ugo ar escreveu:não porquê seria como se eu colocasse a helice virada em um motor isso não daria muito certo pois a geometria dela foi desenvolvida para girar em um sentido, além do formato da pá ela também tem um perfil, você colocaria a asa em um modelo com o b.f. para frente e o b.a. para tráz ? eu não,por favor me corrijam se eu estiver errado más acho que não daria certo.
Foi uma sugestão para testar... mas partindo de um ponto assim tão bem elaborado, como você propôs:
Inverter a hélice não é proibido e dependendo do caso é recomendado, como no caso de um aeromodelo com motor na frente e um pusher, no segundo a hélice deve ficar invertida (na verdade o motor é que mudou de posição).
Quanto ao rendimento da EDF, bom, você deu a entender que o empuxo estava pouco, que deveria ser maior, mas porque? Como chegou a esta conclusão? Por outro lado, um kit EDF (motor, ESC, EDF e bateria) vão entregar um empuxo que normalmente estará numa tabela do fabricante/vendedor, já um EDF, outro motor, outro ESC (diferentes) vão entregar outro empuxo (podendo ser maior ou menor).
Não sei se fui claro, não estou dizendo que estou correto, porém, cada conjunto vai trabalhar dentro de seus limites e isso muda o desempenho. Pode ser que estes 2700 kg sejam o melhor que este conjunto consegue entregar independente de para qual lado a EDF gire.