Página 1 de 1

Review do VTX VANTAC VT241T 5.8GHz

Enviado: Qui Fev 09, 2017 8:04 am
por ricardovasc
O pessoal da Horus RC disponibilizou para testes algumas unidades do transmissor de vídeo para FPV VANTAC VT241T 5.8GHz com 40 canais (incluindo a race band) com chaveamento entre as potências OFF, 25mW, 200mW e 600mW e eu fui uma da pessoas escolhidas para receber o VTX, então decidi escrever aqui minhas primeiras impressões e relatar sobre os testes como retribuição.

Vou primeiro apresentar o produto: https://goo.gl/XwAaYG

Dimensões: 28.8 x 23.5 x 8.2mm (sem contar com o conector da antena, contando com ele dá 36 x 23,5 x 8.2mm)
Pesio: 12,5g (o fabricante diz 12g, porém na minha balança pesou 0,5g a mais)
Potência ajustável entre: OFF / 25mW / 200mW / 600mW
Número de canais: 40CH 5658~5945MHz incluindo a race band
Voltagem de funcionamento: 7V a 28V
Corrente de operação: 200mA em 12V no modo 200mW
Tem botões para ajuste de banda/frequência e para ajustar a potência de saída
Há LEDs para indicar a banda, a frequencia e a potência
O microfone embutido pode ser desligado
Voltagem de saída: 4.9V a 5.1V (para câmera)
Saíada de áudio: Stereo
Formato de vídeo: Reconhece automaticamente NTSC ou PAL
Conector da antena: SMA



A mudança de banda e frequência deste VTX acontece através de uma tecnologia que eles chamaram de Ceanswitch. Tal tecnologia não afeta os demais canais durante a troca.
Ao ligar a grande maioria dos VTXs do mercado, o transmissor varre todas as frequências que o mesmo trabalha e com isso acaba gerando interferência no vídeo de algum outro piloto que esteja próximo e isso definitivamente não é legal. Com o sistema Cleanswitch este problema não vai existir, pois ele liga o VTX sem que o módulo (o que o fabricante chama de OFF) de transmissão seja acionado e assim é possível trocar banda e/ou canais e só então ligar o módulo de transmissão.
A mudança de canal ainda pode ser feita através do Rádio Controle por meio de um canal que deve ser conectado no VTX e assim se pode trocar os canais remotamente (ainda não testei este recurso).

Há três opções de frete: China Post (grátis, porém demora bastante), Stantdard e Express. Neste ponto peço atenção a quem tiver interesse, pois os dois últimos modo de frete são realizados através de transportadora internacional e com isso todas as taxas serão cobradas (inclusive ICMS).

Com o produto em mãos eu já pude tirar algumas conclusões, mas com o tempo de testes vou poder dizer algo mais.
Logo de cara pode-se notar que a qualidade é muito boa, pelo estilo da embalagem e pelo contato que fiz o produto para ser uma linha de transmissores de vídeo da FrSky, mas não posso afirmar (talvez seja uma nova marca do grupo).

A usabilidade é muito boa e simples, com uma rápida lida no manual (em inglês) que acompanha o produto você já estará apto utilizar todas as funções dele tranquilamente.

PROS:

O seu tamanho pequeno faz dele ideal para frames menores e/ou com pouco espaço;
O peso de apenas 12,5g (VTX, antena original e cabos) também é um ponto positivo já que se pensarmos em aeromodelismo e principalmente drone racing, cada grama conta na hora de escolher o setup;
A qualidade da construção é muito boa, não se ver componentes desalinhados ou com má aparência.

CONS:
Os fios do VTX são finos e requerem um certo cuidado ao manusear, apesar de virem trançados. Acredito que a escolhido desta espessura visou ajudar a reduzir o peso;;
A antena que vem de fábrica não é de polarização circular e sendo assim o range não terá a melhor performance;
A saída de força para a câmera é de 5V e a maioria das câmeras para FPV opera com pelo menos 7v. Acredito que eles escolheram esta voltagem focando no público que irá montar mini quadricópteros.


Em breve trarei mais informações sobre o VTX.

Link do produto: https://goo.gl/XwAaYG