Ugly Stick

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Ugly Stick

Mensagem por John-Henrique »

Para mim, analisando apenas a foto acima:

1 - Asa
Parece que você não colocou reforços (longarina) na asa

2 - Fuselagem
Achei a fuselagem meio longa

3 - "montante" da asa
Aparentemente você usou uma vareta para prender o elástico da asa, não consegui perceber exatamente que material é, mas parece não ser de bambu, normalmente usa-se palito de churrasco, mas aquele de bambu, exceto aquele roliço porque é mais frágil.

Ainda no montante da asa, é interessante colocar um reforço nas paredes onde o palito vai atravessado, porque ali será um ponto de stress e o isopor pode quebrar com o tempo.
leo0oh
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Jan 17, 2014 9:27 am
Localização: tubarao/sc

Re: Ugly Stick

Mensagem por leo0oh »

Então John-Henrique

Na asa coloquei vareta de fibra de carbono na parte de cima e de baixo, longarina significa isso ?

Como sou inciante não sei te dizer se a fuselagem é longa, mais ela tem 85cm, para 110cm de envergadura.

Referente a vareta eu coloquei ali só por colocar mas ela é de churrasco sim e aparenta ser de bambu, foi a
que veio no kit, a parte onde vai atravessado é até reforçado, vou postar fotos para vc dar uma olhada.

e Referente a entelagem alguma dica ?
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Ugly Stick

Mensagem por John-Henrique »

leo0oh escreveu:Na asa coloquei vareta de fibra de carbono na parte de cima e de baixo, longarina significa isso ?

Ta com grana hein!? Usando vareta de fibra de carbono que é mais cara que a fibra de vidro hehehe. Sim, essa vareta de reforço na asa se chama longarina.

leo0oh escreveu:Como sou inciante não sei te dizer se é longa, mais ela tem 85cm, para 110cm de envergadura.

Está na medida sim, mas na foto pareceu ser longa.

leo0oh escreveu:Referente a vareta eu coloquei ali só por colocar mas ela é de churrasco sim e aparenta ser de bambu, foi a
que veio no kit, a parte onde vai atravessado é até reforçado, vou postar fotos para vc dar uma olhada.

Ah é um kit? Bem que notei o corte da asa perfeitinho, normalmente quando iniciamos fica bem mal cortado. Mas se você comprou o kit e ninguém estava reclamando da vareta, então, devemos acredita que ela aguenta.

leo0oh escreveu:Referente a entelagem alguma dica ?

Se este é teu primeiro aeromodelo... particularmente, recomendava você nem se apegar tanto a entelagem, passe fita larga nele pra dar uma resistência e vá treinar. Provavelmente ele estará impossibilitado de voar após a 4 queda :D

Antes de se arriscar a tentar um vôo, você precisa saber de algumas coisas como Centro de Gravidade (CG), é bom também treinar um pouquinho no simulador para computador (usando teu rádio), só pra ter uma noção de como é controlar, mas SEMPRE evitando cair, você não terá a facilidade de ter vários aeromodelos para cair novamente na vida real.

Outras dicas
1 - Se teu rádio possui funções como exponencial e endpoint, configure estas funções, elas vão permitir que você faça movimentos mais suaves com o aeromodelo.

2 - Tenha em mente manter o aeromodelo sempre a sua frente, evite posiciona-lo lateralmente ou trazê-lo de frente para você, quando você está andando, dirigindo um carro, andando de bicicleta você sempre irá fazer comandos para a direita para virar a direita porque você está em 1° pessoa, mas no caso de um aeromodelo isso muda, você estará em 3° então, caso você voe em sua direção o aeromodelo virá invertido, quando você der comando para a direita ele irá virar para a sua esquerda (a direita dele) e isso vai causar uma queda.

3 - Escolha um local aberto para voar, quando digo aberto estou falando de um pasto enorme, praia (sem publico) ou até um campo de futebol (na minha cidade tem e posso usar). Praças, bairros e parques não são locais para este tipo de pratica e você corre o risco de atingir um carro, pessoa ou perder teu aeromodelo em alguma casa.

4 - Evite voar longe e muito alto, mantenha sempre a uns 40 metros de altura e no máximo 50 de distância. Com o passar do tempo você conseguirá controlar mais longe.
leo0oh
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Jan 17, 2014 9:27 am
Localização: tubarao/sc

Re: Ugly Stick

Mensagem por leo0oh »

Valeu pelas dicas,

É vareta de fibra de vidro mesmo, hahaha... me confundi.

Por mais besta que pareça ainda não tenho o rádio, mas vou comprar este mês.

Como vou ter tempo queria entelar corretamente, a lenha é tão certa assim ? kkkkk'
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Ugly Stick

Mensagem por John-Henrique »

leo0oh escreveu:Como vou ter tempo queria entelar corretamente, a lenha é tão certa assim ? kkkkk'

Não sou físico, cientista (ainda), vidente nem nada parecido, mas vamos levar em consideração os seguintes fatos em relação a 1° vez que fazemos algo.

1 - Quando você estava aprendendo a andar de bicicleta, correu tudo bem?

2 - Quando você estava aprendendo a ficar de pé, correu tudo bem?

3 - Quando você foi conversar com aquela garota 'delicinha' que foi sua primeira paixão, chegou lá e puxou conversa tudo certinho?

4 - A primeira coisa que você cozinhou sozinho, ficou perfeito?

5 - Quando você foi voar o teu primeiro aeromodelo, decolou e pousou certinho? (responda depois de tentar) :lol:

O que estou tentando 'provar' é bem simples, entre tantos fatos que já vivemos individualmente errar é sem duvida o mais comum, fora isso, são várias as hipóteses e variáveis que podem interferir no bom resultado de uma determinada atividade, seja você um cara que consegue correr 10 km por dia todos os dias e num determinado dia correr 10 metros e pisar numa taxinha ou você que 'voa' a anos e do hoje quando foi pousar fez algo de errado e deixou o aeromodelo bater a hélice no chão.

As chances de algo dar errado são maiores do que de dar certo sempre, principalmente se for algo que não dominamos ainda. No teu caso, você vai descobrir na pratica que mesmo eu te dizendo que você deve mover o stick o minimo possivel, na prática você não terá muito controle sobre o stick e tentando corrigir uma tendencia (de descer ou virar) você acabará movendo o stick ao máximo, prejudicando ainda mais o voo. :roll:
leo0oh
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Jan 17, 2014 9:27 am
Localização: tubarao/sc

Re: Ugly Stick

Mensagem por leo0oh »

John-Henrique escreveu:
leo0oh escreveu:Como vou ter tempo queria entelar corretamente, a lenha é tão certa assim ? kkkkk'

Não sou físico, cientista (ainda), vidente nem nada parecido, mas vamos levar em consideração os seguintes fatos em relação a 1° vez que fazemos algo.

1 - Quando você estava aprendendo a andar de bicicleta, correu tudo bem?

2 - Quando você estava aprendendo a ficar de pé, correu tudo bem?

3 - Quando você foi conversar com aquela garota 'delicinha' que foi sua primeira paixão, chegou lá e puxou conversa tudo certinho?

4 - A primeira coisa que você cozinhou sozinho, ficou perfeito?

5 - Quando você foi voar o teu primeiro aeromodelo, decolou e pousou certinho? (responda depois de tentar) :lol:

O que estou tentando 'provar' é bem simples, entre tantos fatos que já vivemos individualmente errar é sem duvida o mais comum, fora isso, são várias as hipóteses e variáveis que podem interferir no bom resultado de uma determinada atividade, seja você um cara que consegue correr 10 km por dia todos os dias e num determinado dia correr 10 metros e pisar numa taxinha ou você que 'voa' a anos e do hoje quando foi pousar fez algo de errado e deixou o aeromodelo bater a hélice no chão.

As chances de algo dar errado são maiores do que de dar certo sempre, principalmente se for algo que não dominamos ainda. No teu caso, você vai descobrir na pratica que mesmo eu te dizendo que você deve mover o stick o minimo possivel, na prática você não terá muito controle sobre o stick e tentando corrigir uma tendencia (de descer ou virar) você acabará movendo o stick ao máximo, prejudicando ainda mais o voo. :roll:


belo texto, acho que não tinha como ter sido melhor, hahaha.

Só me resta seguir as dicas e ser cuidadoso ao máximo, é o q vou tentar fazer
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ugly Stick

Mensagem por LaercioLMB »

Não é o comprimento da fuselagem que parece ser longo e sim a corda da asa que é pouca.
O ideal de envergadura é entre 5x a 7x a corda da asa.
Se a envergadura é de 110 cm, a corda deve ficar entre 110 : 7 = 15,71 cm e 110 : 5 = 22 cm.
Essa corda na foto não parece ter nem 15 cm, mas o ideal para um modelo treinador nessa envergadura seria 22 cm de corda e não menos que isso.
Em que isso afeta?
Na carga alar do modelo e consequentemente na velocidade de estol.
Se ele tem pouca corda, a carga alar fica muto reduzida e com isso a velocidade de estol sobe muito fazendo o aeromodelo deixar de ser um treinador para iniciantes.
Quem faz kit's de aeromodelos tem que saber muito bem disso tudo se não, só terá problemas.
Vai voar?
Sim, vai, mas irá exigir mais motor e melhor habilidade de quem está pilotando já que a velocidade de voo não será ideal para quem está iniciando.
Eu usei o rccalc para ter uma ideia de diferença de velocidade entre uma corda de 15 cm e uma de 22 cm e logo de cara quando coloquei a envergadura de 110 cm e corda de 15 cm, ao solicitar o tipo de voo "treinador" o rccalc já me colocou em vermelho o aviso "Muito rápido para treinador" e isso que coloquei o peso máximo de 450 g e a mensagem só sumiu quando coloquei 22 cm de corda e peso máximo de 420 g.


O que significa tudo isso?
Que para esse modelo ser um treinador, não pode usar o CF2822 e nem baterias maiores que 3S 1000 mA se não, o peso vai passar facilmente de 450 g.


Outro detalhe desse modelo, momento de nariz muito curto.
A distância do bordo de ataque da asa até a hélice tem que ser no mínimo a mesma medida da corda e como a corda já está curta, o momento de nariz idem.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Ugly Stick

Mensagem por Jacimar »

leo0oh escreveu:Valeu pelas dicas,

É vareta de fibra de vidro mesmo, hahaha... me confundi.

Por mais besta que pareça ainda não tenho o rádio, mas vou comprar este mês.

Como vou ter tempo queria entelar corretamente, a lenha é tão certa assim ? kkkkk'



Boa noite prezados ! Leo0oh, um grande erro que todos iniciantes cometem, eu inclusive, é o excesso de comando ! tanto na linkagem como no rádio durante o voo, enquanto estiver aprendendo monte sua linkagem usando um furo mais próximo do eixo do servo e no horn da superfície de controle ( aileron, profundor e leme ) um mais próximo da ponta . . .
No rádio, use exponencial como o John Henrique sugeriu, eu usava 100%, e não esqueça que os comandos são de pequena amplitude e não "prenda" o stick, é comando, volta, comando volta . . .
Abraço !
leo0oh
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Jan 17, 2014 9:27 am
Localização: tubarao/sc

Re: Ugly Stick

Mensagem por leo0oh »

Então pessoal, achei o vinil aqui na minha cidade, amanhã vou passar na loja para pegar,
R$ 14,90 o mt

Começei um teste em um isopor com jornal e cascorez diluida em agua (60/40), está na secagem, vou pintar
e posto como ficou.

Referente a rádios, não estou podendo gastar muito agora, tem algum em especifico que vocês indicariam.

Estava vendo o turnigy 9x usadinho na faixa de R$ 250,00
ou Spektrum dx5e - Usado na faixa de R$ 250,00 também,

Tem mais algum modelo que daria para indicar ?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ugly Stick

Mensagem por LaercioLMB »

Entre o 9X e o dx5e, nem de longe quero um dx5e, eu ficaria com o 9x por pior que ele seja.
Os dx5 tiveram muitos problemas de queda de tensão repentina e perderem o sinal, chave liga/desliga quebrando, botão dos trims quebrando.
Os 9x com uma boa revisada e atualização de firmware, fica muito bom.
Mas não compre um 9X na confiança de estar 100% bom, cheque bem antes e se puder, mande para um bom técnico revisar todo o rádio antes, coisa que eu faço até quando compro um Futaba usado, pois meus rádios todos que comprei, foram usados e não me arrependo de nenhum deles.
Tenho 3 rádios Futaba atualmente.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder