas Medidas

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
pester
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Sex Fev 04, 2005 8:42 pm

Construção e suas Medidas

Mensagem por pester »

Aos mais experientes e aos que puderem ajudar:
Eu estou querendo construir o primeiro aeromodelo, encontrei 3 plantas que a julgar pela minha falta de experiência e pelo passo-a-passo fornecido com as mesmas, acho ideal para mim que estou iniciando. As 3 plantas são encontradas nos seguintes endereços:

1ª Quick (o que estou realmente querendo construir): http://www.hobbys.com.br/quick.htm

2ª Mini Piper: http://evoo.locaweb.com.br/forum/files/piper.jpg ou http://evoo.locaweb.com.br/forum/download.php?id=1152

3ª And Now: http://www.flyelectric.ukgateway.net/indoor.htm

Em nenhuma das 3 plantas possuem as medidas para a construção do avião em um tamanho exato. Pois essa é uma das minhas dúvidas. Como fazer para conseguir o molde dessas plantas? Basta imprimir em um papel comum A4 que a impressão já dará o molde exato ou será preciso fazer algum redimensionamento? As medidas do conjunto (avião/asa) será feita no "olhometro", ou é necessário algum software ou tabela de conversão ou qualquer coisa do tipo para se ter o tamanho necessário para o molde?

No caso do mini piper que é um modelo movido a elástico, pode ser utilizado elástico comum (aqueles de dinheiro)?

A quem puder sanar minhas dúvidas e/ou dar qualquer outra dica que facilite a construção do primeiro aeromodelo, deixo aqui meus agradecimentos.

Um abraço,
Victor Hugo.
Avatar do usuário
Lucas
membro
Mensagens: 883
Registrado em: Qui Abr 01, 2004 5:42 pm
Contato:

Mensagem por Lucas »

Victor,

Seja bem vindo ao Fórum ! :D

Acho melhor um Starlite, uma boa parte da galera por aqui começou por ele...

Faz uma busca aqui no fórum e vc vai achar bastante coisa sobre ele..

Se não conseguir a planta me manda um e-mail que te eu mando ela.

Aeroabraços e bons vôos !

Lucas
NUNCA se esqueça de que tudo isso é apenas um hobby, e que a finalidade é se divertir...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Nenhum destes modelos é muito adequado para primeiro modelo.

O Quick e o AndNow por serem acrobáticos, e o microPiper porque é um modelo a elástico, você vai ter que aumentar a escala.

O Starlite é uma boa opção, tem outras no meu site: http://planeta.terra.com.br/lazer/AeroMag
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
pester
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Sex Fev 04, 2005 8:42 pm

Mensagem por pester »

Alex e Lucas, obrigado pelas dicas. Ao pesquisar aqui mesmo no fórum sobre os modelos indicados por vocês, encontrei 2 plantas do Starlite, uma em *.gif e outra em *.dfx, além de uma grande quantidade de fotos que com certeza auxiliará na construção do mesmo e fiquei impressionado com a quantidade e clareza de detalhes em relação as outras já mencionadas por mim, realmente acho que seria mais fácil fazer este modelo.

Ao pesquisar por medidas do Starlite, encontrei pessoas que relataram que para conseguir o tamanho real do molde, as mesmas imprimiram a planta do Starlite em 12 folhas comum de papel para impressão. Isso eu consegui fazer tranqüilamente no programa Paint (windows) bastando para isso somente importar a planta em *.gif para o paint que o mesmo automaticamente já imprimi nas 12 folhas mencionadas por todos. Esse procedimento está correto?

Uma outra dúvida. :roll: Alguém pode me informar onde encontro ou por onde começo a procurar lugares que vendem a tão falada balsa? Já encontrei na internet, mas acho que poderia economizar se fizesse as compras dos materiais pessoalmente aqui em Brasília. Desde já agradeço a todos pela cooperação.

Um abraço,
Victor Hugo.
Roberto Aero
membro
Mensagens: 33
Registrado em: Seg Jan 10, 2005 9:08 pm
Localização: São Paulo - SP

Planta do Starlite

Mensagem por Roberto Aero »

Ficaria muito mais fácil se vc pegasse a planta do Starlite e a imprimisse em lugares onde se tiram xerox... mas naquelas em que se tenham as Plotter. A impressão sai uma beleza. Foi isso que eu fiz no meu caso.
Só que a planta original, em DXF, que está no site da RCMicroFlight (http://www.rcmicroflight.com/plans/Starlite/index.asp) não coube em disquete. A planta que utilizei, em DWG (+-650Kb), foi uma que encontrei num site argentino (http://www.e-aeromodelismo.com.ar/Planos/Electricos.htm). Mas a disposição da planta é original.
Responder