Motor st3511

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
klebercf15
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Qui Fev 07, 2013 8:24 pm
Localização: campinas sp

Motor st3511

Mensagem por klebercf15 »

gostaria se saber se alguem ja usou este motor :

Specs:
RPM/v: 810kv
Dimensions: 42 x 29.5mm
Shaft: 5.0mm
Voltage: 6v~18v (2~4s lipo)
Weight: 170g
No-load current: 2.0A
Max Current: 35A
Max Watts: 360W
Mounting Holes: 52mm
ESC: 30A with XT60

Prop Data:
12x6 - 11.1v - 25A - 1450g Thrust

este acima e a descriçao coloquei helice 12x6 apc com 3 e 4 s na 4 s no wattimetro nao deu 12 A de consumo ficou muito faco , agora queria saber se um p**a motor parrudo desse é so pra 360 w e se posso ir aumentado a helice ate cheguar consumo de 30 amperes
aprender mais , sempre mas
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Pode.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
klebercf15
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Qui Fev 07, 2013 8:24 pm
Localização: campinas sp

Mensagem por klebercf15 »

ok , alguem ja cheguou usar este motor ?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Uma coisa tenho a te dizer, é um dos piores motores, pois nem rolamentos ele tem, é bucha de bronze no lugar de rolamentos.
Comprou o motor olhando o preço e o empuxo?
Se sim, parabéns, é mais um a ser enganado pelas más informações.
Primeiro por que ir no mais barato, é sinônimo de comprar o pior.
Segundo, comprar pelo empuxo, é outro erro, pois não é o empuxo que tira o aeromodelo do chão, são as asas dele e para as asas tirarem o aeromodelo do chão, precisa de velocidade e não de empuxo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Re: no que estou errando? com motor st3511

Mensagem por bananabg »

Boa tarde amigos... Feliz natal um pouco atrasado.

Quando fui lendo o tópico, vim pronto pra dar uma paulada, rsrsrsrsrs, mas o Laércio já deu um tapa com luva de pelica, então está valendo.

Apenas a título de informação é que, respeitando a teoria do "PUI" (P=U.i, onde P é a potência elétrica em Watt, U é a tensão elétrica em Volt e i é a intensidade de corrente elétrica em Ampere), você precisa de apenas algo próximo a 10,3V, pensando em um sistema perfeito e desconsiderando a hélice.

Mas o mais importante é, que subindo a Tensão, você diminui a Intensidade de Corrente, pois estes são inversamente proporcionais.

Outra coisa, sua pergunta foi respondia por você mesmo, quando postou no início do tópico, veja bem:

[quote:8748704db4="klebercf15"]
Specs:
RPM/v: 810kv
Dimensions: 42 x 29.5mm
Shaft: 5.0mm
Voltage: 6v~18v (2~4s lipo)
Weight: 170g
No-load current: 2.0A
[color=red:8748704db4][b:8748704db4]Max Current: 35A[/b:8748704db4][/color:8748704db4]
Max Watts: 360W
Mounting Holes: 52mm
ESC: 30A with XT60

Prop Data:
12x6 - 11.1v - 25A - 1450g Thrust
[/quote:8748704db4]

Uma dica que te dou de olhos fechados, rsrsrsrs, siga sempre o que o fabricante diz... Há casos onde pessoas com bastante conhecimento e bagagem "arriscam" experiências fora disso e dão certo, mas fora isso, recomendo sempre seguir o que o manual diz.

Agora, o que o Laercio disse, é a lei absoluta, o que faz o avião voar não é o empuxo, salvo se ele for um avião que decole e voe apenas pendurado pelo motor, em outra palavras, decolagem vertical (helicópteros por exemplo).

Há casos em que conjuntos de propulsão tem metade da relação empuxo/peso (empuxo de 750g e peso de 1,5kg) e tem um voo esplendido, já situações em que a razão de empuxo/peso é de 2 para 1 (3kg de empuxo para 1,5 kg de peso) e ter um voo horrível.

Cuidado com a "lógica".
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
klebercf15
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Qui Fev 07, 2013 8:24 pm
Localização: campinas sp

Mensagem por klebercf15 »

é verdade eu comprei ele aqui no forum , o rapaz que me vendeu se nao me engano ele é um dos moderadores o senhor benites , ele que me passou estas especificaçoes , achei que era um bom motor pra tirar meu stick de 1,20 cm do chão , comprei esta helice da especificaçao mas nao deu nem 10 amperes com menos 400 g de empuxo , mas valeu vou procurar outro motor
Avatar do usuário
Cleber Módulo
membro
Mensagens: 172
Registrado em: Qua Out 12, 2011 6:43 pm
Localização: Andradina - SP

Mensagem por Cleber Módulo »

Verifique a posição da hélice, poderá estar invertida!

Bons voos!
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Mensagem por Gilberto_CWB »

Independente da qualidade do motor e mais tudo que já foi escrito, você apenas repassou o consumo do motor. Quando o Wattimetro forneceu 12A, em 4s, qual era a tensão da bateria? Uma bateria com alguma célula defeituosa, ao ser exigida, diminui consideravelmente a tensão. É mais um ítem a ser observado: veja a corrente e a TENSÃO naquele momento, antes de condenar o motor.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:655d08ee5a="Gilberto_CWB"]Independente da qualidade do motor e mais tudo que já foi escrito, você apenas repassou o consumo do motor. Quando o Wattimetro forneceu 12A, em 4s, qual era a tensão da bateria? Uma bateria com alguma célula defeituosa, ao ser exigida, diminui consideravelmente a tensão. É mais um ítem a ser observado: veja a corrente e a TENSÃO naquele momento, antes de condenar o motor.[/quote:655d08ee5a]

De fato, muito importante isso que o Gilberto mencionou.
As vezes uma bateria ruim, cai muito a tensão quando aceleramos e o motor não dá o rendimento esperado.
Já aconteceu isso comigo com uma bateria 3S de 1300 mA, carregava aparentemente bem, o carregador dava carga completa, mas no aeromodelo o motor não tinha força, botei outra bateria e o motor teve toda a força de antes.
Resumindo, era a bateria que já estava ruim.
Mas não espere somente pelo empuxo, pois não é ele quem fará o seu aeromodelo voar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
klebercf15
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Qui Fev 07, 2013 8:24 pm
Localização: campinas sp

Mensagem por klebercf15 »

estou preparando para outro teste mas no alalizador de bateria , ela estava ok , vou faser teste com outra , depois relaciono ....valeu
Responder