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Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Enviado: Seg Set 02, 2019 1:24 am
por rafael_reali
Salve pessoal. Dando uma ressuscitada nesse tópico pois voltei a trabalhar no aeromodelo. Não tinha experiência nesse tipo de planta e hoje eu sei que me enganei quando pensei que era simples. É um volume de trabalho muito grande.


Hoje trabalhei no encape do montante da asa superior:


Uma dúvida agora é como fixar o conjunto profundor + leme. Não quero colar. Torna-lo removível talvez seja mais interessante.

Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Enviado: Seg Set 02, 2019 7:32 pm
por LaercioLMB
Mas vale a pena cada segundo investido

Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Enviado: Seg Set 02, 2019 9:14 pm
por rafael_reali
Com certeza! Quero ver coragem pra voar depois. Kkk.

Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Enviado: Qua Out 09, 2019 11:28 pm
por rafael_reali
Pessoal, de acordo com as últimas fotos, qual a faixa de peso que o modelo deve ter do jeito que está? Não tenho essa informação ainda.

Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Enviado: Qui Out 10, 2019 6:02 am
por LaercioLMB
Não tem uma regra de peso durante uma construção, somente peso final. Só é interessante que o peso em gramas não ultrapasse a envergadura em milímetros. No seu caso por ser um biplano,esse peso máximo pode ser 75% da soma da envergadura das duas asas.

Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Enviado: Qui Out 10, 2019 12:23 pm
por rafael_reali
Obrigado.

Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Enviado: Qui Out 10, 2019 12:35 pm
por rafael_reali
Para fazer a conta a envergadura tem que estar em dm², correto?

Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Enviado: Qui Out 10, 2019 11:02 pm
por LaercioLMB
Se for para calcular carga alar sim. Eu somente uso como referência a envergadura mesmo.
Exemplo.
Tenho um aeromodelo de 1200 mm de envergadura e o peso dele é de 1125 g e voa muito bem. Se ele tivesse ultrapassado 1200 g, o voo seria mais crítico, pois exigiria muito mais velocidade para ele decolar e o tempo de voo seria muito baixo. O peso ideal para um elétrico seria de 900 g, mas os glow sempre pesaram muito mais e nunca tiveram problemas com voos. Veja um glow com 1450 mm de envergadura que geralmente pesa pouco mais de 2500 g e voa muito bem.
O mito de um elétrico ter que ser muito leve, veio de quando os primeiros elétricos surgiram com baterias Ni Cd, motorzinho de CDrom, onde as baterias pesavam muito e o motor era fraco,o que obrigava a construção do modelo ser o mais leve possível, se não, não voava.

Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Enviado: Qui Out 10, 2019 11:12 pm
por rafael_reali
A conta que estou fazendo é a seguinte, sem precisão (por hora):
Asa medindo 228cm de envergadura x 36cm de corda = 8.208cm²

Como são duas asas tenho: 8.208cm x 2 = 16.416cm² de área de asa.
Em decímetro este número é de 1.641dm²

Até aqui o aeromodelo está pesando cerca de 5.300g

Portanto 5300/1641 = 3.229 de carga alar (não sei qual unidade de medida usar aqui).

Existe a possibilidade de aliviar ainda mais as nervuras.

Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Enviado: Sex Out 11, 2019 6:35 am
por LaercioLMB
Tá bom peso, pois é um modelo com mais de 2 metros de envergadura.

O problema está mais no material que está sendo usado. Se estiver usando balsa da Tevel, pior ainda.