Aero pau pra toda obra. Aero de balsa e dicas.

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
jwildef
membro
Mensagens: 246
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 10:56 am
Localização: Santarém - Pará

Re: Aero pau pra toda obra. Aero de balsa e dicas.

Mensagem por jwildef »

Continuando a explicação anterior ...

Além dessas ferramentas eu construi um acessório com compensado, dobradiças e um pedaço de uma vara de alumínio. Esse acessório vai permitir que eu apoie nele a peça que eu quero gastar em um angulo ajustado por mim e permitira que eu deslize a peça por ela para ser gasta pelo disco de lixa da Dremel.



Avatar do usuário
jwildef
membro
Mensagens: 246
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 10:56 am
Localização: Santarém - Pará

Re: Aero pau pra toda obra. Aero de balsa e dicas.

Mensagem por jwildef »

Veja como fica uma peça lixada ...





Aileron lixado

Avatar do usuário
jwildef
membro
Mensagens: 246
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 10:56 am
Localização: Santarém - Pará

Re: Aero pau pra toda obra. Aero de balsa e dicas.

Mensagem por jwildef »

Mas se você não tiver uma Dremel, pode fazer como eu fazia antes, é totalmente manual e feito com uma lixa, só é mais demorado mas fica um resultado bom.

Pegue uma régua a marque o centro da peça que vai lixar e marque também em baixo e em cima uma linha que vai servir de guia para a inclinação desejada. Depois é só ir lixando com cuidado com um taco reto com a lixa de formar a lixar com uma inclinação que se gaste até encostar na linha do meio e na exterior da peça.

Esse pedaço eu fiz rapidamente só pra demonstrar e veja que ficou aceitável. Fazendo com calma fica um trabalho bom.


Avatar do usuário
jwildef
membro
Mensagens: 246
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 10:56 am
Localização: Santarém - Pará

Re: Aero pau pra toda obra. Aero de balsa e dicas.

Mensagem por jwildef »

aero.tedesco escreveu:Wilde, vc poderia mostrar como vc faz para fazer a furação das dobradiças do flap? Eu já acho difícil fazer a furação na horizontal e deixá-la alinhada, quanto mais em V... :-) :-)


Grande amigo Tedesco!

Não esqueci de você, vou responder tua dúvida mais tarde quando puder tirar fotos detalhadas, mas vou logo te adiantando que quando preciso fazer esse tipo de ligação da dobradiça eu vou na planta no computador e desenho um gabarito que vai servir de guia para a broca da furadeira furar no angulo exato que eu preciso. Imprimo a peça e depois faço ela de balsa.

Até mais companheiro!
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Aero pau pra toda obra. Aero de balsa e dicas.

Mensagem por rnjorge »

Uma outra opção é colar uma vareta triangular nas superfícies móveis. Bem centrado fica muito bom.
Ricardo Jorge
Avatar do usuário
jwildef
membro
Mensagens: 246
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 10:56 am
Localização: Santarém - Pará

Re: Aero pau pra toda obra. Aero de balsa e dicas.

Mensagem por jwildef »

aero.tedesco escreveu:Wilde, vc poderia mostrar como vc faz para fazer a furação das dobradiças do flap? Eu já acho difícil fazer a furação na horizontal e deixá-la alinhada, quanto mais em V... :-) :-)


Saudações amigo Tedesco!

Desculpa pela demora na resposta da sua dúvida. Além de estar um pouco atarefado esses dias, ainda por cima demorei para encontrar novamente o gabarito que eu usei para a furação usada nesse projeto, a intenção não era guardar a peça, era pra ter sido descartada e não guardei, mas enfim conseguir achar ela novamente para mandar as fotos.

No programa de CAD no computador fiz o desenho do gabarito da peça com a inclinação que eu queria o furo e colei duas peças de balsa para formar o caminho da broca.


Colei do outro lado um apoio de balsa para que a peça fique apoiada perfeitamente na vertical.


Depois eu coloco esse tubinho de metal apoiado nas guias de balsa. Eu uso esse tubo para a broca passar por dentro. Se eu fizesse o guia só com balsa, na hora de meter a broca provavelmente ela comeria destruiria o caminho. Esse tubo é um pedaço cortado de um segmento de antena de TV velho que eu tinha aqui na oficina. Cada segmento da antena tem uma espessura diferente e você pode escolher a que for mais adequada pra broca que você vai usar.




Ai é só meter a broca e furar. Todos os furos vão sair com a mesma inclinação e com a mesma distância do bordo de fuga.

Espero que você tenha entendido e tenha te ajudado para o seus próximos projetos. Se ficar alguma dúvida é só chamar.

Um grande abraço.
Editado pela última vez por jwildef em Ter Out 20, 2015 4:35 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
jwildef
membro
Mensagens: 246
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 10:56 am
Localização: Santarém - Pará

Re: Aero pau pra toda obra. Aero de balsa e dicas.

Mensagem por jwildef »

Suporte para os servos do aileron.

Blocos colados nas nervuras para parafusar a tampa com o servo.


Tampa com o suporte para o servo.



Servo colocado no lugar

Etxe Berri
membro
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Out 05, 2015 5:43 pm
Localização: Pres. Prudente-SP

Re: Aero pau pra toda obra. Aero de balsa e dicas.

Mensagem por Etxe Berri »

Engenhosa essa tampa com suporte para servos, vou ver se consigo fazer também.
"O caminho perfeito é difícil somente para aqueles que escolhem."
aero.tedesco
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Set 02, 2015 4:40 am
Localização: Brasília

Re: Aero pau pra toda obra. Aero de balsa e dicas.

Mensagem por aero.tedesco »

Wilde, valeu pela explicação. Muito simples a sua ferramenta e, no entanto, extremamente útil. Eu evitava fazer estes furos, agora não mais.
Abração.
Bert
membro
Mensagens: 332
Registrado em: Qui Dez 24, 2009 4:37 pm
Localização: rio de janeiro - rj

Re: Aero pau pra toda obra. Aero de balsa e dicas.

Mensagem por Bert »

Muito boa e útil a ideia do gabarito com o "tubinho de antena", não só para o propósito mostrado no tópico, como para vários outros que se apresentam durante uma construção e que dependem de iniciativas como esta. O modo claro como foi mostrada a "ferramenta" permite imaginar usos do princípio em situações diversas. Gostando muito.
Geriaerotria: construir e pilotar enquanto a artrose permitir e a vista alcançar.
Responder