Como fazer chapas com tronco do pau de balsa?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
agflex
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Ter Set 08, 2015 12:45 pm
Localização: Mercedes-pr

Como fazer chapas com tronco do pau de balsa?

Mensagem por agflex »

Olá pessoal, um bom tempo já venho lendo muita coisa aqui e já comprei um kit de montar em balsa que seria para elétrico e estou reforçando ele pois eu quero mesmo é usar meu motorzinho a combustão.
Eu na realidade gosto mais de fazer tudo e não pegar tudo meio pronto, então como morro no interior do paraná tenho lugar nos sitios dos colegas para plantar o Pau de balsa.

Logo ele fica grande o suficiente para fazer novos projetinhos.
Mas eu já procurei por tudo onde foi lugar,e nunca encontrei a resposta.

Depois de grande o pau de balsa e já seco, quais são as técnicas para cortar essas chapas de 1mm, 2mm 3mm etc ?
Elas são "fatiadas" com lâminas ou serradas ?

Alguém pode me dizer isso?


Obigado
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Como fazer chapas com tronco do pau de balsa?

Mensagem por Douglas Lenz »

Serras fitas de marcenaria.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
agflex
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Ter Set 08, 2015 12:45 pm
Localização: Mercedes-pr

Re: Como fazer chapas com tronco do pau de balsa?

Mensagem por agflex »

Douglas, obrigado, mas elas conseguem cortar bem fino assim, de 1, 2 e 3mm ? elas ficam iguais ou parecidas com essas que compramos ?
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Como fazer chapas com tronco do pau de balsa?

Mensagem por Douglas Lenz »

Se ela for profissional e boa sim. Na verdade o que conta é a "tensão" da fita e contar com um bom esquadro na máquina. O problema que tu irá enfrentar caso chegue a este ponto do projeto, cortar as toras, é achar uma serra seja ela disco ou fita que seja fina o suficiente para não estragar a balsa no corte. Tenha em mente que não é qualquer serra fita de qualquer marcenaria que tu irá conseguir cortar chapas de balsa com 2 ou 3mm. Tem que ser uma serra feita para isso.

Existem, o fato é tu encontrar para usar.

Via de regra, serras de marcenarias ou de maquetarias são utilizadas em cortes mais "brutos" onde não se requer tanta precisão assim.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
agflex
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Ter Set 08, 2015 12:45 pm
Localização: Mercedes-pr

Re: Como fazer chapas com tronco do pau de balsa?

Mensagem por agflex »

Muito bem entendido e agradecido pelas dicas, isso me ajudara e como sou teimoso nem que eu faça a minha micro serra fita ehehehe so pra isso....abraço
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Como fazer chapas com tronco do pau de balsa?

Mensagem por LaercioLMB »

Um detalhe, seque a madeira antes de cortar, pois se cortar a madeira ainda verde, vai empenar tudo.
As madeiras costumam ser tratadas em autoclave para secar a uma determinada porcentagem de umidade e só então serem cortadas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
agflex
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Ter Set 08, 2015 12:45 pm
Localização: Mercedes-pr

Re: Como fazer chapas com tronco do pau de balsa?

Mensagem por agflex »

São essas dicas que fazem quem dá e quem recebe crescer, ajudo quem posso e agradeço pela ajuda de todos que estão me dando.
Nem sabia dessa autoclave, mas isso é regra? Tem que ser feito tratamento nelas?
Alguém conhece mais técnicas para isso, tratamento, corte etc...já que já apareceu coisas que eu nem sabia..... :)

E novamente agradeço a todos, eu na verdade estou muito empolgado com tudo, ja tenho algumas coisas aqui pra montar um ehehehe mas sou paciente também ;)
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Como fazer chapas com tronco do pau de balsa?

Mensagem por LaercioLMB »

Autoclave é para deixar a madeira com baixa umidade e não empenar depois de cortada.
Não sei como é aí na sua cidade, mas aqui, as madeireiras que vendem madeira quase verde, ao cortar as madeiras elas se curvam e ficam todas tortas e a medida que vão secando naturalmente, vão empenando cada vez mais, isso sem falar que a madeira ao secar, encolhe e o eucalipto é a madeira que mais encolhe ao secar.
Por isso a madeira tem que ser tratada antes de ser cortada, para que após o corte, mantenha as medidas e continue plana e reta como deveria ser.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
agflex
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Ter Set 08, 2015 12:45 pm
Localização: Mercedes-pr

Re: Como fazer chapas com tronco do pau de balsa?

Mensagem por agflex »

Hum agora entendi bem, e eles usam autoclave logo após o corte da árvore ? Vc já fez isso alguma vez, alguma coisa que poderíamos fazer de uma forma mais fácil( caseira)? pois aqui eu morro a 50 metros de uma madeireira e lá não isso não :)
Existem mais técnicas para melhorar ainda mais o resultado final?

Desculpe tantas perguntas, mas já vi que vcs sabem tudo :)
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Como fazer chapas com tronco do pau de balsa?

Mensagem por LaercioLMB »

Em casa o máximo que poderá fazer é deixar a madeira secar por algum tempo antes de tentar cortar.
Guardar em local seco sem nenhuma umidade para que a madeira realmente seque.
Veja que tem lojas que vendem madeira tratada e outras vendem madeira bruta, as que vendem madeira tratada, compram de serrarias que utilizam autoclave para secar e tratar quimicamente a madeira contra cupins e insetos que destroem a madeira a curto e a longo prazo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder