Ugly Stick

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
leo0oh
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Jan 17, 2014 9:27 am
Localização: tubarao/sc

Re: Ugly Stick

Mensagem por leo0oh »

Acho q esclareceu bastante... Referente a entelagem ela tem q ser feita antes ?
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Ugly Stick

Mensagem por Jacimar »

É feita depois de montado, mas nunca fiz pois prefiro comprar ARF ou pintar . . . se for pintar use tinta Acrilex ou similar para artesanato, aquelas da tampinha rosa . . . tem um esquema que é interessante que é a entelagem com papel, vou ver se acho o tópico . . .


Aqui : https://www.rcgroups.com/forums/showthr ... st20084604
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ugly Stick

Mensagem por LaercioLMB »

Jacimar escreveu:Bom dia Laércio ! a sua analogia com a tábua foi muito esclarecedora e faz sentido, os próximos aeros serão montados de forma mais convencional, a princípio me inspirei nos motoplanadores de FPV em que o pessoal espalha os componentes pelo aero para evitar interferência, no caso deles normalmente o voo é bem trivial e não deve fazer tanta diferença . . . prezado, muito obrigado pela atenção e um ótimo feriado.



Agora procuro sempre fazer uma comparação mesmo que grotesca, pois já teve gente aqui que só faltou me insultar sobre o que falei em outras ocasiões.
Imagine uma gangorra nessa ocasião, em que a fuselagem é a gangorra e o CG o ponto de apoio dessa gangorra.
Agora fica mais fácil ainda de compreender a situação em que se muda o ponto de apoio da gangorra, se tem que mudar as cargas para continuar havendo equilíbrio e se espalhamos essa carga, os movimentos da gangorra serão mais lentos, o que não significa que em um aeromodelo isso o torne mais dócil, pelo contrário, pode deixar ele lento de respostas de comando em algumas manobras isso sim.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Ugly Stick

Mensagem por Jacimar »

LaercioLMB escreveu:
Jacimar escreveu:Bom dia Laércio ! a sua analogia com a tábua foi muito esclarecedora e faz sentido, os próximos aeros serão montados de forma mais convencional, a princípio me inspirei nos motoplanadores de FPV em que o pessoal espalha os componentes pelo aero para evitar interferência, no caso deles normalmente o voo é bem trivial e não deve fazer tanta diferença . . . prezado, muito obrigado pela atenção e um ótimo feriado.



Agora procuro sempre fazer uma comparação mesmo que grotesca, pois já teve gente aqui que só faltou me insultar sobre o que falei em outras ocasiões.
Imagine uma gangorra nessa ocasião, em que a fuselagem é a gangorra e o CG o ponto de apoio dessa gangorra.
Agora fica mais fácil ainda de compreender a situação em que se muda o ponto de apoio da gangorra, se tem que mudar as cargas para continuar havendo equilíbrio e se espalhamos essa carga, os movimentos da gangorra serão mais lentos, o que não significa que em um aeromodelo isso o torne mais dócil, pelo contrário, pode deixar ele lento de respostas de comando em algumas manobras isso sim.



Já presenciei você explicando algo, assim como o Marco Antônio além de outros, e o pessoal criticando e desmerecendo a explicação que era baseada em teoria e prática, muitos preferem tumultuar . . .
Na minha montagem, comparando com uma convencional eu observei principalmente a necessidade de pouco comando de profundor para cabrar, mais comando para picar e muito mais comando para sair de uma cabrada, provavelmente devido à cauda pesada, apesar do CG estar correto . . . apesar disso voa bem e fiquei com a área sob a asa disponível para montar alguma traquitana . . . forte abraço !
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ugly Stick

Mensagem por LaercioLMB »

Valeu Jacimar.
Grande abraço.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Ugly Stick

Mensagem por John-Henrique »

Na hora de fixar os comandos (leme, aileron, profundor...) se for usar fita SEMPRE use fita dos 2 lados da estrutura, porque só de um lado te trará problemas em momentos de alta velocidade ou vento forte, veja:

Digamos que você esteja voando em linha reta a uns, sei lá, 20 km/h, ai você resolve subir mais alto para fazer um mergulho e alcançar mais velocidade e entrar num loop, pra fazer o loop você precisa usar o profundor do inicio ao final da manobra.

Cenário 1 - Fita colada dos 2 lado da estrutura

Não importa a quantidade de força exercida na parte superior quanto na inferior, ambos os lados continuam fixos e você finaliza a manobra.

Cenário 2 - Fita colada só de 1 lado da estrutura (neste exemplo fita colada na parte superior)

Quando você der comando para entrar no loop, você irá manter o profundor para cima e funciona bem, a fita suportará a força exercida e realizará seu papel (fixar as estruturas) perfeitamente :D , mas antes do loop você precisou fazer um mergulho pra ganhar velocidade e nesta ação você deu comando para o profundor ficar para baixo e isso faz a força do vento (ou o arrasto) ir contra a fita, arrancando ela, é como se você puxasse a fita tentando removê-la, você faz isso puxando para cima. Em algumas manobras assim a fita já estará frouxa ou totalmente solta, deixando a estrutura de comando péssima. :cry:
leo0oh
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Jan 17, 2014 9:27 am
Localização: tubarao/sc

Re: Ugly Stick

Mensagem por leo0oh »

Bom dia, Pessoal

Referente a entelagem com o papel, achei bem interessante, só que como meu inglês não é muito
afiado, ficaram algumas dúvidas, talvez eu faça testes em um isopor para ver como fica.

Ontem consegui fazer a Asa, deixei um Diedro de 5cm, mas confesso que olhando ela num todo,
ficou um diedro bem suave.

Fiz o leme e profundor com o corte ângulo de 45°, fiquei na dúvida se está virando bem, Segue fotos.



Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Ugly Stick

Mensagem por John-Henrique »

Você não vai precisar de toda esta amplitude de movimento para poder realizar movimentos, uma simples mudança de na superfície de comando já causa mudança na direção. Quanto mais amplitude no movimento maior será a perda de velocidade, o movimento da superfície de comando por si só, já é uma forma de frenagem.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ugly Stick

Mensagem por LaercioLMB »

John-Henrique escreveu:Você não vai precisar de toda esta amplitude de movimento para poder realizar movimentos, uma simples mudança de na superfície de comando já causa mudança na direção. Quanto mais amplitude no movimento maior será a perda de velocidade, o movimento da superfície de comando por si só, já é uma forma de frenagem.


De fato.
A inclinação desses comandos dificilmente passa de 20° para cada lado, na maioria das vezes fica em torno de 15° para cada lado, não mais que isso.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
leo0oh
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Jan 17, 2014 9:27 am
Localização: tubarao/sc

Re: Ugly Stick

Mensagem por leo0oh »

Quase pronto,

Agora falta entelagem e terminar os ailerons, e depois instalar a eletrônica.

Referente a entelagem pensei em comprar a tinta acrilex, e depois passar fita dures transparente para
reforçar, ou contact

Aqui na minha cidade está difícil encontrar vinil ou fita adesivas coloridas

Tudo parece certo ?

Responder