Não acho vantajoso, o peso agregado seria maior que o benefício, imagine uns 80g a mais para quatro sistemas de passo variável em um quad que precisa ficar com menos de 800g AUW.
Como referência, o Anequim da UFMG bateu a maioria (talvez todos???) os recordes de velocidade para avião leve a hélice e usa hélice de passo fixo.
Se eu quisesse fazer um quad de corrida provavelmente atacaria outras frentes, vou só exemplificar:
1) Chassi monocoque em fibra de carbono, em vez de frame e braços separados, isto economizaria um pouco de peso;
2) Carenagem aerodinâmico, com tudo embutido;
3) Motores inclinados para a frente;
4) Braços com perfil aerodinâmico adequado.
Até os UAVs militares a hélice em sua maioria usam passo fixo devido ao peso e complexidade dos sistemas de passo variável, há um fabricante (
http://www.suasnews.com/2015/04/uav-pro ... the-grade/ ) que desenvolveu um sistema de passo automático mais leve para hélices de 28 a 37 polegadas mas mesmo estas são bem grandes para a maioria dos UAVs menores de observação.