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Saab Gripen 50%

Enviado: Seg Set 19, 2016 3:56 pm
por Abib
https://www.youtube.com/watch?v=8yf_QTbDeWM

Quando você constrói aquele modelo todo reforçado e esquece de colocar uma longarina no leme de um modelo com 100Kg de peso na decolagem...

Re: Saab Gripen 50%

Enviado: Seg Set 19, 2016 4:53 pm
por Jacimar
Quase chorei . . . e eu triste porque quebrei uma hélice . . .

Re: Saab Gripen 50%

Enviado: Seg Set 19, 2016 11:36 pm
por igorfragoso
Impressionante! Parece até que foi atingido por alguma coisa... que prejuízo e decepção...

Re: Saab Gripen 50%

Enviado: Ter Set 20, 2016 8:00 am
por ricardovasc
Ainda bem que aparentemente ninguém se feriu, pois um aeromodelo (aeronave) nesta escala poderia causar grandes problemas.

Uma pena o ocorrido, pois era muito bonito.

Re: Saab Gripen 50%

Enviado: Ter Set 20, 2016 8:42 am
por Abib

Re: Saab Gripen 50%

Enviado: Ter Set 20, 2016 9:52 am
por Jacimar
Bom dia prezados ! vendo e revendo esse trecho da filmagem parece que o aero foi feito com pouco reforço em tudo, quando o estabilizador vertical quebra e o aero cabra as asas também não suportam . . . sinistro . . .

Re: Saab Gripen 50%

Enviado: Ter Set 20, 2016 10:26 am
por Hidden
Jacimar escreveu:Bom dia prezados ! vendo e revendo esse trecho da filmagem parece que o aero foi feito com pouco reforço em tudo, quando o estabilizador vertical quebra e o aero cabra as asas também não suportam . . . sinistro . . .


Amigo, a física não perdoa... Massa, inércia... Os esforços crescem exponencialmente com o tamanho da aeronave...

Quando você pensa num aero parkflyer, levinho, de isopor P3 entelado com fita, na realidade ele tem uma relação de peso/resistência altíssima, pois tem pouca massa, tem resistência e flexibilidade... Por isso nossos queridos parkflyers, zaguis e afins, caem de "focinho" no chão, e a gente só puxa o isopor de volta pro lugar e tá tudo certo...

Agora no caso de massas maiores, toda aeronave terá seu limite, até mesmo aeronaves reais tem seus limites, que se não forem rigorosamente respeitados, haverá falha estrutural...

Em resumo, veja bem o tamanho do jato do vídeo em questão, quando o leme se quebra o corpo do jato gira rapidamente no eixo gerando um arrasto altíssimo na área das asas, com toda a massa concentrada na fuselagem querendo continuar sua trajetória... Acredite, nenhum reforço a mais suportaria aquela situação... Afinal, se reforçar demais, não voa... rsrs

Abraços.

Re: Saab Gripen 50%

Enviado: Ter Set 20, 2016 10:33 am
por Hidden
O que este caso deixa claro também, é que chega um ponto que divide um aeromodelo de uma aeronave real (bem, um aeromodelo é uma aeronave, mas acho que deu para entender... rsrs) pois em determinado ponto, o construtor já vai ter que ser engenheiro aeronáutico mesmo...

Só estou tecendo um comentário, não conheço a história de construção deste aero, obviamente um projeto deste porte tem muito investimento e embasamento, mas fica óbvio que houve um erro no projeto, ou ao menos na interpretação do mesmo... afinal, quem disse ao piloto que este jato poderia voar em faca, por exemplo??

Jatos reais possuem sistemas eletrônicos que limitam os ângulos de ataque em diversas situações, caso contrário também se desintegrariam no ar...

Re: Saab Gripen 50%

Enviado: Ter Set 20, 2016 1:04 pm
por John-Henrique
Ali ele se quebrou todo justamente pelo que foi dito pelo @ HIDDEN, independente dos reforços em alta velocidade toda a resistência do ar foi para a parte de baixo da fuselagem e asas, foi praticamente o mesmo que soltar o aero do céu contra o solo. Imagine você mergulhando (avião voando) numa piscina do tranpolin, agora imagine você pulando do trampolin e caindo na água deitado (esse avião na posição em que se partiu), é o mesmo principio.

Re: Saab Gripen 50%

Enviado: Ter Set 20, 2016 10:23 pm
por _fgp_
O fato dele ter entrado em um "tuneau" antes, não teria que ter ocorrido o mesmo?
Afinal, ele entra em uma situação similar a um voo de faca, ficando por alguns segundos em faca, antes de entrar no "tuneau".