Dúvida - Alimentação APM

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
buffon
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Seg Mai 04, 2015 9:17 am
Localização: Caxias do Sul

Dúvida - Alimentação APM

Mensagem por buffon »

Bom dia!

Iniciei no hobby a pouco tempo, mas já venho acompanhando o fórum a um bom tempo e até hoje, todas minhas dúvidas eram respondidas com tópicos já existentes, porém hoje venho com uma dúvida que não consegui responder com os tópicos do fórum... enfim, montei um quad recentemente, com frame F450, APM 2.6, motores 2212 de 920kv e ESC 30A simonk. Para economizar um pouco na arrancada, optei por não comprar ainda o power module da APM, estava usando o BEC de um dos ESC's (não lembro onde, mas li que deveria ligar apenas um dos BEC na APM e os restantes retirar o fio de alimentação, pois podia queimar a APM), enfim, percebi que esse ESC que estava com o BEC alimentando a APM aquecia um pouco, mas não era nada absurdo então não dei muita importância... Porém no final de semana estava voando com ele normalmente, então quando a primeira estava acabando, troquei para a segunda (estou com 4 baterias turnigy 3c 2200), quando acelerei um dos motores não girava. Achei que pudesse ser problema no motor, então troquei de lugar com outro e funcionou, então percebi que era o ESC (aquele que estava utilizando o BEC para alimentar a APM), tentei desligar o BEC, esperei uns 10 minutos até esfriar e alimentei a APM pela USB, apenas para testar o ESC, porém estava superaquecendo e o motor não girava. Retirei o termo-retrátil do ESC, o dissipador, e percebi que uns dos transistores tinha "fritado".

Agora pergunto: foi por causa do BEC que ele superaqueceu e "fritou" ou é mais provável que o ESC já estivesse danificado? Posso apenas substituir o transistor e continuar voando? Ou o ideal seria comprar um ESC novo?
Sobre a alimentação da APM, o que seria ideal? Eu pensava em usar o power module para acompanhar a carga da bateria pela telemetria, mas já vi usuários falando que o ideal não é nem esse módulo, nem o BEC do ESC, e sim um UBEC, como este: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__10312__Turnigy_5A_8_26v_SBEC_for_Lipo.html, mas assim, não consigo acompanhar a bateria, mesmo com a telemetria do rádio (JR XG6). E agora, o que eu faço?

OBS.: Tenho ciência de que não tem como ter 100% de certeza sem realizar medições, porém, como ainda sou inexperiente, creio que alguém mais experiente possa ter uma ideia do que possa ter ocorrido ou de como devo proceder, pois estou "perdido". haha
OBS2.: o BEC é de 3A e o consumo da APM é inferior a 3A segundo o site da ArduPilot, então não vejo motivos para este ter sido o problema.


Segue imagem do ESC danificado:


Atenciosamente,
Gustavo Buffon
buffon
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Seg Mai 04, 2015 9:17 am
Localização: Caxias do Sul

Re: Dúvida - Alimentação APM

Mensagem por buffon »

Agora, pesquisando mais um pouco, fiquei na dúvida se o componente é um transistor ou regulador de tensão. Porém, pelo código não encontro nada. Nele está escrito D206 (que acredito ser o encapsulamento) e GA2P3L (que acredito ser o código do componente). Enfim, a dúvida acima permanece.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Dúvida - Alimentação APM

Mensagem por ricardovasc »

O pessoal não recomenda alimentar a APM com os BECs dos ESCs e por experiência própria, compre um Power Module original, pois estes clones são bem ruins.

Se não tiver como pegar um original, teste as saídas do power module, pois há várias pessoas relatando este de menor qualidade deixando passar toda a voltagem da bateria para a placa e com isso queimando a mesma.
buffon
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Seg Mai 04, 2015 9:17 am
Localização: Caxias do Sul

Re: Dúvida - Alimentação APM

Mensagem por buffon »

ricardovasc escreveu:O pessoal não recomenda alimentar a APM com os BECs dos ESCs e por experiência própria, compre um Power Module original, pois estes clones são bem ruins.

Se não tiver como pegar um original, teste as saídas do power module, pois há várias pessoas relatando este de menor qualidade deixando passar toda a voltagem da bateria para a placa e com isso queimando a mesma.


Apesar de ser um "brinquedo", acredito que um drone seja bem perigoso, por isso não vou pecar comprando clones. Não quis gastar muito na arrancada, mas todas peças que estou usando são originais, acredito que garantem muito mais segurança. Mas qual é o perigo de usar o BEC do ESC?
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Dúvida - Alimentação APM

Mensagem por ricardovasc »

O power module foi concebido para entregar uma energia "mais limpa" a APM.

http://copter.ardupilot.com/wiki/common ... 2526_board

Eu fui na onda dos quad low cost e com duas semanas já percebi que entrei numa furada. Acabei vendendo tudo.

Posteriormente comprei uma APM com PM genérico. Ele está com 5V certinho na saída, dá leitura de voltagem correta, mas a leitura de corrente (amperagem) não tem quem regule e esta é a medida mais importante para saber o tempo de voo.
Avatar do usuário
guto_bhz
membro
Mensagens: 1832
Registrado em: Qui Nov 11, 2010 5:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Re: Dúvida - Alimentação APM

Mensagem por guto_bhz »

Eu tenho duas APMs Clones, com PM baratinho e não tive problemas ainda.
Antes de comprar o Power Module eu usava o BEC do ESC mesmo e não tive problemas.
Com relação à informação do consumo, como o Ricardo disse acima, ele não faz uma boa leitura da corrente. Eu teria que ter um bom medidor para calibrar as medidas no Mission Planner.
Alguns Power Module Xing Ling vem sem o Power (5v). rsrsrs
Em relação ao seu problema, você verificou se o motor está OK? Se está agarrando...
Pode ser que seu Quad esteja mais pesado naquele eixo, fazendo com que o motor trabalhe mais.
Abraço
Guto
Nada que nos prenda, nada que limite, nada que acorrente o nosso sonho ao chão.
buffon
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Seg Mai 04, 2015 9:17 am
Localização: Caxias do Sul

Re: Dúvida - Alimentação APM

Mensagem por buffon »

guto_bhz escreveu:Eu tenho duas APMs Clones, com PM baratinho e não tive problemas ainda.
Antes de comprar o Power Module eu usava o BEC do ESC mesmo e não tive problemas.
Com relação à informação do consumo, como o Ricardo disse acima, ele não faz uma boa leitura da corrente. Eu teria que ter um bom medidor para calibrar as medidas no Mission Planner.
Alguns Power Module Xing Ling vem sem o Power (5v). rsrsrs
Em relação ao seu problema, você verificou se o motor está OK? Se está agarrando...
Pode ser que seu Quad esteja mais pesado naquele eixo, fazendo com que o motor trabalhe mais.
Abraço


Botei o motor em outro ESC e deixei ligado um tempo com acelerador no máximo e funcionou perfeitamente, nem motor e nem ESC aqueceram ou falharam. Sobre o peso, o CG dele está bem no centro, procurei deixar ele simétrico, bateria no centro, ESC nos braços e em todos na mesma posição, etc. Gostaria de postar fotos para mostrar, mas desmontei todo ele para checar todas ligações...
Sobre o tempo de voo, tenho ciência de que não é muito preciso, mas gostaria de pelo menos ter uma ideia, para quando eu estiver com ele longe saber que preciso retornar.
Responder