Aeromodelo ramjet rc
- oswaldo pires
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Aeromodelo ramjet rc
Então como o pulso jato está de rosca rss (dependo de outros) Estou esboçando aqui um projeto sobre um aeromodelo ram jet que só funciona sob velocidades próximas de 500km por hora, a ramjet nada mais é que um tubo oco com ignitores e uma bomba de combustível
O meu será por hora rebocado por um navycat turbojato, que quando em mergulho espero conseguir velocidade para (estartar ) a ramjet
Apenas o esboço não funcional ok, obs. poderia conseguir estartar a ram jet
com um foguete
No video temos mais elucidação o ignitor pretendo fazer com lanterna de shock retirado da mesma no video da edf com afterburner explica como
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ramjet
[yt]NHL6TsVTQFg[/yt]
[yt]oImq1glnOds[/yt] [yt]yKuq8T7KMa0[/yt]
O meu será por hora rebocado por um navycat turbojato, que quando em mergulho espero conseguir velocidade para (estartar ) a ramjet
Apenas o esboço não funcional ok, obs. poderia conseguir estartar a ram jet
com um foguete
No video temos mais elucidação o ignitor pretendo fazer com lanterna de shock retirado da mesma no video da edf com afterburner explica como
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ramjet
[yt]NHL6TsVTQFg[/yt]
[yt]oImq1glnOds[/yt] [yt]yKuq8T7KMa0[/yt]
- Anexos
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- PTDC1306.JPG (38.48 KiB) Exibido 6668 vezes
-
- PTDC1313.JPG (36.64 KiB) Exibido 6668 vezes
-
- PTDC1316.JPG (37.23 KiB) Exibido 6668 vezes
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- Leduc_0.16_Le_Bourget_2007.jpg (34.22 KiB) Exibido 6668 vezes
-
- D21-070308.jpg (37.61 KiB) Exibido 6668 vezes
-
- M21Ship2-cropped.jpg (37.79 KiB) Exibido 6668 vezes
duro porém voando
- oswaldo pires
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Grande Neo valeu pelo grande, vc tem razão estou muito gordo. Aquele chá de boldo tá no esquema rss
Então pra fazer a ramjet estava pensando simular a pressão dinâmica do ar através de várias edfs ligadas em série, como se fossem uma carro biturbo por exemplo
A partir de uma certa velocidade do vento relativo a ramjet começaria a produzir empuxo e teria rendimento viável
Olhei o que tinha aqui no momento e montei o arranjo simplório da foto, mas pra ver o que acontece visando é claro tomar a distância segura do aparato rsss
A bomba de combustível seria um pulverizador por pressão, O combustível seria álcool e o ignitor seria um acendedor de fogão, o tubo de pvc é apenas para conectar a edf e facilitar a passagem de fios e do acendedor porque o aço inox é relativamente difícil de ser usinado
Porém pretendo folhear o cano internamente com folha de alumínio de 0,02mm bom agora é terminar o aparato
Então pra fazer a ramjet estava pensando simular a pressão dinâmica do ar através de várias edfs ligadas em série, como se fossem uma carro biturbo por exemplo
A partir de uma certa velocidade do vento relativo a ramjet começaria a produzir empuxo e teria rendimento viável
Olhei o que tinha aqui no momento e montei o arranjo simplório da foto, mas pra ver o que acontece visando é claro tomar a distância segura do aparato rsss
A bomba de combustível seria um pulverizador por pressão, O combustível seria álcool e o ignitor seria um acendedor de fogão, o tubo de pvc é apenas para conectar a edf e facilitar a passagem de fios e do acendedor porque o aço inox é relativamente difícil de ser usinado
Porém pretendo folhear o cano internamente com folha de alumínio de 0,02mm bom agora é terminar o aparato
- Anexos
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- PTDC1317.JPG (34.95 KiB) Exibido 6551 vezes
duro porém voando
Sem a mínima intenção de desmerecer o experimento (até porque não entendo nada disso), algumas considerações apenas com o objetivo de estimular a discussão sobre o assunto:
1. De certo modo, o princípio do funcionamento do ramjet é relativamente o mesmo de um turbo-jato: admissão/[b:38daee8362]compressão do ar[/b:38daee8362], injeção de combustível/ignição e exaustão (aceleração dos gases pelo difusor de saída); A grande diferença é que o ramjet dispensa o conjunto turbina/compressor: a compressão do ar se dá pela desaceleração do fluxo de ar na entrada do motor;
2. Pelo que entendo, o cone no nariz do motor é o responsável pela desaceleração/compressão do ar; E isso se deve pela formação de uma onde de choque na ponta do cone; Não seria por isso que o ramjet só funciona a altas velocidades, quando o efeito da compressibilidade do ar se manifesta? (velocidade > Mach 0,5??? ou 0.6???)
3. Então, a geometria do cone/duto de entrada do motor precisa ser minuciosamente calculada para "capturar" essa onda de choque; E a onda de choque não é uma coisa fixa: no SR-71, os cones se movem para frente e para trás, conforme o ângulo da onda de choque varia com a alteração da velocidade...
Complementando: acho que a grande dificuldade é conseguir a compressão do ar. E sem isso, no máximo, o "ramjet" vai funcionar como o simulador de pós-combustão do vídeo postado acima: vai dar um efeito visual (e, talvez, sonoro?), mas provavelmente pouquíssimo empuxo.
De qualquer forma, bons experimentos e Feliz Ano Novo!!!
1. De certo modo, o princípio do funcionamento do ramjet é relativamente o mesmo de um turbo-jato: admissão/[b:38daee8362]compressão do ar[/b:38daee8362], injeção de combustível/ignição e exaustão (aceleração dos gases pelo difusor de saída); A grande diferença é que o ramjet dispensa o conjunto turbina/compressor: a compressão do ar se dá pela desaceleração do fluxo de ar na entrada do motor;
2. Pelo que entendo, o cone no nariz do motor é o responsável pela desaceleração/compressão do ar; E isso se deve pela formação de uma onde de choque na ponta do cone; Não seria por isso que o ramjet só funciona a altas velocidades, quando o efeito da compressibilidade do ar se manifesta? (velocidade > Mach 0,5??? ou 0.6???)
3. Então, a geometria do cone/duto de entrada do motor precisa ser minuciosamente calculada para "capturar" essa onda de choque; E a onda de choque não é uma coisa fixa: no SR-71, os cones se movem para frente e para trás, conforme o ângulo da onda de choque varia com a alteração da velocidade...
Complementando: acho que a grande dificuldade é conseguir a compressão do ar. E sem isso, no máximo, o "ramjet" vai funcionar como o simulador de pós-combustão do vídeo postado acima: vai dar um efeito visual (e, talvez, sonoro?), mas provavelmente pouquíssimo empuxo.
De qualquer forma, bons experimentos e Feliz Ano Novo!!!
- oswaldo pires
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Snaq, valeu e um grande ano pra você, adorei sua explanação de alto nível técnico. bem diferente do meu experimento kkk, mas concordo contigo vai estar muito além da simulação real mais vai servir de efeito pirotécnico pro ano novo rss e aqui algumas considerações sobre a ramjet de alunos em Aeronáutica
http://www.avioesemusicas.com/o-projeto-ramjet-engine-uma-replica-simplificada-de-um-motor-aeronautico-a-reacao.html
O projeto Ramjet Engine: uma réplica simplificada de um motor Aeronáutico à Reação
POR: LITO 14/06/2010 AVIAÇÃO 5 COMENTARIOS
Abrindo o espaço do Blog para Escola Técnica Estadual Paula Souza, uma das escolas homologadas que forma os futuros técnicos em Manutenção de Aeronaves que serão absorvidos pelas empresas aéreas.
O projeto de Ramjet apresentado pela ETEC Alberto Santos Dumont (escola Técnica Estadual) na última Feira Tecnológica que ocorreu em São Paulo em abril último teve como objetivo demonstrar seu funcionamento desde a admissão de ar à queima e expulsão dos gases com ênfase no fato de ser um motor muito econômico: um Ramjet não possui partes móveis.
A seguir a descrição dos alunos da ETEC sobre seu projeto:
Este motor só funciona quando a aeronave já está em voo a determinada altitude e velocidade; ou seja; é necessário um motor auxiliar para fazê-la decolar.
A admissão do ar dá-se pela absorção do vento relativo (ar de impacto) e a compressão do ar ocorre por difusão; um estreitamento geométrico longitudinalmente dentro do motor (não possui compressores). A próxima fase é a combustão, onde há o encontro do ar comprimido com o combustível (no nosso projeto usamos GLP) e por fim a exaustão, onde gera-se a propulsão da aeronave. É um motor de tecnologia militar e mesmo necessitando de auxílio para decolagem continua sendo econômico, pois pelo fato de atuar em altitudes estratosféricas encontra menos resistência do ar atingindo assim por volta de Mach 5 . Nossa maior dificuldade [no projeto] foi acertar o tamanho da admissão de ar (o volume a ser admitido) e a geometria exata para um boa compressão. Utilizamos de um motor interno para simular a admissão de ar ( já que não é motor real) que fica localizado na parte fria (azul) do motor, porém sempre destacamos que no motor Ramjet real não existe esta parte móvel. O projeto é somente para demonstração e agora para estudo dos futuros alunos de Manutenção. Aeronaves equipadas com motor Ramjet/Scramjet: SR-71 Blackbird
X-43 A
X-15 A
http://www.avioesemusicas.com/o-projeto-ramjet-engine-uma-replica-simplificada-de-um-motor-aeronautico-a-reacao.html
O projeto Ramjet Engine: uma réplica simplificada de um motor Aeronáutico à Reação
POR: LITO 14/06/2010 AVIAÇÃO 5 COMENTARIOS
Abrindo o espaço do Blog para Escola Técnica Estadual Paula Souza, uma das escolas homologadas que forma os futuros técnicos em Manutenção de Aeronaves que serão absorvidos pelas empresas aéreas.
O projeto de Ramjet apresentado pela ETEC Alberto Santos Dumont (escola Técnica Estadual) na última Feira Tecnológica que ocorreu em São Paulo em abril último teve como objetivo demonstrar seu funcionamento desde a admissão de ar à queima e expulsão dos gases com ênfase no fato de ser um motor muito econômico: um Ramjet não possui partes móveis.
A seguir a descrição dos alunos da ETEC sobre seu projeto:
Este motor só funciona quando a aeronave já está em voo a determinada altitude e velocidade; ou seja; é necessário um motor auxiliar para fazê-la decolar.
A admissão do ar dá-se pela absorção do vento relativo (ar de impacto) e a compressão do ar ocorre por difusão; um estreitamento geométrico longitudinalmente dentro do motor (não possui compressores). A próxima fase é a combustão, onde há o encontro do ar comprimido com o combustível (no nosso projeto usamos GLP) e por fim a exaustão, onde gera-se a propulsão da aeronave. É um motor de tecnologia militar e mesmo necessitando de auxílio para decolagem continua sendo econômico, pois pelo fato de atuar em altitudes estratosféricas encontra menos resistência do ar atingindo assim por volta de Mach 5 . Nossa maior dificuldade [no projeto] foi acertar o tamanho da admissão de ar (o volume a ser admitido) e a geometria exata para um boa compressão. Utilizamos de um motor interno para simular a admissão de ar ( já que não é motor real) que fica localizado na parte fria (azul) do motor, porém sempre destacamos que no motor Ramjet real não existe esta parte móvel. O projeto é somente para demonstração e agora para estudo dos futuros alunos de Manutenção. Aeronaves equipadas com motor Ramjet/Scramjet: SR-71 Blackbird
X-43 A
X-15 A
- oswaldo pires
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Aqui tem um projeto em inglês de uma ramjet subsônica incluindo formulário
http://digitalcommons.calpoly.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1118&context=aerosp
com tradução google:
Projeto e fabricação de um Ramjet Inlet
Um Projeto Sênior
apresentada a
Faculdade do Departamento Aerospace
California Polytechnic State University, San Luis Obispo
Em cumprimento parcial
Dos requisitos para obtenção do grau
Bacharel em Ciências
por
Clinton C. Humphrey
De junho de 2013Design e Fabricação de um Ramjet Inlet
Clinton Humphrey1
California Polytechnic State University, San Luis Obispo, CA, 93405
Neste relatório, o projeto e fabricação de entrada para um motor de reacção é descrito. o
entrada utiliza uma única rampa e compressão interna de três choque face única para retardar o
fluxo de ar a partir de supersónica a velocidades subsónicas, proporcionando a pressão máxima de estagnação
o combustor. O ângulo óptimo para a rampa de entrada é calculado para ser 10 ° e isto
desacelera o fluxo de ar de Mach 3,3019 Mach 0,5438. Os aumentos de pressão de estagnação
a partir de 150 psi a 4,67 ksi. O material da entrada é composta principalmente de baixa emissão de carbono leve
aço para acomodar a alta pressão da entrada.
nomenclatura
A = área da secção transversal,?
A
*
= Área da secção transversal do bocal para bloquear o fluxo,?
a = velocidade do som, ?? /?
CP = coeficiente de pressão
? = Capacidade de calor,
?? /
?
h = altura da secção transversal, em
f = relação ar combustível, taxa de fluxo de massa de combustível caudal / massa de ar
? = Número Mach,? /?
?? = Taxa de fluxo de massa,? ??? /?
?? *
= Taxa de fluxo de massa de fluxo embargada,? ??? /?
P = a pressão, psi
R = constante de gás, ?? ·
? /
? ·?
? = Entropia,
?? /
?
? = Temperatura, R
u = velocidade, ?? /?
V = velocidade, ?? /?
w = largura da seção transversal, em
? = Densidade,
? / ???
β = ângulo de onda
θ = ângulo de deflexão
? = Relação dos calores específicos
Subscripts
∞ = Freestream
o
= Condições de estagnação
1 = seção 1, a entrada
2 = seção 2, após o choque inicial
1
Graduação, California Polytechnic State University, San Luis Obispo, CA 93405
http://digitalcommons.calpoly.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1118&context=aerosp
com tradução google:
Projeto e fabricação de um Ramjet Inlet
Um Projeto Sênior
apresentada a
Faculdade do Departamento Aerospace
California Polytechnic State University, San Luis Obispo
Em cumprimento parcial
Dos requisitos para obtenção do grau
Bacharel em Ciências
por
Clinton C. Humphrey
De junho de 2013Design e Fabricação de um Ramjet Inlet
Clinton Humphrey1
California Polytechnic State University, San Luis Obispo, CA, 93405
Neste relatório, o projeto e fabricação de entrada para um motor de reacção é descrito. o
entrada utiliza uma única rampa e compressão interna de três choque face única para retardar o
fluxo de ar a partir de supersónica a velocidades subsónicas, proporcionando a pressão máxima de estagnação
o combustor. O ângulo óptimo para a rampa de entrada é calculado para ser 10 ° e isto
desacelera o fluxo de ar de Mach 3,3019 Mach 0,5438. Os aumentos de pressão de estagnação
a partir de 150 psi a 4,67 ksi. O material da entrada é composta principalmente de baixa emissão de carbono leve
aço para acomodar a alta pressão da entrada.
nomenclatura
A = área da secção transversal,?
A
*
= Área da secção transversal do bocal para bloquear o fluxo,?
a = velocidade do som, ?? /?
CP = coeficiente de pressão
? = Capacidade de calor,
?? /
?
h = altura da secção transversal, em
f = relação ar combustível, taxa de fluxo de massa de combustível caudal / massa de ar
? = Número Mach,? /?
?? = Taxa de fluxo de massa,? ??? /?
?? *
= Taxa de fluxo de massa de fluxo embargada,? ??? /?
P = a pressão, psi
R = constante de gás, ?? ·
? /
? ·?
? = Entropia,
?? /
?
? = Temperatura, R
u = velocidade, ?? /?
V = velocidade, ?? /?
w = largura da seção transversal, em
? = Densidade,
? / ???
β = ângulo de onda
θ = ângulo de deflexão
? = Relação dos calores específicos
Subscripts
∞ = Freestream
o
= Condições de estagnação
1 = seção 1, a entrada
2 = seção 2, após o choque inicial
1
Graduação, California Polytechnic State University, San Luis Obispo, CA 93405
- oswaldo pires
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Alguns helicópteros ramjet que as tinham instaladas nas pontas das asas móveis eliminando assim o rotor de cauda já que acaba com o efeito giroscópico da rotação do rotor principal
[yt]ksvswAOvDVc[/yt]
[yt]NX-911v7BHk[/yt]
helicóptero de hélices contra rotativas ou coaxial de um homem só, eliminando o rotor de cauda [yt]1oYS_5SgU_0[/yt]
e aqui um heli ramjet de fabricação caseira, o cara gasta quase uma caixa de fósforos pra ligar [yt]qar7yH5Wq1I[/yt]
[yt]ksvswAOvDVc[/yt]
[yt]NX-911v7BHk[/yt]
helicóptero de hélices contra rotativas ou coaxial de um homem só, eliminando o rotor de cauda [yt]1oYS_5SgU_0[/yt]
e aqui um heli ramjet de fabricação caseira, o cara gasta quase uma caixa de fósforos pra ligar [yt]qar7yH5Wq1I[/yt]
- oswaldo pires
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