Duvida Motor e hélice avião bimotor

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
FelipeFrie1
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Seg Jun 21, 2010 11:52 am
Localização: Sinop - Mato Grosso

Duvida Motor e hélice avião bimotor

Mensagem por FelipeFrie1 »

Eai pessoal tudo jóia ?

Estou montando um avião bimotor, com 1,60mt de envergadura, acredito que o avião montado vai pesar em torno de 1,650kg, e vou usar 2 motores D2836/8 1100kv corrente máxima 18A cada, ESC 30A e uma bateria 4S 5000Mha 20C para os dois motores e ESCs, só estou com duvida em relação a hélice, na especificação do motor usando bateria 4S ele pede helice 7x3, mas não fala se é tripá ou bipá, então eu comprei a 7x3 porém Tripá e agora to com essa duvida se usando essas hélices os motores podem aumentar a corrente e aquecer ou não ter um bom rendimento, alguém pode me ajudar ?, obrigado!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Duvida Motor e hélice avião bimotor

Mensagem por LaercioLMB »

Com 1.6m de envergadura, hélice de 7 polegadas é pequena demais e perde desempenho.
Não olhe motor pelo empuxo, veja o todo dele e principalmente que tamanho terá a hélice ideal para o seu modelo.
Que modelo é o bimotor?
Vamos supor que seja um Cessna 310 que tem 10,67 m de envergadura.
Procurei por imagens frontais de um Cessna 310 para ver que tamanho aproximado são as hélices dele.
Encontrei um na internet que na foto no meu monitor, ele tem 265 mm de envergadura.
Então, 10670 : 265 = 40,26, ou seja, a foto está na escala 1:40,26
Uma hélice dele tem um diâmetro aproximado de 43 mm, o que sugere que a hélice dele deva ser de 43 x 40,26 = 1731 mm ou 68 polegadas aproximadamente.
O seu seria de 1,6 m, então 10,67 : 1,6 = 6,66 ou escala 1:6,66.
Então dividiremos as 68 polegadas da hélice por 6,66 e teremos 68 : 6,66 = 10,21, que pode ser uma hélice de 10 polegadas e não de 7 como você pretende usar.
Como nesse Cessna 310 eu precisaria de uma hélice de 10 polegadas, tenho que ver que motor com essa hélice me dará a velocidade ideal para o voo do meu aeromodelo, pois de nada adianta ter empuxo se não tiver velocidade, pois não é o empuxo do motor que faz o avião voar, é a velocidade em que o ar passa pelas asas para fazer o avião sair do chão.
Agora com esses dados, procure pelo modelo que você quer construir e veja que hélice é a ideal para ele antes de pensar em empuxo de motor e qualquer motor com qualquer hélice, pois não é bem assim que a coisa funciona.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Duvida Motor e hélice avião bimotor

Mensagem por Jacimar »

Boa noite prezado ! se não me falha a memória a hélice tripá equivale a uma bipá 1 polegada maior e com o mesmo passo, ou seja uma 8X3 se é que existe . . . as recomendações dos fabricantes normalmente são para bipá, no seu caso 7X3 bipá . . . mas te recomendo fazer testes pois comprei hélices recomendadas para um Turnigy 3548 e ele aqueceu assustadoramente com as baterias também indicadas, tive que diminuir a hélice e 2 polegadas para ficar bom, fiz simulações no Motocalc e é muito interessante, boa sorte e um abraço.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Duvida Motor e hélice avião bimotor

Mensagem por LaercioLMB »

Jacimar, essa equiparação de hélice bipá e tripá é somente para não forçar o motor além da conta, mas não funciona como igualdade de desempenho.
Por tanto, usar uma tripá uma polegada menor e com passo uma polegada menor, não vai dar o mesmo desempenho que uma hélice bipá, somente não irá forçar mais o motor do que a bipá já que estará acrescentando uma pá a mais para forçar o motor.

O que deu problema com o seu motor é que você acha que qualquer hélice irá funcionar com qualquer bateria e não é assim que funciona.
Se o motor é para baterias 2S a 4S, as hélices menores não podem funcionar bem com uma bateria 2S e as maiores irão esquentar muito o motor ou queimar com bateria 4S.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Duvida Motor e hélice avião bimotor

Mensagem por Jacimar »

LaercioLMB escreveu:Jacimar, essa equiparação de hélice bipá e tripá é somente para não forçar o motor além da conta, mas não funciona como igualdade de desempenho.
Por tanto, usar uma tripá uma polegada menor e com passo uma polegada menor, não vai dar o mesmo desempenho que uma hélice bipá, somente não irá forçar mais o motor do que a bipá já que estará acrescentando uma pá a mais para forçar o motor.

O que deu problema com o seu motor é que você acha que qualquer hélice irá funcionar com qualquer bateria e não é assim que funciona.
Se o motor é para baterias 2S a 4S, as hélices menores não podem funcionar bem com uma bateria 2S e as maiores irão esquentar muito o motor ou queimar com bateria 4S.



O que me causou estranheza foi que segui a indicação do "manual" que acompanha o motor : com 3S hélice 13X8 e com 5S 12X6, usei a 12X6 com 4S e esquentou ao extremo, reduzi para 11X6 e melhorou mas não resolveu, passei para 3S e mantive 11X6 ficando bom . . . por sorte tenho um wattímetro e sempre faço testes monitorados . . . abraço.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Duvida Motor e hélice avião bimotor

Mensagem por LaercioLMB »

Não confie em manuais xing ling, eles dizem o máximo de um motor, mas não dizem por quantos segundos ele suporta isso.
Tabelinhas de empuxo x hélice também é outra furada das grandes e por esse motivo é bom sempre ter mais hélices em casa e o seu wattímetro para fazer testes realmente verdadeiros.
Outra, primeiro veja se o conjunto motor hélice te dará a velocidade necessária para o voo do seu modelo e empuxo, pode ser a metade do peso total do modelo e sendo um bi motor, se cada motor der 1/4 de empuxo está ótimo.
Para que serve o empuxo?
Para vencer o arrasto que a fuselagem oferece contra o vento, só para isso, pois é a velocidade em que o ar passa pelas asas que faz o aeromodelo voar.
Não sei quantas vezes já repeti isso, mas o pessoal (não é o seu caso) vive dizendo que se tem empuxo, tá bom, quando na verdade estão pregando uma mentira das grandes e se iludindo com tal pensamento.
Por que não adianta super motorizar um aeromodelo?
Por que com maior potência, requer maior capacidade de bateria, maior capacidade de ESC e por aí vai.
Tudo isso somado, aumenta o peso do aeromodelo que por sua vez, aumenta a velocidade de estol, obrigando o modelo a ter um voo mais rápido do que o ideal.
Em que isso afeta?
Em mais pista para decolar, em mais pista para pousar, em maior curva de aproximação para o pouso, em velocidades maiores para curvas com ailerons e por aí vai.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder