Gabriel Velloso escreveu:Momento de nariz é a distância entre o bordo de ataque e a hélice?
Se for tem 0,76x a corda, no caso 16cm com 21cm de corda. Posso colar um "extensor" para alongar o nariz do avião.
E momento de cauda?
O momento de cauda é justamente a medida que você estava confundindo antes rsrsrs. Lembra na imagem anterior que falei sobre Corda (do Cessna) de 18cm x 1,7 = 30,6, que foi arredondado pra 31cm? Esse é o momento de cauda. Resumindo:
"Momento de cauda do aeromodelo é entre 1,5 a 1,7 X a corda da asa que é medido do bordo de fuga da asa até o bordo de ataque do estabilizador."
Abaixo vou colocar a citação (resumida) de outro post do Laércio, abordando inclusive a questão das medidas de estabilizadores, profundor, leme e etc. Prefiro copiar o que ele disse, pois como ainda não sou familiarizado com os termos e com os calculos corro o risco de digitar alguma besteira rsrsrs (topico original aqui: http://e-voo.com/viewtopic.php?t=177919)
LaercioLMB escreveu:- A medida do momento de nariz é a mesma medida da corda da asa, ou seja, se a corda da asa tem 20 cm, o momento de nariz do aeromodelo tem que ter 20 cm também. Essa medida é feita medindo do bordo de ataque da asa até a hélice do modelo.
- Momento de cauda do aeromodelo é entre 1,5 a 1,7 X a corda da asa que é medido do bordo de fuga da asa até o bordo de ataque do estabilizador.
Se a corda da asa é de 20 cm, a medida do momento de cauda deverá ficar entre 20 X 1,5 = 30 cm e 20 X 1,7 = 34 cm.
- O comprimento total da fuselagem deve ser de 75% da envergadura do modelo.
A envergadura é entre 5 a 7 vezes a corda da asa, sendo 5X a mais indicada para um modelo treinador, pois irá dar a asa maior capacidade de sustentação em relação ao tamanho do aeromodelo.
Exemplo.
Corda de 20 cm, a envergadura ideal para o treinador é de 20 X 5 = 100 cm e a fuselagem em 75% da envergadura é de 100 X 0,75 = 75 cm.
Momento de nariz 20 cm, mais a corda de 20 cm são 40 cm, mais o momento de cauda de 30 cm, são 70 cm, ficou então somente 5 cm de estabilizador, pouco mesmo.
Então temos que diminuir a corda da asa e manter a envergadura.
100 : 6 = 16,6 cm, vamos arredondar para 17 cm.
17 cm de momento de nariz, mais 17 cm de corda teremos 34 cm, mais 1,5 X a corda teremos 17 X 1,5 = 25,5, arredondamos para 26 cm que somados aos 34, teremos 60 cm, o que nos sobraria 15 cm até o final da fuselagem, contando com o profundor junto, o que nos dá uma boa área de estabilizador e profundor, restando apenas calcular qual a área que o estabilizador terá que ter para fazer o trabalho na qual foi destinado.
O estabilizador tem que ter em torno de 22% da área da asa, contando com o profundor junto e dando uma corda de 10 cm no estabilizador e 5 cm no profundor, nos resta agora procurar a envergadura do estabilizador para chegar a 22% da área da asa.